Mesa redonda “Móvel moderno no Brasil”, no MCB

A exposição Móvel Moderno no Brasil: seleção do acervo do MCB oferece ao público uma breve narrativa visual e informativa dos assuntos tratados na reedição ampliada do livro Móvel Moderno no Brasil, de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos. Com curadoria da autora da publicação, e da professora da FAU-USP Tatiana Sakurai, a mostra reúne um grupo de móveis selecionado a partir do acervo do MCB . Apresentadas pelos mesmos títulos dos capítulos do livro e acompanhadas de breves textos de apoio, as peças pontuam os momentos, personagens e questões que foram fundamentais ao processo de modernização e caracterização do que hoje é conhecido e valorizado como o “móvel moderno brasileiro”.

Na data de abertura da exposição, 5 de março a partir das 19h, haverá mesa redonda com a presença de designers convidados: Carlos Motta, Fernando Jaeger e Zanini de Zanine. O evento terá introdução de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos e apresentação dos designers sobre capítulos do livro como “Entre função e transformação” e “A nova geração”, com uma reflexão sobre os caminhos do design contemporâneo, amparada pelos pressupostos apontados na exposição.

Sobre o livro Móvel Moderno no Brasil

A história do design do mobiliário brasileiro é apresentada no livro por eixos cronológicos e temáticos, que se combinam de modo variado, realçando o design, a identidade e a vitalidade do móvel no período analisado. O livro analisa obras pioneiras das décadas de 1920 e 1930, que ensaiavam os conceitos modernos no Brasil, como os móveis criados pelo escritor Mário de Andrade e pelo pintor Lasar Segall, além do arquiteto Gregori Warchavchik, autor das primeiras casas modernistas do Brasil, do multi-artista John Graz e da experiência inovadora da Cama Patente.

Os processos de consolidação da produção e sua difusão e disseminação são vistos a partir da contribuição de mestres como Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi, José Zanine Caldas, Branco & Preto e Jorge Zalszupin. O nacionalismo no móvel é outra vertente do conteúdo, com destaque para a obra de Sergio Rodrigues, além de nomes como Michel Arnoult e Geraldo de Barros. É ressaltada também a relação dos principais arquitetos do período – representantes do desenvolvimento da arquitetura moderna no país – com a produção de móveis, seja por encomenda ou por produção própria. São mostrados móveis desenhados por Rino Levi, Villanova Artigas, Oswaldo Bratke, Oscar Niemeyer, entre outros.

Percorrendo os caminhos de modernidade seguidos pelo móvel brasileiro após o auge da produção moderna, nos anos 1960, o livro tem capítulos que analisam a produção da geração que marcou os anos 1980 a 2000, com abordagens que transitaram entre a função e a transformação do móvel, incluindo nomes como os irmãos Campana e Carlos Motta, e também da nova geração contemporânea, para quem uma grande diversidade de possibilidades se apresenta, com destaque para o caráter especulativo de suas propostas.

O objetivo da edição bilíngue é atender à curiosidade crescente do público internacional sobre o design brasileiro. O livro conta com um segundo prefácio do professor inglês Clive Edwards, que observa: “Histórias nacionais por vezes sofrem críticas em face de tendências da história mundial, que são vistas como sendo livres de limitações sócio-políticas. No entanto, como demonstrado por este trabalho, his- tórias nacionais de design podem servir como valiosas pautas para a análise tanto de países individuais como de questões internacionais comuns encontradas na história do design.”

A pesquisa que gerou o livro foi financiada por Fapesp e CNPq e incluiu entrevistas com os mais importantes nomes históricos da história do design de móveis no Brasil, muitos já falecidos. O projeto da segunda edição contou com apoio de diversas instituições e empresas relacionadas ao segmento, representando a união de esforços para gerar e preservar conteúdos sobre o tema. São elas: Arquivo Vivo, Artemobília, Capitânia, Ida – Feira de Design do Rio, Electrolux, Etel, Legado Arte, Made, MeMo, Museu da Casa Brasileira, Pé Palito, Teo e Thomas Hayes (Los Angeles).

Sobre a autora

Maria Cecilia Loschiavo dos Santos é filósofa e professora titular de Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Estética pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora visitante em diversos programas de pós-doutorado nas seguintes universidades: Universidade de Califórnia, Los Angeles; Escola de Política Pública e Pesquisa Social, 1995-96; Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1997; Universidade Nihon, Toquio, Faculdade de Design e Artes, 1999; Centro Canadense de Arquitetura, Montreal, 2001; UCLA, Luskin School of Public Affairs, 2007-2008. Conferencista convidada no Bard Graduate Center, Nova York, 2011, na Universidade de Boras, 2013, e no Lacma – Los Angeles Country Museum of Art, 2014. É autora de diversos livros, entre eles Jorge Zalszupin – design moderno no Brasil, também pela Editora Olhares.

Via MCB

  • Título

    Mesa redonda “Móvel moderno no Brasil”
  • Website

  • Organizadores

  • De

    05 de Março de 2015 07:00 PM
  • Até

    05 de Março de 2015 09:00 PM
  • Onde

    Museu da Casa Brasileira
  • Endereço

    Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Mesa redonda “Móvel moderno no Brasil”, no MCB" 28 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762909/mesa-redonda-movel-moderno-no-brasil-no-mcb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.