Varanda: Concursos e a experiência do dinamismo

O projeto da Escola Itinerante tem seu conceito, basicamente, ligado ao movimento, ao dinamismo. É organizado por acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo de Maringá/PR que, devido às carências da metodologia educacional em que estamos inseridos, decidiu se mobilizar, encarando o debate como uma ferramenta de reflexão e mudança no status quo.

O evento Varanda é um desdobramento deste projeto que prevê uma mesa-redonda, informal e em pé de igualdade, entre estudantes e profissionais, de Arquitetura e Urbanismo ou áreas correlatas, em diversos locais da cidade.

E por que o nome “Varanda”? A varanda é um espaço de transição gradual entre interno e externo. Nela você tem a sensação de liberdade, de avistar adiante e de respirar novos ares, o que também faz parte dos nossos objetivos.

É um encontro de provocação. Não temos a pretensão de trazer convidados com soluções pragmáticas ou roteiros projetuais. Buscamos o debate, a integração, a troca de experiências e a ampliação de repertórios, que nos possibilite novas reflexões, seguidas de críticas a elas próprias. Queremos ajudar no rompimento de olhares apequenadores sobre as condições e expectativas da arquitetura e da nossa sociedade.

E, mais uma vez, os profissionais convidados impressionam pela competência, simpatia e engajamento nas questões estudantis: Caio Smolarek Dias e Laila Rotter Schmidt, sócio fundadores do portal Projetar.org, nos visitam para apresentar suas percepções e experiências acerca da prática de concursos, nas esferas acadêmica e profissional. Serão abordados temas como história e objetivo da plataforma Projetar.org, desafios e estratégias na participação de concursos, além do compartilhamento de informações sobre os trabalhos já desenvolvidos através do Studio CSD.

Uma discussão sobre a democratização do espaço!

Convidados:

Caio Smolarek Dias

  • Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAG de Cascavel/PR (2007).
  • Mestre em Paisagem Urbana pela Politecnico di Milano (2010).
  • Membro titular da Câmara Técnica de Meio Ambiente do CAU-PR.
  • Presidente da Associação de Micro Empresas do Oeste do Paraná – AMIC.
  • Membro da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Cascavel – AEAC.
  • Diretor do Núcleo do IAB em Cascavel – Paraná.
  • Fundador do Studio CSD.
  • Idealizador e sócio fundador do portal Projetar.org.

Laila Rotter Schmidt

  • Graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela FAG de Cascavel/PR (2006).
  • Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2012).
  • Coordenação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico na FAG de Cascavel/PR.
  • Coordenação do Núcleo dos Profissionais de Comunicação da Associação Comercial de Cascavel.
  • Embaixadora do Clube de Criação do Paraná em Cascavel.

Experiência em agência de publicidade, com atuação principalmente na área de comunicação visual e design gráfico. Atualmente desenvolve pesquisas na área de design gráfico, em especial no que tange às relações com outras áreas, como o cinema e arquitetura.

Maiores informações:

Escola Itinerante

E-mail: escolaitinerante.varanda@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/escolaitinerantee/

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Varanda: Concursos e a experiência do dinamismo" 02 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890001/varanda-concursos-e-a-experiencia-do-dinamismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.