Restauro dos silos projetados por Alvar Aalto é aprovado pela prefeitura de Oulu, na Finlândia

A prefeitura de Oulu, na Finlândia, aprovou o projeto de restauração AALTOSIILO proposto pelo escritório Skene Catling de la Peña. A estrutura de concreto será restaurada e transformada em um espaço de performance multimídia, exposição e bar. O silo de 525 m² era usado para armazenar cavaco de madeira e agora se tornará um elemento de conexão com o contexto onde se insere. Perto de seu centésimo aniversário, o icônico projeto ampliará, assim, sua vida útil, inserindo-se novamente nas dinâmicas da cidade.

Restauro dos silos projetados por Alvar Aalto é aprovado pela prefeitura de Oulu, na Finlândia - Imagem 2 de 8Restauro dos silos projetados por Alvar Aalto é aprovado pela prefeitura de Oulu, na Finlândia - Imagem 3 de 8Restauro dos silos projetados por Alvar Aalto é aprovado pela prefeitura de Oulu, na Finlândia - Imagem 4 de 8Restauro dos silos projetados por Alvar Aalto é aprovado pela prefeitura de Oulu, na Finlândia - Imagem 5 de 8Restauro dos silos projetados por Alvar Aalto é aprovado pela prefeitura de Oulu, na Finlândia - Mais Imagens+ 3

Com enfoque ambiental, Skene Catling de la Peña imaginou um edifício em estreita relação com seu entorno. Além da restauração da estrutura existente, discussões com o departamento de planejamento de Oulu também estabeleceram propostas gerais para um novo Laboratório de Pesquisa de 1.150 m². O objetivo do laboratório é se tornar uma ferramenta para a construção sustentável, acessível a profissionais da arquitetura.

Restauro dos silos projetados por Alvar Aalto é aprovado pela prefeitura de Oulu, na Finlândia - Imagem 4 de 8
Cortesia de Skene Catling de la Peña

Já que Oulu é a Cidade Europeia da Cultura 2026, AaltoSiilo e o Laboratório de Pesquisa visam estar abertos até o mesmo ano. O único prédio projetado por Aalto acessível ao público no Norte da Finlândia, o projeto AaltoSiilo demonstra a importância e a viabilidade de reutilizar estruturas de concreto existentes do patrimônio industrial. Ele apresenta uma abordagem de desconstrução e diretrizes estruturais para o uso de restos locais de concreto conhecidos como "spolia". No espírito da iniciativa, o departamento de planejamento de Oulu identificou os prédios fonte que contribuem para esse tipo de resíduo de concreto.

O uso de "spolia" de concreto na construção cria uma estética única semelhante à Muuratsalo de Aalto, também conhecida como "Casa Experimental". Essa abordagem combina métodos inovadores de reciclagem com design. Skene Catling de la Peña e Factum, em colaboração com as Universidades de Oulu, Helsinque e Oslo, também têm explorado as possibilidades de concreto que sequestra carbono. A restauração de AaltoSiilo desenvolve uma linguagem que mostra as etapas do prédio, desde a concepção até a deterioração, até o processo de reparo. Além disso, a renovação do interior do Silo envolve a reutilização de todas as plataformas e estruturas de madeira e as portas e janelas originais.

Restauro dos silos projetados por Alvar Aalto é aprovado pela prefeitura de Oulu, na Finlândia - Imagem 7 de 8
Olhando para o poço do transportador de 28m de altura do AaltoSiilo, a nova rota para os visitantes do edifício. Cortesia da imagem de Skene Catling de la Peña

O AaltoSiilo estabelecerá um ambiente dinâmico e envolvente que atrai pessoas e promove interações sociais. A inclusão de uma sauna pública, café, "Tar Bar" no telhado e anfiteatro ao ar livre garante a disponibilidade de espaços para encontros sociais, mantendo a viabilidade econômica. O próprio prédio, junto com suas exposições e eventos, servirá como fonte de orgulho, identidade e emprego, preservando efetivamente a memória cultural e estabelecendo uma nova identidade positiva na cidade. Além disso, a comunidade local será incentivada a trocar conhecimentos, e a tecnologia facilitará o desenvolvimento de uma nova geração de artesãos digitais. O Laboratório de Pesquisa fornecerá habilidades digitais avançadas, baseando-se no modelo bem-sucedido da Factum no Vale dos Reis, Luxor, Egito, onde o prédio de barro de Hassan Fathy foi restaurado e reutilizado como centro de digitalização em 3D, arquivamento e treinamento.

Restauro dos silos projetados por Alvar Aalto é aprovado pela prefeitura de Oulu, na Finlândia - Imagem 2 de 8
Trajeto histórico percorrido pelas toras que chegam por água, através de seu descortiçamento, lascamento, armazenamento e decomposição em celulose na planta de enxofre da fábrica de celulose de Toppila. Imagem Cortesia de Skene Catling de la Peña
Restauro dos silos projetados por Alvar Aalto é aprovado pela prefeitura de Oulu, na Finlândia - Imagem 3 de 8
Cortesia de Skene Catling de la Peña

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Restauro dos silos projetados por Alvar Aalto é aprovado pela prefeitura de Oulu, na Finlândia" [Oulu City Council Grants Permission for Aalto’s Silos Restoration Project in Finland ] 06 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003055/restauro-dos-silos-projetados-por-alvar-aalto-e-aprovado-pela-prefeitura-de-oulu-na-finlandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.