XX CBA - Mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana” destaca contribuições tecnológicas para o urbanismo

XX CBA - Mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana” destaca contribuições tecnológicas para o urbanismo

Os arquitetos e urbanistas devem estar atentos aos avanços que a tecnologia pode oferecer aos arranjos urbanos. Pensando nisso, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA) traz a mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana”, onde três especialistas vão apontar instrumentos capazes de melhorar a fluidez e controle dos fluxos urbanos.

A mesa acontece no dia 25 de abril, a partir das 16h45, na sala 7 do Centro de Eventos do Ceará. Para participar do Congresso, as inscrições com descontos especiais para estudantes, sócios do IAB e grupos organizados, vão até o dia 11 de abril.

Entre os especialistas, está André Dantas, diretor técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que vai ministrar palestra abordando a eficiência dos BRT’s (Bus Rapid Transit) como modelo de transporte coletivo.

O sistema combina o uso de faixas de circulação exclusivas, estações e ônibus de alta qualidade. Já foi adotado em grandes metrópoles brasileiras, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia.

“O arquiteto faz parte do processo de construção dos sistemas de mobilidade. Por isso, vamos abordar o sistema BRT como instrumento de canalização e potencialização do desenvolvimento urbano”, adianta André.

Outro palestrante é o arquiteto Edilson Aragão, diretor de desenvolvimento tecnológico do Metrô de Fortaleza - METROFOR. Em sua palestra, Aragão irá falar sobre os sistemas de mobilidade urbana da capital cearense, especialmente o sistema metroferroviário.

“Vamos discutir a problemática da mobilidade em Fortaleza, na visão do Estado e demonstrar o que se tem planejado investir nessa questão. Dos sistemas metroferroviários, vamos apresentar todo o projeto do METROFOR, os investimentos, demandas, e o status das obras” explica.

A última convidada do grupo é a arquiteta Mirna Cortopassi, presidente de empresas de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia em Inteligência Geográfica, que vai palestrar sobre sistemas de gestão urbana.

“Diversos recursos tecnológicos estão disponíveis para os gestores públicos municipais, mas sua internalização no cotidiano das prefeituras implica em mudança cultural. Há alguns exemplos de aplicações nas diversas secretarias municipais para serem vistos, relacionando-as com Sistemas de Informações Geográficas e visando a sustentabilidade urbana”.

Mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana”

  • Data: 25 de abril
  • Horário: 16h45
  • Local: Sala 7 do Centro de Eventos do Ceará
  • Endereço: Av. Washington Soares, 1117, Edson Queiroz, Fortaleza, CE
  • Informações: www.xxcba.com.br ou pelo e-mail contato@xxcba.com.br

  • Título

    Mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana”
  • Organizadores

    XX Congresso Brasileiro de Arquitetos
  • De

    25 de Abril de 2014 04:45 PM
  • Até

    25 de Abril de 2014 07:00 PM
  • Onde

    Centro de Eventos do Ceará
  • Endereço

    Avenida Washington Soares, 1117 - Edson Queiroz, Fortaleza - Ceará, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "XX CBA - Mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana” destaca contribuições tecnológicas para o urbanismo" 07 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-187981/xx-cba-mesa-sistemas-de-transporte-e-gestao-urbana-destaca-contribuicoes-tecnologicas-para-o-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.