O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Lançamento linha Harmonia e exposição “Baraúna recebe as Luminárias de André Vainer”

Lançamento linha Harmonia e exposição “Baraúna recebe as Luminárias de André Vainer”

  • 18:00 - 10 Maio, 2016
Lançamento linha Harmonia e exposição “Baraúna recebe as Luminárias de André Vainer”
Lançamento linha Harmonia e exposição “Baraúna recebe as Luminárias de André Vainer”

Como parte das comemorações de seus 30 anos em 2016, a Baraúna receberá no dia 17 de maio uma exposição retrospectiva sobre as luminárias desenhadas e produzidas pelo arquiteto André Vainer. Na mesma data lançaremos nossa linha de aparadores Harmonia, desenhados por Claudio Corrêa.

Para marcar o evento, faremos um talk intitulado "Design de Arquiteto", pensando quais as particularidades, mercados e perspectivas dessa produção. Participarão da mesa: André Vainer, Claudio Corrêa, Ricardo Heder e os anfitriões Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz. A mediação ficará a cargo de Baba Vacaro.

Sobre as luminárias

A linha de luminárias desenvolvidas por André Vainer sob o selo Lunar é concebida a partir de elementos industrializados para construção civil: conduits metálicos, tubos de PVC, perfis metálicos padronizados, cúpulas de aço esmaltado, componentes de equipamentos de ar condicionado, vedações de borracha, etc. Este processo se iniciou no final dos anos 1970 e vem se desenvolvendo até o momento. Nos anos 1980/90 foram comercializadas nas lojas Interdesign e Movelaria Nanni, pioneiras na comercialização de objetos de desenho industrial.

Latas, por André Vainer
Latas, por André Vainer

Algumas das luminárias foram desenvolvidas especialmente para projetos residenciais e executados em chapas metálicas, fabricadas por indústrias especializadas em iluminação. Produzidas até hoje, novas peças foram adicionadas à coleção.

Fusquinha, por André Vainer
Fusquinha, por André Vainer

Sobre a linha de aparadores Harmonia

Criada pelo arquiteto Claudio Corrêa para o novo layout do showroom da Baraúna em 2012, as primeiras peças da linha contemplavam um generoso gaveteiro de pastas de arquivo, que deveriam se sustentar sobre uma estrutura esbelta, o mais enxuta possível, em madeira maciça. A partir de então o mesmo princípio reaparece em outros móveis feitos sob medida – seja no grande guarda-volumes do Arquivo Histórico do Município de São Paulo, em recém-reformulado edifício de Ramos de Azevedo, seja em peças de uso residencial.

Rack Harmonia B, por Baraúna
Rack Harmonia B, por Baraúna

Em termos de desenho, o foco é a estrutura piramidal dos pés: dispensa qualquer elemento vertical auxiliar, através da articulação de três componentes em seção quadrada, que recebem cortes precisos a partir de um gabarito derivado de um único triângulo. A estrutura demanda do tampo parte de seu desempenho, nele depositando toda a tensão necessária para o equilíbrio do conjunto. Em relação a uma estrutura convencional (seja cavalete ou do tipo mesa), esta solução oferece um consumo até 80% menor em madeira.
Harmonia lembra equilíbrio e a busca pela melhor conjugação entre partes, mas também num caso bem específico, fala sobre a rua que abriga a própria Baraúna. Rua de altos e baixos, de verões de águas impiedosas que eventualmente recobram seu espaço, à custa de alguma inundação: melhor então se precaver, erguendo tudo de valor que não possa se molhar – que seja então da maneira mais esbelta e econômica possível.

Rack Harmonia A, por Baraúna
Rack Harmonia A, por Baraúna

Sobre os arquitetos/designers

André Vainer é arquiteto e urbanista formado pela FAU-USP em 1980. Foi sócio do escritório André Vainer e Guilherme Paoliello de 1978 a 2009. O escritório teve trabalhos premiados e destacados nas premiações do IAB de 2000, 2002 e 2004; Prêmio Master Imobiliário em 2000; nas II, IV, VI e VII Bienais Internacionais de Arquitetura de São Paulo e na premiação Top XXI da revista Arc Design em 2007. É titular atualmente do escritório André Vainer Arquitetos e professor da Escola da Cidade, orientando alunos de TFG.

