1. ArchDaily
  2. Mesa-redonda

Mesa-redonda: O mais recente de arquitetura e notícia

CAU/BR promove exposição e debates sobre Eduardo Souto de Moura no Rio de Janeiro

Será inaugurada no dia 22 de março, no Paço Imperial do Rio de Janeiro, a exposição Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras, um recorte da mostra realizada em 2019 na Casa da Arquitectura em Matosinhos, Porto, (Portugal) dedicada ao arquiteto Eduardo Souto de Moura. Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2011 e Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2018, Souto de Moura é um dos mais importantes arquitetos portugueses da atualidade.

Varanda: Concursos e a experiência do dinamismo

O projeto da Escola Itinerante tem seu conceito, basicamente, ligado ao movimento, ao dinamismo. É organizado por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo de Maringá/PR que, devido às carências da metodologia educacional em que estamos inseridos, decidiu se mobilizar, encarando o debate como uma ferramenta de reflexão e mudança no status quo.

Ser Urbano 2017

O Ser Urbano é um evento anual do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio. É organizado por alunas e alunos e, por isso, reflete suas inquietações no campo da arquitetura e urbanismo, buscando estimular o pensamento crítico e criativo no ambiente acadêmico. A semana, que reúne mesas redondas, debates e exibições de filmes, chega a sua 8ª edição este ano.

IAB-RJ promove mesa-redonda para discutir a regularização fundiária no Brasil

O Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) promove, na terça-feira, 21 de fevereiro, mesa-redonda sobre a Medida Provisória 759/16, que trata, entre outros temas, da regularização fundiária rural e urbana e instituiu mecanismos para aprimorar a eficiência dos procedimentos de alienação de imóveis da União. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá na sede do IAB-RJ, no Flamengo, a partir das 19h.

Jornada do Patrimônio - Mesa: O Theatro Municipal e as origens de uma São Paulo Moderna

"O Theatro Municipal e as origens de uma São Paulo Moderna: traçando uma perspectiva entre memória e legado" é uma mesa que discute o papel do Theatro Municipal enquanto bem cultural, desde o seu projeto e inauguração (em 1911) até os dias de hoje, colocando-o como um dos monumentos símbolo do progresso urbano. Com mediação de Nádia Somekh, o evento tem como convidados os professores Ana Castro e Paulo César Garcez Marins, e acontece no sábado, às 16h30. Inscrições pelo email: tmeducativo@theatromunicipal.org.br.

Lançamento linha Harmonia e exposição “Baraúna recebe as Luminárias de André Vainer”

Como parte das comemorações de seus 30 anos em 2016, a Baraúna receberá no dia 17 de maio uma exposição retrospectiva sobre as luminárias desenhadas e produzidas pelo arquiteto André Vainer. Na mesma data lançaremos nossa linha de aparadores Harmonia, desenhados por Claudio Corrêa.

Studio-X Rio promove discussão sobre a importância do espaço público para as crianças

Como o espaço público do Rio de Janeiro está preparado para as crianças? Como elas se apropriam do espaço público? Qual a importância do espaço das ruas na sua formação? O que é um espaço urbano adequado para as crianças? Que agenda devemos construir para uma cidade mais adequada aos pequenos?

O Studio-X Rio promove, no dia 8 de agosto, uma mesa redonda que parte das brincadeiras de rua para discutir o atual espaço da criança na cidade. Com a participação de Laura Taves, Luiz Antônio Simas, Ernesto Neto e Norte Comum, a atividade será seguida de uma oficina de fabricação de pipas no Centro Hélio Oiticica.

Mesa redonda e exibição do documentário homenageiam Vilanova Artigas

Em homenagem ao centenário de um dos arquitetos mais influentes do Brasil, Vilanova Artigas, o Itaú Cultural promove, no dia 23 de julho, a mesa redonda “Memória: Vilanova Artigas”, com Marcos Acayaba, Celso Pôla Pazzanese e mediação de José Armênio Brito Cuz. O evento também marca o lançamento do livro “Vilanova Artigas”, de autoria de Rosa e Marco Artigas.

