O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. O "interior urbano" do Pavilhão de Taiwan proposto por Jimenez Lai

O "interior urbano" do Pavilhão de Taiwan proposto por Jimenez Lai

O "interior urbano" do Pavilhão de Taiwan proposto por Jimenez Lai
O "interior urbano" do Pavilhão de Taiwan proposto por Jimenez Lai, Casa do Jantar Social. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh
Casa do Jantar Social. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh

Jimenez Lai, líder do Bureau Spectacular e curador do Pavilhão de Taiwan na Bienal de Veneza 2014 afirma que "domesticidade é possivelmente uma das origens da arquitetura", e que "a padronização do programa doméstico é... uma empreitada moderna." Assim, Lai constrói nove casas com programas específicos no Palazzo della Prigioni, cada uma dedicada a um ato doméstico - como dormir, comer, etc. O resultado é uma resposta vibrante e colorida ao tema proposta por Koolhaas: Absorbing Modernity

Township of Domestic Parts: Made in Taiwan, mergulha nas relações e implicações políticas de nossas vidas domésticas. Mas Lai também acredita que, dessa relação, podemos aprender algo sobre como nossas cidades funcionam. Veja a seguir mais imagens da exposição e o comentário do curador (e fique de olho em nossa página pois logo publicaremos uma entrevista com Jimenez Lai.)

Casa do Jantar Social. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh Casa da Alquimia. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh Casa do Jantar Social. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh + 13

From Curator Jimenez Lai. A experiência de perambular pela Bienal de Veneza não é muito diferente das jornadas do Pequeno Príncipe - vagamos em meio a um rio de almas curiosas, transpondo-as de um mundo a outro. Nessa proposta recebemos o mar de convidados internacionais em nossa casa - um oásis, um abrigo temporário, ou uma casa de hóspedes - um diagrama privado da domesticidade invertida enquanto pública. 

Casa do Jantar Social. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh
Casa do Jantar Social. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh

O Pavilhão de Taiwan 2014 é intitulado Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Esse pavilhão é uma coleção de nove pequenas casas, cada uma com um programa singular. Espalhadas dentro do Palazzo della Prigioni, elas formam um uma espécie de municipalidade interna de partes desajustadas. Cada casa incorpora um programa doméstico, como a Casa do Sono, ou a Casa do Jantar Social, e assim por diante.

Palazzo della Prigioni. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh
Palazzo della Prigioni. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh

O Pavilhão de Taiwan 2014 é uma resposta direta ao tema Fundamentals, proposto pelo Curador Geral Rem Koolhaas. Além disso, também respondemos ao subtema, Absorbing Modernity. Acreditamos que a domesticidade é uma das origens fundamentais da arquitetura, e que a compartimentação das partes internas é um conceito muito moderno. Portanto, ao invés de um único pavilhão, o Pavilhão de Taiwan 2014 será composto por Nove Pequenos Pavilhões, permitindo, assim, que os visitantes circulem livremente por essa pequena cidade dentro do Palazzo della Prigioni.

Símbolos como altares ancestrais e cerimônias e refeições ao ar livre se tornaram centrais na representação da cultura de Taiwan, bem como em sua organização urbana. Queremos que a visita ao Pavilhão seja uma experiência otimista, ele se tornará sua "casa longe de casa".

Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh
Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh

Casa da Alquimia. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh
Casa da Alquimia. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Imagem © Nico Saieh

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Nico Saieh
Autor
Cita: Saieh, Nico. "O "interior urbano" do Pavilhão de Taiwan proposto por Jimenez Lai" [The "Urban Interior" of Jimenez Lai's Biennale Pavilion for Taiwan] 12 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620550/o-interior-urbano-do-pavilhao-de-taiwan-proposto-por-jimenez-lai> ISSN 0719-8906