Nico Saieh

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Vencedores do "2015 ArchDaily Building of the Year Awards"

Após duas semanas de nomeação e votação, temos o prazer de anunciar os vencedores do 2015 ArchDaily Building of the Year Awards. Como um prêmio de arquitetura baseado na escolha popular, os resultados mostrados aqui representam a inteligência coletiva de 31.000 arquitetos, selecionando a melhor arquitetura dentre os mais de 3 mil projetos publicados ano passado no ArchDaily.

Os edifícios vencedores representam um grupo diverso de arquitetos, de vencedores do Prêmio Prtizker como Álvaro Siza, Herzog & de Meuron (Arena do Morro, em Natal) e Shigeru Ban, a escritórios emergentes como o spaceworkers ou o conceituado Studiomk27 de Márcio Kogan. Em muitos casos seus projetos podem ser visualmente mais impactantes, mas cada um aborda seu contexto e programa de um modo único, visando solucionar desafios sociais, ambientais ou econômicos em diversas comunidades espalhadas pelo mundo. Ao publicá-los no ArchDaily, esses edifícios nos ajudaram em nossa missão de proporcionar inspiração e conhecimento aos arquitetos. Então, a todos aqueles que participaram nomeando ou votando nos projetos finalistas, obrigado por terem feito parte desse maravilhoso processo, em que as vozes de arquitetos de todas as partes do mundo se uniram para passar uma mensagem forte, inteligente e voltada para o futuro. Veja a seguir os vencedores:

Markthal Rotterdam / MVRDV

Markthal Rotterdam / MVRDV - Mercado
© Daria Scagliola+Stijn Brakkee

Markthal Rotterdam / MVRDV - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: MVRDV
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Aldowa, Easy Drain, Guardian Glass, Laufen, +3

Reflexões sobre a Bienal de Veneza 2014

Fundamentals, o título da Bienal de Veneza de 2014, fechou suas portas há algumas semanas. A partir do momento em que Rem Koolhaas revelou o título da Bienal deste ano, em janeiro de 2013, convidando os curadores nacionais a responder diretamente ao tema "Absorbing Modernity 1914-2014", houve um pressentimento de que esta bienal seria, de algum modo, especial. Tendo rejeitado convites para dirigir a Bienal no passado, o fato de Koolhaas ter agido não como curador, mas também como coordenador temático do esforço internacional, foi significativo. Esse comunicado levou Peter Eisenman (um dos primeiros tutores e defensores de Koolhaas) a dizer em uma entrevista que "[Rem está] declarando seu fim: o fim de sua carreira, o fim de sua hegemonia, o fim de sua mitologia, o fim de tudo, o fim da arquitetura."

Centro de Produção e Pesquisa Carozzi / GH+A | Guillermo Hevia

Centro de Produção e Pesquisa Carozzi / GH+A | Guillermo Hevia - Mais Imagens+ 38

  • Arquitetos: GH+A | Guillermo Hevia; GH+A | Guillermo Hevia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  52
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Atika, Bash, Brimat, Budnik, +7

Centro de Tradições Lo Barnechea / Gonzalo Mardones Viviani

Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Mais Imagens+ 37

Casa MO / Gonzalo Mardones Viviani

Casa MO / Gonzalo Mardones Viviani - Mais Imagens+ 42

Zapallar, Chile
  • Arquitetos: Gonzalo Mardones V Arquitectos; Gonzalo Mardones V Arquitectos
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ABA Andrés Barriga, Gasco, J. M. Alemparte, MK, Melón Hormigones, +1

Centro de Inovação UC - Anacleto Angelini / Alejandro Aravena | ELEMENTAL

Centro de Inovação UC - Anacleto Angelini / Alejandro Aravena | ELEMENTAL - Mais Imagens+ 17

Santiago, Chile
  • Arquitetos: Alejandro Aravena | ELEMENTAL; Alejandro Aravena | ELEMENTAL
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8176
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Dermetall, Nuprotec

Colégio Aliança Francesa Jean Mermoz / Guillermo Hevia García + Nicolás Urzúa Soler

Colégio Aliança Francesa Jean Mermoz / Guillermo Hevia García  + Nicolás Urzúa Soler - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: Guillermo Hevia García , Nicolás Urzúa Soler; Guillermo Hevia García , Nicolás Urzúa Soler
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1660
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Armstrong Flooring

A explosão internacional da arquitetura chilena

O Leão de Prata concedido ao Pavilhão do Chile na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano, o Prêmio MCHAP Emerging Architecture para a Casa Poli do escritório Pezo von Ellrichshausen e a recente inauguração do pavilhão de Smiljan Radic para o Serpentine Gallery não são casos isolados, mas um reflexo de uma arquitetura chilena - já madura - que consegue afastar o país da imagem de uma nação rural no fim do mundo ocupada por residências unifamiliares salpicadas sobre uma geografia acidentada; uma arquitetura que se reconcilia com seus centros urbanos, projetando-os na cena mundial.

Neste contexto, o jornal britânico Financial Times dedicou um artigo a este boom de arquitetos já consolidados, como Smiljan Radic, Mathias Klotz, Pezo von Ellrichshausen e Elemental. O que ocasionou esse impulso da arquitetura chilena?