Já no dia 30 deste mês, acontece a exibição do filme “Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz”, seguida de uma conversa com os realizadores, na Praça das Artes, no centro de São Paulo. O filme, dirigido por Laura Artigas e Pedro Gorski, foi produzido por ocasião do centenário do arquiteto e mostra a trajetória de Artigas costurada pelas lembranças de familiares, amigos, alunos, por imagens do seu arquivo pessoal e por relatos inéditos do arquiteto.

Mesa redonda “Móvel moderno no Brasil”, no MCB

A exposição Móvel Moderno no Brasil: seleção do acervo do MCB oferece ao público uma breve narrativa visual e informativa dos assuntos tratados na reedição ampliada do livro Móvel Moderno no Brasil, de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos. Com curadoria da autora da publicação, e da professora da FAU-USP Tatiana Sakurai, a mostra reúne um grupo de móveis selecionado a partir do acervo do MCB . Apresentadas pelos mesmos títulos dos capítulos do livro e acompanhadas de breves textos de apoio, as peças pontuam os momentos, personagens e questões que foram fundamentais ao processo de modernização e caracterização do que hoje é conhecido e valorizado como o “móvel moderno brasileiro”.

Na data de abertura da exposição, 5 de março a partir das 19h, haverá mesa redonda com a presença de designers convidados: Carlos Motta, Fernando Jaeger e Zanini de Zanine. O evento terá introdução de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos e apresentação dos designers sobre capítulos do livro como “Entre função e transformação” e “A nova geração”, com uma reflexão sobre os caminhos do design contemporâneo, amparada pelos pressupostos apontados na exposição.

Escola da Cidade promove VI Jornada de Iniciação Científica

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove a VI Jornada de Iniciação Científica, que acontece no dia 09 de outubro, das 14h às 18h30.

O evento, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa da Instituição, é promovido anualmente desde 2009 e foi concebido como oportunidade de difusão e debate de pesquisas que se realizam no âmbito do Programa de Iniciação Científica e Projetos Experimentais. Em sua sexta edição, a Jornada se lança a novos horizontes, ao se abrir para apresentação de pesquisas de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo (e áreas afins) realizadas em outras universidades, faculdades e escolas.

IV Seminário Arquitetura em Foco: Patrimônio Cultural – Desafios e Perspectivas, em Recife

A Faculdade Damas realiza nos dias 17 e 18 de setembro o "IV Seminário Arquitetura em Foco: Patrimônio Cultural – Desafios e Perspectivas", cujo objetivo é conscientizar os participantes sobre o cenário atual do patrimônio cultural nacional.

No Brasil, a temática trouxe para o debate contemporâneo a necessidade de se refletir sobre os desafios e perspectivas das políticas de preservação e sua interface com os processos de patrimonialização de bens e práticas culturais.

O seminário se propõe a apresentar experiências que contribuam para se pensar ações permanentes, a fim de sensibilizar e conscientizar os profissionais e estudantes sobre o seu papel em relação ao patrimônio cultural.

IAB-RJ promove o Fórum AC 21, que discutirá o papel do arquiteto no canteiro de obra

O Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e a Feira Construir 2014, organizada pela FAGGA | GL Events Exhibitions, promoverão, no dia 15 de setembro, às 18h30min, na sede do IAB-RJ, a primeira mesa-redonda do “Fórum AC 21 – Arquitetura e Cidade no século XXI”. O evento visa resgatar o protagonismo do arquiteto no canteiro de obras e integra a programação da Feira Construir, cuja curadoria é feita pelo Instituto de Arquitetos.

Para a primeira atividade do Fórum AC 21, foram convidados os arquitetos Edison Musa, Ernani Freire e Sérgio Conde Caldas. Referências em suas áreas de atuação, os três profissionais discutirão a inserção do arquiteto na construção das cidades. Edson Musa é especialista na construção de edifícios corporativos e residenciais; Ernani Freire se destaca em projetos de restauração arquitetônica; e Sérgio Conde Caldas conta com larga experiência em técnicas de projeto e gerenciamento de equipes.