Claudio Corrêa é arquiteto e urbanista formado pela FAU-USP em 2001. Desde 1997 integra a equipe de projeto de mobiliário da Marcenaria Baraúna/Brasil Arquitetura. Nestes anos, elaborou e acompanhou a produção de mais de 2000 itens de mobiliário, desenvolvidos para uso doméstico e institucional, como Agência Giovanni-FCB (SP, 1999), Museu Afro Brasil (SP, 2004), Fundação Darcy Ribeiro (Brasília, DF, 2010), Estúdio Renata Pati (SP, 2012), Museu Luiz Gonzaga (Recife, PE, 2013), Arquivo Histórico do Município de São Paulo (2014) e Restaurante Tuju (SP, 2014).

Ricardo Heder é designer formado em 1984 pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, São Paulo. Iniciou seu trabalho como designer de utilitários cerâmicos com a ceramista Frida Dorian e na editora Cedibra. Atualmente seu nome está entre os grandes designers tendo participado da exposição Design Brasil – 101 anos de história, do Museu da Casa Brasileira e da edição impressa de mesmo nome da Casa Claudia, com a luminária RK.03090. Para o desenvolvimento de projetos luminotécnicos mais complexos, a Reka conta com os serviços da Lux Projetado, tendo o designer Ricardo Heder em seu comando. Com grande experiência na área, e reconhecimento profissional, importantes projetos foram por ele desenvolvidos, como o do Museu da Casa Brasileira - SP, Instituto de Arte Contemporânea - SP e Museu Rodin – BA, entre outros.

Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz são arquitetos formados pela FAU-USP em 1977 e 1978. Em 1979 fundaram o escritório Brasil Arquitetura, que realiza projetos de arquitetura, urbanismo, recuperação e restauro e desenho industrial para os mais diversos setores de atividade: residências e conjuntos residenciais, lojas, restaurantes, indústrias, edifícios para lazer e de uso público e institucional. Em 1986, os arquitetos criaram também a Marcenaria Baraúna, destinada a executar mobiliário e objetos em madeira projetados no escritório.

Baba Vacaro é designer, curadora, articulista e diretora de criação de empresas do segmento de design e decoração. Formou-se em design de produto pela Fundação Amando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, em 1986. Mantém um escritório próprio em que faz projetos de produtos, presta consultorias e atua em gestão estratégica de design. Desde 2004 é diretora de criação da Dpot, empresa pioneira no investimento em design brasileiro de mobiliário. Tem sido palestrante freqüente em eventos e seminários ligados à cultura do design no mercado brasileiro, é articulista convidada de veículos especializados em design e decoração e também do rádio, onde produziu e apresentou o boletim Eldorado Design. Desde 2009 atua como roteirista da série de TV (GNT) Casa Brasileira, projeto documental que idealizou em parceria com o diretor Alberto Renault, e que traça um panorama dos hábitos, tradições e particularidades da arquitetura e do design no Brasil. Atualmente produz e apresenta pela internet o programa em podcast Arquivo D, em que fala livremente sobre design, arte e arquitetura, ao som de trilhas sonoras escolhidas por ela. Lançou recentemente o primeiro volume da coleção Arranha Céu (editora C4), de livros sobre arquitetura para crianças, com versão em audiolivro e aplicativo para dispositivos móveis, projeto que concebeu em parceria com o ilustrador Daniel Almeida.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento linha Harmonia e exposição “Baraúna recebe as Luminárias de André Vainer”" 10 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787101/lancamento-linha-harmonia-e-exposicao-barauna-recebe-as-luminarias-de-andre-vainer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.