AD Brasil Entrevista: Pedro Campos Costa, curador de Portugal na Bienal de Veneza 2014

Durante a cobertura da Bienal de Veneza deste ano, que tem como tema Fundamentals, proposto pelo curador geral Rem Koolhaas, tivemos a oportunidade de entrevistar ao arquiteto Pedro Campos Costa, curador responsável da participação portuguesa desta edição da Bienal.

Portugal, como já apresentamos outras vezes em nossa página, marca sua participação na 14ª Bienal de Arquitetura através de um jornal: Homeland, News from Portugal. Apesar de algumas críticas à forma de participação, que foge ao modelo usual de um pavilhão nacional, Campos Costa expõe de forma muito clara a intenção dessa nova abordagem: “canalizar a energia da Bienal para Portugal. Experimentar Veneza em Portugal.”

AD Brasil Entrevista: Pedro Campos Costa, curador de Portugal na Bienal de Veneza 2014 - Mais Imagens+ 1

Escola de Design e Instituto de Estudos Urbanos P. Universidad Católica de Chile / Sebastián Irarrázaval

Escola de Design e Instituto de Estudos Urbanos P. Universidad Católica de Chile / Sebastián Irarrázaval - Mais Imagens+ 67

  • Arquitetos: Sebastián Irarrázaval; Sebastián Irarrázaval
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4716
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Arteknia, Atika, Grau

O "interior urbano" do Pavilhão de Taiwan proposto por Jimenez Lai

Jimenez Lai, líder do Bureau Spectacular e curador do Pavilhão de Taiwan na Bienal de Veneza 2014 afirma que "domesticidade é possivelmente uma das origens da arquitetura", e que "a padronização do programa doméstico é... uma empreitada moderna." Assim, Lai constrói nove casas com programas específicos no Palazzo della Prigioni, cada uma dedicada a um ato doméstico - como dormir, comer, etc. O resultado é uma resposta vibrante e colorida ao tema proposta por Koolhaas: Absorbing Modernity

Township of Domestic Parts: Made in Taiwan, mergulha nas relações e implicações políticas de nossas vidas domésticas. Mas Lai também acredita que, dessa relação, podemos aprender algo sobre como nossas cidades funcionam. Veja a seguir mais imagens da exposição e o comentário do curador (e fique de olho em nossa página pois logo publicaremos uma entrevista com Jimenez Lai.)

O interior urbano do Pavilhão de Taiwan proposto por Jimenez Lai - Mais Imagens+ 8

Ideal / Real: Pavilhão da Argentina na Bienal de Veneza 2014

O pavilhão da Argentina para a 14ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza analisa a modernidade em torno do IDEAL e do REAL, perguntando-se como foram digeridas no país as ideias modernas "ideais" que acabaram originando o "real" das cidades. Como ocorreu essa tradução do IDEAL para o REAL?

Continue lendo a descrição da exposição por seus curadores -Emilio Rivoira y Juan Fontana- e veja algumas imagens exclusivas, a seguir.

Edifício do Laboratório Synthon / GH+A | Guillermo Hevia

Edifício do Laboratório Synthon  / GH+A | Guillermo Hevia  - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: GH+A | Guillermo Hevia ; GH+A | Guillermo Hevia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Bash, Chubretovic, MK

Instituto Profissionalizante Santo Tomas - Primeira Etapa / Browne Swett Arquitectos

Instituto Profissionalizante Santo Tomas - Primeira Etapa / Browne Swett Arquitectos - Mais Imagens+ 27

Santiago, Chile

Casa Tunquen / Nicolás Lipthay Allen / L2C

Casa Tunquen / Nicolás Lipthay Allen / L2C - Casas
© Nico Saieh
Algarrobo, Chile

Casa Tunquen / Nicolás Lipthay Allen / L2C - Mais Imagens+ 24

Bienal de Veneza 2014: Pavilhão suíço por Hans Ulrich Obrist e Herzog & de Meuron

Hans Ulrich Obrist, co-diretor do Serpentine Gallery de Londres, foi escolhido para ser o curador do pavilhão suíço na Bienal de Veneza 2014. Inspirado no tema proposto por Rem Koolhaas, “Fundamentals,” Obrist chamou os primeiros arquitetos com os quais já trabalhou, Jacques Herzog e Pierre de Meuron, convidando-os a colaborar com o projeto do pavilhão.

“Quando fui convidado para fazer o pavilhão, pensei que trabalhar com Herzog e de Meuron se encaixaria na ideia geral da bienal deste ano - olhar para o passado e usar o passado como uma ferramenta para criar o futuro." comentou Obrist

Bienal de Veneza 2014: FAT e Crimson exploram as origens do modernismo britânico

Os curadores FAT Architecture e Crimson Architectural Historians divulgaram mais detalhes do pavilhão britânico para a 14ª Bienal de Arquitetura de Veneza. Respondendo ao tema proposta por Rem Koolhaas: "Absorbing Modernity: 1914-2014", a exposição A Clockwork Jerusalem "explorará as diversas influências culturais que moldaram e foram moldadas pelo modernismo britânico no pós guerra e nos últimos 100 anos."

"A Clockwork Jerusalem oferecerá a oportunidade de explorar e repensar aspectos fundamentais da modernidade britânica, além da arquitetura", descreveu Vicky Richardson, Diretor de Arquitetura, Design e Moda do Conselho Britânico. "Ao passo que a Bienal evolui em um projeto de pesquisa global, estamos ansiosos para fazer uma contribuição significativa para o debate cultural acerca do passado, presente o futuro da arquitetura britânica e global."

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