BIG projeta a primeira cidade da Toyota no Japão

BIG projeta a primeira cidade da Toyota no Japão

O BIG acaba de divulgar seu mais recente projeto, a Toyota Woven City, primeiro empreendimento imobiliário da empresa no Japão. Localizado aos pés do monte Fuji, o projeto, desenvolvido em colaboração com a Toyota Motor Corporation, é a primeira incubadora urbana do mundo voltada para o desenvolvimento de estratégias de mobilidade.

BIG projeta a primeira cidade da Toyota no Japão - Mais Imagens+ 15

Cortesia de BIG - Bjarke Ingels Group
Cortesia de BIG - Bjarke Ingels Group

Situada em uma antiga fábrica na cidade de Susono, a Toyota Woven City foi concebida como "um laboratório vivo para testar e melhorar a mobilidade, autonomia, conectividade, infraestrutura movida a hidrogênio e colaboração na indústria". Visando um futuro em que a sociedade será neutra em carbono, a intervenção propõe uma cidade conectada, apresentando um novo equilíbrio entre veículos, formas alternativas de mobilidade, pessoas e natureza.

Cortesia de BIG - Bjarke Ingels Group
Cortesia de BIG - Bjarke Ingels Group

Usando energia solar, geotérmica e de hidrogênio, a cidade, que começará a ser construída em 2021, cria uma "rede flexível de ruas dedicadas a diferentes modais de transporte para conexões mais seguras e fáceis aos pedestres". Com efeito, o sistema tradicional de ruas é rompido, dividindo o espaço público em 3 entidades: uma rua principal para veículos autônomos mais rápidos, o passeio recreativo ocupado por outros modais de transporte e, finalmente, o parque linear, que conecta pessoas e natureza. Este esquema é organizado em grupos de 3x3 quadras urbanas, que conformam uma espécie de vazio central, ou pátio, acessado por um passeio ou pelo parque linear. 

Cortesia de BIG - Bjarke Ingels Group
Cortesia de BIG - Bjarke Ingels Group

A infraestrutura da cidade se localiza no subsolo, fora do alcance da vista. Inclui equipamentos para geração de energia a partir de hidrogênio, filtragem de águas pluviais e uma rede de entrega de mercadorias. 

Cortesia de BIG - Bjarke Ingels Group

As residências da cidade testarão novas tecnologias, como a robótica doméstica, para ajudar nas tarefas diária. Essas casas inteligentes aproveitam a conectividade total proporcionada pela inteligência artificial para executar funções como entregas automáticas de supermercado e coleta de roupas ou de lixo, ao passo que desfrutam de vistas espetaculares do Monte Fuji. -- BIG

Cortesia de BIG - Bjarke Ingels Group

TOYOTA WOVEN CITY

  • Programa: Urbanismo
  • Status: Em andamento
  • Área: 708.200 m2
  • Tipo de projeto: Comissão
  • Cliente: Toyota Motor Corporation + Kaleidoscope Creative
  • Colaboradores: Squint Opera (Animação), Mobilidade em Cadeia (Consultores de Transporte), Atelier Ten (Sustentabilidade)

Cortesia de BIG - Bjarke Ingels Group

EQUIPE DE PROJETO

  • Responsáveis: Bjarke Ingels, Leon Rost
  • Gerente de projeto: Yu Inamoto
  • Líder de projeto: Giulia Frittoli
  • Equipe: Agla Egilsdottir, Álvaro Velosa, Brian Zhang, John Hein, Joseph Baisch, Mai Lee, Margherita Gistri, Nicolas Lapierre, Peter Sepassi, Raven Xu, Samantha Okolita, Shane Dalke, Thomas McMurtrie, Yi Lun Yang, Nasiq Kahn e Jeffrey Shumaker

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "BIG projeta a primeira cidade da Toyota no Japão" [BIG Designs Toyota Woven City, the World’s First Urban Incubator] 14 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931627/big-projeta-a-primeira-cidade-da-toyota-no-japao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.