Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios

O ano de 2021 foi turbulento – a pandemia causada pelo novo coronavírus persiste, obrigando as indústrias de design e construção a continuar se adaptando por dois anos seguidos. À medida que os métodos de trabalho remoto e comunicação continuam a ser ajustados e aprimorados, uma infinidade de eventos virtuais fez com que o discurso arquitetônico fora dos paradigmas ocidentais e eurocêntricos pudesse ocupar um espaço central na discussão da arquitetura global.

Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 2 de 14Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 3 de 14Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 4 de 14Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 5 de 14Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Mais Imagens+ 9

A cobertura dos novos territórios no ArchDaily em 2021 tem mostrado uma tendência de assuntos de arquitetura que se afastam do mundo ocidental, como também, discussões sobre o urbanismo em que se baseiam as cidades do Sul Global e reflexões sobre casos controversos do ambiente construído em que vivemos hoje.

Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 14 de 14
District Six - Cape Town, South Africa. Imagem © Johnny Miller

Casos

O continente africano é lar de interpretações extremamente variadas do Modernismo na arquitetura. O Modernismo na região da África Ocidental - países como Nigéria, Gana, Senegal e Costa do Marfim, foi relativamente bem documentado, ao contrário do leste africano, onde os arquitetos que defenderam o Modernismo na região ainda são figuras desconhecidas. Em Moçambique, Pancho Guedes desenhou o que pode ser considerado como pós-modernista, esculpindo os marcos do centro de Maputo. Longe dali, na Tanzânia, os arquitetos Anthony Almeida e Beda Amuli tiveram sua própria interpretação dos ideais modernistas, reaproveitando-os para o contexto tanzaniano.

Dois exemplos que ilustram esses casos:

Pancho Guedes, esculpindo uma nova África

Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 9 de 14
via Architecture of Doom

O grande legado modernista na Tanzânia

Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 7 de 14
© Benedikt Redmann

A arquitetura vernacular

A existência dos efeitos causados pelas mudanças climáticas tem causado um questionamento sobre as formas como se faz arquitetura. Em tempos que edifícios quase idênticos podem estar em cidades de lugares completamente diferentes do mundo, surge um interesse em reavaliar o lugar da arquitetura vernacular nas cidades contemporâneas. As torres de vento como elemento arquitetônico de refrigeração existem há milhares de anos, porém podem ter um papel crucial em edifícios novos construídos em climas adversos. No entanto, cabe ressaltar que o uso de materiais locais e elementos arquitetônicos vernaculares não faz, necessariamente, um projeto ser verdadeiramente sustentável.

Dois artigos sobre esse assunto:

O que é uma torre de vento?

Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 13 de 14
© Shervin Abdolhamidi / BBC

Modos de saber: a sustentabilidade holística da arquitetura vernacular africana

Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 11 de 14
© Ralf Steinberger via Flickr, uso Creative Commons Attribution 2.0 Licença genérica

Urbanismo

As cidades do continente africano são ecossistemas complexos. As pós-coloniais estão lutando para preservar seu patrimônio cultural das paisagens urbanas, algo muito difícil devido às perdas históricas da arquitetura pré-colonial. Ao mesmo tempo, elementos do urbanismo colonial ainda desempenham um papel fundamental no modo como muitas das cidades africanas funcionam hoje.

Dois textos que exploram o urbanismo no continente africano:

Os desafios do urbanismo na África: como preservar o patrimônio cultural na era das megacidades?

Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 12 de 14
Cortesia de Common Edge

Vestígios urbanos do passado colonial: Dar es Salaam e Nairobi

Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 8 de 14
© Johnny Miller

Interdisciplinaridade

Longe de ser simplesmente uma categorização geográfica, o termo “novos territórios” também abrange as conexões interdisciplinares que podem trazer informações para a pesquisa e prática da arquitetura. O campo emergente da Neurociência Ambiental, por exemplo, tem potencial para ser um papel significativo no planejamento urbano no futuro. Em uma manifestação mais criativa, relacionada à arquitetura, o cinema continua a ser a mídia que analisa e critica as qualidades espaciais das cidades.

Três artigos que aprofundam esses assuntos:

Neurociência ambiental: um campo emergente para cidades mais equitativas

Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 10 de 14
© Hao Chen

"Nomadland" questiona a noção de casa através da jornada de uma nômade moderna

Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 2 de 14
Cortesia de Searchlight Pictures

Narrativas espaciais de Ousmane Sembène (inglês)

Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios - Imagem 6 de 14
Cortesia de Janus Films

Este artigo é parte do tópico do Mês do ArchDaily: Resumo do Ano. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maganga, Matthew. "Além do hegemônico: arquitetura e urbanismo em outros territórios" [Uncovered Ground: Architectural Elements, Urbanism and Cities ] 27 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974567/alem-do-hegemonico-arquitetura-e-urbanismo-de-outros-territorios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.