Snøhetta projeta Teatro Nacional para o povo indígena Sámi na Noruega

O Teatro Nacional Sámi Beaivváš e a Escola Secundária e de Criação de Renas Sámi são duas das mais importantes instituições culturais do Sápmi, uma região no norte da Noruega, Suécia e Finlândia tradicionalmente habitada pelo povo Sámi. Para fortalecer a posição das duas instituições, foi iniciado em junho de 2021 um projeto para criar um equipamento cultural e educacional compartilhado. A proposta de projeto de Snøhetta, em colaboração com a Econor, 70°N arkitektur, e o artista Joar Nango, foi escolhida após um concurso. O edifício, também conhecido como Čoarvemátta, está atualmente em construção e deve ser concluído até 2024.

O edifício Čoarvemátta está localizado na periferia do centro de Kautokeino, na Noruega, um município considerado o centro da cultura Sámi. A área também abriga o Colégio Universitário Sámi, o Instituto Nórdico Sámi, e o Parlamento Sámi da Noruega. Os indígenas Sámi são pessoas de língua fino-úgrica que habitam a área que eles chamam de Sápmi. A população total é estimada em 80.000 pessoas, e eles são considerados descendentes dos povos nômades que habitavam o norte da Escandinávia há milhares de anos.

Snøhetta projeta Teatro Nacional para o povo indígena Sámi na Noruega - Imagem 3 de 3
Cortesia de Snøhetta

As novas instalações são dedicadas à criação de renas, uma prática importante no estilo de vida dos Sámi, mas também à cultura, arte, narração de histórias e duodji, ou ao artesanato tradicional Sámi. Todas as funções estão reunidas sob o mesmo teto para criar sinergias entre os usuários, o teatro e a escola, ao mesmo tempo, em que se fomenta uma relação entre a arquitetura e a paisagem. O projeto do edifício se inspira na arquitetura Sámi com referências ao artesanato tradicional, aos materiais e à harmonia com a natureza.

As linhas curvas e a materialidade escolhida ajudam a integrar perfeitamente o edifício à paisagem circundante. Um pátio central cria um ponto de encontro intuitivo para todos os usuários, configurando um espaço para atividades como duodji, culinária ou peças teatrais. Linhas curvas e vigas de madeira expostas contribuem para a atmosfera convidativa, enquanto uma claraboia inspirada na arquitetura tradicional do lavvu traz a luz natural. Do vestíbulo, o edifício se estende em três direções, criando uma identidade visual para as diversas funções que abriga, ao mesmo tempo, em que as conecta à paisagem.

Snøhetta projeta Teatro Nacional para o povo indígena Sámi na Noruega - Imagem 2 de 3
Cortesia de Snøhetta

Os espaços ao ar livre também são cuidadosamente considerados. A forma do edifício permite a criação de uma variedade de ambientes sob medida para as necessidades da instituição. No lado sudoeste, o edifício se abre para uma convidativa entrada principal e pátio. Zonas de reunião circulares são projetadas em torno da edificação para criar uma transição suave para o terreno. Espaços para atividades também são visíveis e acessíveis para os visitantes que entram no edifício.

Recentemente, o escritório de arquitetura norueguês Snøhetta também revelou o projeto de um novo edifício para o Museu Norueguês-Americano e Escola de Arte Popular em Decorah, Iowa, nos Estados Unidos. Eles também completaram "The Lantern", um centro marítimo na costa de Esbjerg, Dinamarca. A estrutura de madeira é concebida como um espaço de encontro para clubes náuticos e outros visitantes do porto, proporcionando à cidade costeira um centro social marítimo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Snøhetta projeta Teatro Nacional para o povo indígena Sámi na Noruega" [Snøhetta, Together with Artist Joar Nango, Designs a National Theater for the Indigenous Sámi People in Norway] 15 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996456/snohetta-projeta-teatro-nacional-para-o-povo-indigena-sami-na-noruega> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.