Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade

Arquitetura - uma vez que saiu de suas origens cavernosas - começou inicialmente de forma nômade. Por muito tempo, a sombra das árvores e tendas móveis feitas de pele de animais foram utilizadas no lugar de moradias permanentes, atendendo a estilos de vida nômades e necessidades básicas de sobrevivência. Essas estruturas portáteis foram principalmente sustentadas por armações de madeira e foram usadas por diversas civilizações antigas, incluindo os beduínos na Península Arábica e as tribos nativas americanas na América do Norte. A chegada do tecido, cerca de 40.000 anos atrás, tornou as moradias ainda mais leves e fáceis de transportar, um benefício para as culturas nômades ao redor do mundo.

Embora as tendas tenham permanecido populares desde então, em contextos recreativos e como um elemento fundamental da forma arquitetônica, a arquitetura contemporânea redescobriu o princípio do drapeado de tecido e conduziu o seu desenvolvimento - não apenas para estruturas temporárias, mas também para edifícios e instalações permanentes. Materiais avançados e duráveis transformaram o tecido em uma alternativa de fachada e cobertura que tem despertado um setor altamente especializado dentro da indústria da construção e criado algumas das fachadas mais intrigantes ao redor do mundo.

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 2 de 17Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 3 de 17Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 4 de 17Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 5 de 17Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Mais Imagens+ 12

De estruturas de tecido tensionadas a sistemas pneumáticos, películas de ETFE, tecidos fotovoltaicos e sistemas modulares, arquitetos e engenheiros têm uma ampla gama de técnicas à disposição e suas vantagens tornam os materiais uma escolha cada vez mais popular para exteriores de edifícios. A construção baseada em tecido não apenas oferece apelo estético, mas também proporciona soluções de construção leves, flexíveis, energeticamente eficientes, duráveis ​​e sustentáveis. Com uma ênfase crescente em práticas economicamente conscientes e inovadoras, seu uso nos envoltórios ganhou popularidade significativa desde que apareceu pela primeira vez no cenário global da indústria no Pavilhão Alemão de Frei Otto e Rolf Gutbrod na Feira Mundial de 1967 em Montreal.


Artigo Relacionado

Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos

No geral, o tecido é significativamente mais leve do que materiais de construção tradicionais como concreto, aço ou tijolo, resultando em uma redução do peso total da estrutura, o que economiza custos em termos de requisitos de fundação e transporte. A facilidade com que pode ser manipulado em formas e desenhos complexos permite designs inovadores e únicos que podem animar tanto projetos recém-construídos quanto renovar exteriores antigos com intervenções arquitetônicas selecionadas.

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 17 de 17
Pavilhão Alemão, Expo '67 / Frei Otto e Rolf Gutbrod. Imagem © Frei Otto

Os tecidos também podem ser frequentemente reciclados ou reaproveitados e requerem menos recursos ao longo de sua vida útil. A incorporação de ventilação passiva e membranas que permitem a passagem de luz reduzem ainda mais o consumo de energia, fornecendo regulamentação automática por meio da criação de um atraso térmico e estabilizando a temperatura interna em climas quentes e secos. Nos meses mais quentes, a ventilação natural através da "pele" do edifício pode ajudar a remover o excesso de umidade no ar, resultando em uma redução na carga dos sistemas de resfriamento.

Estruturas de tecido tensionadas, por exemplo, são uma técnica de construção que utiliza membranas de tecido tensionadas entre elementos de suporte para criar fachadas e coberturas dinâmicas e visualmente impressionantes. Essa técnica emprega tecidos de alta resistência, como fibra de vidro revestida de PTFE ou poliéster revestido de PVC, conhecidos por sua durabilidade, resistência às intempéries e translucidez. O tecido é tensionado sobre uma estrutura, criando uma superfície elegante, leve e muitas vezes colorida.

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 16 de 17
Crematório Zorgvlied / GROUP A. Imagem © Digidaan

A película de etileno tetrafluoretileno (ETFE) é outro material leve e transparente que revolucionou a indústria da construção. Esse tecido translúcido é conhecido por sua alta resistência, estabilidade UV e propriedades de autolimpeza. A película ETFE pode ser aplicada em várias camadas para criar estruturas semelhantes a almofadas, proporcionando excelente isolamento térmico enquanto permite a passagem de luz natural. Sistemas de tecido modular, por outro lado, utilizam painéis de tecido pré-fabricados que podem ser facilmente montados e desmontados para criar estruturas versáteis e adaptáveis. Esses sistemas fornecem flexibilidade no design, permitindo que arquitetos e construtores criem exteriores personalizados que atendam aos requisitos específicos do projeto e sejam adequados para estruturas temporárias, como pavilhões de exposições ou espaços para eventos, devido à sua portabilidade e facilidade de instalação.

Abaixo, vamos conferir 11 projetos de nosso banco de dados que utilizam tecido para proteger suas fachadas ou interiores, gerar formas inesperadas e fornecer maior durabilidade às suas estruturas.

Textile Academy NRW / slapa oberholz pszczulny | sop architekten

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 4 de 17
© Thomas Mayer

Bar do Futebol Clube Pinheiros / Bacco Arquitetos Associados

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 5 de 17
© Ana Mello

Showroom Merkez Ankara / Yazgan Design Architecture

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 6 de 17
© Yazgan Design Architecture

Casa Juniper/ Murman Arkitekter

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 8 de 17
© Åke E-son Lindman

Edifício Bragado / BBC Arquitectos

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 3 de 17
© Manuel Ciar

Terminal Pesqueiro Lonja De Pescado / Estudio Acta

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 12 de 17
© Fernando Alda

Cobertura Praça da Republica / Coletivo Cais

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 9 de 17
© Francisco Nogueira

Crematório Zorgvlied / GROUP A

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 2 de 17
© Digidaan

Terminal Marítimo East 34th St / Kennedy & Violich Architecture

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 10 de 17
© John Horner

Centro de Visitantes da Reserva Natural Wasit / X Architects

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 11 de 17
© Nelson Garrido

United Nations Porte Cochere / FTL Design Engineering Studio

Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade - Imagem 13 de 17
© Woodruff/Brown Architectural Photography

Conheça mais exteriores de tecido nesta pasta My ArchDaily criada pelo autor.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: A pele do edifício. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Brodka, Claire. "Expandindo os limites: 11 projetos que utilizam tecido para proteção, forma e durabilidade" [Pushing Boundaries: 11 Exteriors That Use Fabric For Protection, Shape, and Longevity] 13 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003518/expandindo-os-limites-11-projetos-que-utilizam-tecido-para-protecao-forma-e-durabilidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.