11 filmes imperdíveis do "Cinema e Arquitetura": utopia e cidades do futuro

Há vários anos o cinema tem se perguntado como serão nossas cidades no futuro e, na maioria dos casos, o panorama não é muito otimista. As projeções do que estamos fazendo hoje não parecem entregar um melhor pronóstico; a natureza tem sido devastada e a tecnologia ultrapassou o homem, as cidades aparecem desordenadas e caóticas... o ser humano está em segundo plano e foi minimizado frente a grandes arranha-céus e vias elevadas.

Até que ponto as cidades reais e as fictícias se aproximarão? Está nas nossas mãos a possibilidade de mudar o rumo?

Cinema e Arquitetura: "Filhos da Esperança"

+ Filhos da Esperança
Londres em 2027

"O filme nos mostra uma cidade super povoada, funcionando como uma urbe murada separada militarmente do exterior. Seus espaços públicos estão cheios de grafiti, repletos de mensagens de desespero, de pedidos que não podem ser escutados... porque ninguém mais se importa com o que dizem os outros".

Cinema e Arquitetura: "Gattaca"

+ Gattaca
Ano 2000, visto de 1997

"Gattaca mostra um futuro eclético, atemporal, repleto de elementos do passado e futuro que, em combinação, resultam lógicos e permitem que o filme não envelheça em sua estética com o passar dos anos. É um futuro tão válido nos dias de hoje, como se tivesse ficado congelado num sonho que nunca pôde chegar a ser, mas que persiste em nossa memória".

Cinema e Arquitetura: "Equilibrium"

+ Equilibrium
Ano 2072, depois de uma suposta Terceira Guerra Mundial

"O filme nos leva a um mundo pós-guerra, por causas que desconhecemos, sobreviveu a uma terceira guerra mundial e se vê em meio a necessidade dramática de prevenir a todo o custo um novo conflito. E como meio drástico de controlar a população,  se cria um governo totalitário que por meio de uma droga, inibe os sentimentos das pessoas, tornando-as verdadeiras máquinas."

Cinema e Arquitetura: "Robocop (1987)"

+ Robocop
Detroit em 2015, vista de 1987

"A história nos leva a futuro próximo - ainda vigente - na cidade de Detroit, a qual sofre grande depressão econômica, onde os serviços públicos caíram nas mãos da toda poderosa corporação OCP, que comanda a cidade. A criminalidade se tornou incontrolável na cidade e com grande poderio de armas de fogo supera a polícia, que sem recursos, se torna torna alvo fácil, frente ao desejo da OCP de liberar o caminho para sua grande utopia: Cidade Delta".

Cinema e Arquitetura: "Minority Report"

+ Minority Report
Washington em 2054

"Entramos na cidade de Washington D.C, onde graças ao desenvolvimento da tecnologia e a manipulação genética, o departamento de justiça conseguiu prever o futuro através de uma visão premonitória nos sonhos de três jovens que são mantidos em completo êxtase graças à poderosas drogas. Tal sacrifício, mais tarde averiguaremos, é de forma obrigatória e esconde um passado tortuoso, cheio de abusos e autoritarismo". 

Cinema e Arquitetura: "Distrito 9"

+ Distrito 9
Joanesburgo em um ucrônico 2010

"Aqui os vilões não são os extraterrestres e sim nós mesmo, e ainda que o conflito seja novamente por um território, é visível que a tecnologia futurista e a própria presença extraterrestre não sejam mais que uma desculpa para apresentar um retrato da sociedade atual; uma metáfora sobre a situação dos nossos próprios conflitos em relação à população imigrante".

Cinema e Arquitetura: "Eu, Robô"

+ Eu, Robô
Chicago em 2035

"Dentro da Chicago do futuro encontramos uma cidade automática, refletida sobretudo nos meios de transporte urbanos. Gigantescas auto-estradas atravessam a cidade acima do nível do solo em segundos e terceiros níveis, misturando-se com linhas de trem bala que oferecem ao homem um método eficiente e rápido de transporte. Todas elas parecem limpas e seguras, e os problemas de engarrafamento são uma recordação de um século pré-histórico".  

Cinema e Arquitetura: "Blade Runner"

+ Blade Runner
Ano 2019, visto de 1982

A imagem de Blade Runner nasce da ideia de representar o conceito de Megalópolis, cidade descomunal cuja extensão parece infinita, que não termina no horizonte. Cidade decadente, composta por um grande conglomerado de arranha-céus que nascem de subúrbios superpovoados e de chaminés industriais, as quais cospem fogo, como se fosse o próprio inferno.

Cinema e Arquitetura: "Tron: O legado"

+ Tron: O legado
Cidade utópica do futuro

"Este exagero da geometria, apesar da reminiscência com a obra original, procura transmitir o papel ditatorial da própria realidade virtual. É um mundo mecanizado, automatizado onde não há lugar para imperfeição. É um mundo de luzes frias e artificiais que a todo o momento dão uma sensação de solidão e abandono".

Cinema e Arquitetura: "O Quinto Elemento"

+ O Quinto Elemento
Nova Iorque em 2263

"Nova York se converteu na capital do mundo, que superpovoada conquistou todos os cantos do planeta, excedendo sua capacidade horizontal para expandir-se, restando a verticalidade como a única forma de crescimento".

Cinema e Arquitetura: "A Ilha"

+ A Ilha
Ano 2019, visto de 2005

"Em, A Ilhaa arquitetura se torna cúmplice do aprisionamento,  institucionalizando a disciplina e a obediência. O uso do concreto nos remete a todo o momento à estética de um bunker, enquanto que o uso abundante do branco cria um ambiente asséptico, quase clínico onde foram erradicadas as possíveis variantes que podem provocar um estímulo na população".

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "11 filmes imperdíveis do "Cinema e Arquitetura": utopia e cidades do futuro " 09 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760091/11-filmes-imperdiveis-do-cinema-e-arquitetura-utopia-e-cidades-do-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.