Inaugurado hoje o Serpentine Pavilion de Smiljan Radic

O Serpentine Gallery Pavilion de 2014, projetado pelo arquiteto chileno Smiljan Radic, foi inaugurado esta manhã no Hyde Park, em Londres. O pavilhão, uma concha de plástico reforçado com fibra de vidro apoiada sobre pedras, foi inspirado em um modelo de papel machê feito por Radic há quatro anos como resposta à estória O Gigante Egoísta de Oscar Wilde.

© Daniel Portilla

Mais imagens a seguir.

© Iwan Baan

A estrutura resultante, uma concha extremamente fina e translúcida, atrairá os transeuntes "como mariposas" atraídas pela luz âmbar dentro da concha. De dentro, "o terreno natural parecerá mais baixo, dando a sensação de que o volume todo está flutuando", segundo Radic.

© Daniel Portilla

Falando na conferência de abertura, Radic comentou sobre o sucesso de seu projeto: "Quando cheguei há dois dias, vi o espaço interno e vi o exterior, senti como se estivesse dentro de meu modelo... mudar a escala com alguns materiais é realmente difícil. Se você olhar para esse pavilhão por fora, você sente que é um volume feito à mão."

© Daniel Portilla

Explicando suas intenções para a primeira estrutura que construiu no Reino Unido: "Burda significa cru... gostaria de expressar a sensação dos modelos de pepel machê que fiz há quatro anos. E essa arquitetura crua, eu queria que as pessoas sentissem essa arquitetura crua."

© Daniel Portilla

"Estou tentando entender esse folie em um novo tipo de relação com o público, com a situação da arquitetura hoje, mas eu absorvo algumas dessas regras, por exemplo, a ideia de ambientes - os ambientes nos passam a sensação de que o volume está quebrado e temos uma relação muito boa com o clima e com a paisagem... e sentimos, ao mesmo tempo, o exterior. E o tempo é comprimido nesses ambientes. É um mecanismo. Mas ao mesmo tempo ele passa a sensação de, como diríamos? - Brutalismo: forte e cru."

© Daniel Portilla

Os diretores do Serpentine Gallery Julia Peyton-Jones e Hans Ulrich Obrist comentaram o projeto de Radic: "Embora enigmaticamente arcaico, o projeto de Radic para o Pavilhão também parece excentricamente futurista, parecendo uma cápsula espacial num terreno Neolítico."

© Daniel Portilla

Mais uma vez a Aecom ofereceu os serviços de engenharia para o projeto, desta vez, pesquisando e desenvolvendo uma casca que parecesse papel machê mas que resistisse às centenas de milhares de visitantes durante os quatro meses que ficará montado o pavilhão.

© Daniel Portilla

O pavilhão do ano passado, de Sou Fujimoto, foi o mais bem sucedido da história do Serpentine Pavilion, atraindo quase 200 mil visitantes. O pavilhão de Radic tem até outubro para tentar bater essa cifra.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Inaugurado hoje o Serpentine Pavilion de Smiljan Radic" [Smiljan Radic's Serpentine Pavilion Opens] 24 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623009/inaugurado-hoje-o-serpentine-pavilion-de-smiljan-radic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.