CAU/BR promove exposição e debates sobre Eduardo Souto de Moura no Rio de Janeiro

Será inaugurada no dia 22 de março, no Paço Imperial do Rio de Janeiro, a exposição Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras, um recorte da mostra realizada em 2019 na Casa da Arquitectura em Matosinhos, Porto, (Portugal) dedicada ao arquiteto Eduardo Souto de Moura. Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2011 e Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2018, Souto de Moura é um dos mais importantes arquitetos portugueses da atualidade.

A mostra resultou da abertura ao público do vasto acervo do arquiteto depositado na Casa da Arquitectura e propõe  uma viagem cronológica de maneira a tornar claras as familiaridades entre projetos e as diferentes épocas.

A curadoria procurou destacar um conjunto de elementos de trabalhos relevantes para a compreensão da obra e do método de Souto de Moura nos seus diversos aspectos. Desenhos, anotações pessoais, material fotográfico, fotografias de maquetes e outros documentos serão apresentados rigorosamente conforme constam no arquivo, sem manipulação ou qualquer omissão.

CAU/BR promove exposição e debates sobre Eduardo Souto de Moura no Rio de Janeiro - Imagem 2 de 4
Eduardo Souto de Moura. Imagem via CAU/BR, divulgação

A apresentação da exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” é uma iniciativa da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões em Brasília, em parceria com a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura. Esta realização é possível graças ao patrocínio da GALP.

Aproveitando o ensejo, a convite do Instituto Camões em Brasília, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil promoverá uma programação paralela para amplificar o debate sobre a obra de Souto de Moura e a importância da preservação de acervos arquitetónicos. Participam desta promoção o CAU do Rio de Janeiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) nacional e o seu departamento do Rio de Janeiro, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Serão três debates: o primeiro, no próprio dia 22 de março, terá como tema “Memória”.

“Nenhum arquiteto ou as suas criações têm pleno sentido de forma isolada. Como é privilégio das criações maiores, a obra de Souto de Moura cresce com o tempo e continuamente desvenda novas pistas para a compreensão das relações entre as próprias obras, respectivas continuidades, hesitações e contradições”, diz o catálogo da exposição. “Numa época em que, como noutras, uma parte da arquitetura parece ter perdido algo do seu sentido essencial, acreditamos que esta pequena mostra constitui uma oportunidade maior para sublinhar a relevância maior da obra de Souto de Moura”.

CAU/BR promove exposição e debates sobre Eduardo Souto de Moura no Rio de Janeiro - Imagem 3 de 4
Convento das Bernardas. © Luis Ferreira Alves

Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” 

  • Data: 22/03/2023
  • Hora: 15h às 19h
  • Local: Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro

Ciclo de Debates

Em paralelo à exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”, quatro sessões temáticas presenciais reunirão profissionais e pesquisadores das obras do arquiteto português, Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2011, entre os meses de março e maio. Os primeiros encontros discutem as três dimensões que dão título à exposição e acontecem no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, cidade que acolhe a mostra. O último debate será o “Encontro Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira” e ocorre em Brasília.

Os debates são promovidos pelo CAU Brasil, CAU RJ, IAB nacional , IAB – RJ e Instituto Camões, com apoio da Embaixada e do Consulado de Portugal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A exposição, por sua vez, é uma iniciativa da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões em Brasília, em parceria com a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura.

A primeira sessão temática explora a “Memória” e acontece logo após a inauguração da exposição, em 22 de março. O encontro traz o foco para o acervo de Souto Maior, incentivando a reflexão sobre a  importância da preservação documental para fomentar o estudo e o desenvolvimento do campo de projeto e a valorização da arquitetura como manifestação cultural.

Além do próprio Eduardo Souto de Moura, que fará uma participação por vídeo, são convidados o professor da Universidade de Coimbra, Jorge Figueira, autor de texto do catálogo da exposição; o presidente do Comitê Executivo do UIA2021RIO, Sérgio Magalhães; a presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Maria Elisa Batista; e o coordenador da CPUA-CAU/BR, Ricardo Mascarello. A mediação será da arquiteta Marcella Abla, presidente do departamento RJ do IAB.

CAU/BR promove exposição e debates sobre Eduardo Souto de Moura no Rio de Janeiro - Imagem 4 de 4
Auditório A. © Luís Ferreira Alves, Christian Richters

O debate”Projetos” ocorre no dia 5 de abril e vai explorar a forma de trabalho de Eduardo Souto de Moura dentro do contexto da arquitetura contemporânea de Portugal, apresentando suas ideias, seus cadernos e seu método de trabalho. Já o terceiro encontro, que refletirá sobre as “Obras” do arquiteto, está programado para o dia 19 de abril. Ambos também no Paço Imperial, Sala dos Archeiros.

O “Encontro Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”, organizado pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais do CAU Brasil, encerra a temporada da mostra e ocorre no dia 25 de maio na Embaixada de Portugal em Brasília. A programação prevê debates sobre a preservação da memória, acervos em risco e caminhos para o estabelecimento de uma estrutura de guarda do patrimônio no Brasil.

Encontro “Memória”

  • Quando: 22/03, 15h
  • Onde: Paço Imperial, Sala dos Archeiros, Rio de Janeiro 

Encontro “Projetos”

  • Quando: 05/04, 17h
  • Onde: Paço Imperial, Sala dos Archeiros, Rio de Janeiro

Encontro “Obras”

  • Quando: 19/04, 17h
  • Onde: Paço Imperial, Sala dos Archeiros, Rio de Janeiro

Encontro “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira” 

  • Quando: 25/05
  • Onde: Embaixada de Portugal em Brasília

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "CAU/BR promove exposição e debates sobre Eduardo Souto de Moura no Rio de Janeiro" 21 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998348/cau-br-promove-exposicao-e-debates-sobre-eduardo-souto-de-moura-no-rio-de-janeiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.