Conferência de encerramento da XII BEAU na Galeria Boavista

Amanhã, 24 de abril, a Galeria Boavista promove a conferência de encerramento da XII BEAU - Bienal Espanhola de Arquitetura e Urbanismo. O evento conta com a participação dos arquitetos premiados Toni Gironès + María Langarita e Victor Navarro, além de uma mesa redonda com Fuensanta Nieto e João Luís Carrilho da Graça.

A exposição itinerante XII BEAU tem como lema Inflexão/Turning Point. A mostra faz referência às contradições de uma atividade que produziu, nas últimas duas décadas, obras de altíssima qualidade arquitetônica e, atualmente, se encontra num difícil processo de transformação e adaptação face às novas necessidades econômicas e culturais. A exposição inclui vídeos dos 15 projetos vencedores, que registam a vida que neles se desenvolve — Live Architecure.

XX CBA - Mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana” destaca contribuições tecnológicas para o urbanismo

Os arquitetos e urbanistas devem estar atentos aos avanços que a tecnologia pode oferecer aos arranjos urbanos. Pensando nisso, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA) traz a mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana”, onde três especialistas vão apontar instrumentos capazes de melhorar a fluidez e controle dos fluxos urbanos.

A mesa acontece no dia 25 de abril, a partir das 16h45, na sala 7 do Centro de Eventos do Ceará. Para participar do Congresso, as inscrições com descontos especiais para estudantes, sócios do IAB e grupos organizados, vão até o dia 11 de abril.

Evento "Prouvé, Tati e Candilis - Revisitando a França modernista", em Recife

O DOCOMOMO - uma organização internacional não-governamental sem fins lucrativos com os objetivos da documentação e a preservação do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins - organiza um evento que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de março e marcará a posse da sua nova equipe de coordenação no Brasil. A partir de 2014, o DOCOMOMO Brasil terá a sua sede no Recife, na Universidade Federal de Pernambuco, e terá entre os atuais componentes da diretoria pesquisadores ligados à própria UFPE, à Universidade Federal da Paraíba e à Fundação Joaquim Nabuco.

Na cerimônia de abertura do evento, além da posse da nova diretoria, será realizada uma homenagem ao arquiteto e professor Zildo Sena Caldas, que foi por muitos anos diretor da Faculdade de Arquitetura do Recife.

MESA REDONDA: Cidades Rebeldes – as jornadas de junho e o direito à cidade

Debate de lançamento com Paulo Arantes (filosofia, USP), Ruy Braga (sociologia, USP), Raquel Rolnik (arquitetura e urbanismo, USP) e integrante do Movimento Passe Livre – São Paulo com mediação do curador da Bienal Guilherme Wisnik.

Exposição “Who cares for chilean cities?”

Organizada pelo Latin Lab, da Columbia University, a exposição “Who cares for chilean cities?” apresenta a produção chilena nas áreas de arquitetura, espaço público e projetos urbanos, entre 2007 e 2012, a partir da seleção dos curadores convidados Rodrigo Pérez de Arce, Romy Hecht e Luis Eduardo Bresciani.

Os projetos expostos ajudam a formar uma visão mais ampla e crítica sobre as questões urbanas num país cujas cidades parecem não se beneficiar nem do sucesso econômico, nem de uma pródiga geração de arquitetos. Neste contexto, a pergunta "Quem se importa com cidades chilenas?" opera não apenas como um estopim para o debate sobre o estado da cidade contemporânea no Chile, mas também como um alerta para arquitetos e urbanistas.

Mesa redonda: Dupla Exposição – macro e micro observações sobre a Amazônia

Nesta terça-feira, 27 de agosto, o Studio-X Rio promove a mesa redonda “Dupla Exposição”, onde serão debatidos os dilemas do desenvolvimento da Amazônia ao abordar, simultaneamente, as macro e microestruturas que definem esta vasta infraestrutura biogenética e sócio-cultural.

A seguir uma breve descrição dos participantes que farão parte da mesa. A entrada é gratuita e as conversas serão em inglês. Para mais informações, por favor, visite a página do Studio-X Rio.