O "interior urbano" do Pavilhão de Taiwan proposto por Jimenez Lai

Jimenez Lai, líder do Bureau Spectacular e curador do Pavilhão de Taiwan na Bienal de Veneza 2014 afirma que "domesticidade é possivelmente uma das origens da arquitetura", e que "a padronização do programa doméstico é... uma empreitada moderna." Assim, Lai constrói nove casas com programas específicos no Palazzo della Prigioni, cada uma dedicada a um ato doméstico - como dormir, comer, etc. O resultado é uma resposta vibrante e colorida ao tema proposta por Koolhaas: Absorbing Modernity

Township of Domestic Parts: Made in Taiwan, mergulha nas relações e implicações políticas de nossas vidas domésticas. Mas Lai também acredita que, dessa relação, podemos aprender algo sobre como nossas cidades funcionam. Veja a seguir mais imagens da exposição e o comentário do curador (e fique de olho em nossa página pois logo publicaremos uma entrevista com Jimenez Lai.)

O interior urbano do Pavilhão de Taiwan proposto por Jimenez Lai - Mais Imagens+ 8

From Curator Jimenez Lai. A experiência de perambular pela Bienal de Veneza não é muito diferente das jornadas do Pequeno Príncipe - vagamos em meio a um rio de almas curiosas, transpondo-as de um mundo a outro. Nessa proposta recebemos o mar de convidados internacionais em nossa casa - um oásis, um abrigo temporário, ou uma casa de hóspedes - um diagrama privado da domesticidade invertida enquanto pública. 

House of Social Dining. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Image © Nico Saieh

O Pavilhão de Taiwan 2014 é intitulado Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Esse pavilhão é uma coleção de nove pequenas casas, cada uma com um programa singular. Espalhadas dentro do Palazzo della Prigioni, elas formam um uma espécie de municipalidade interna de partes desajustadas. Cada casa incorpora um programa doméstico, como a Casa do Sono, ou a Casa do Jantar Social, e assim por diante.

Palazzo della Prigioni. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Image © Nico Saieh

O Pavilhão de Taiwan 2014 é uma resposta direta ao tema Fundamentals, proposto pelo Curador Geral Rem Koolhaas. Além disso, também respondemos ao subtema, Absorbing Modernity. Acreditamos que a domesticidade é uma das origens fundamentais da arquitetura, e que a compartimentação das partes internas é um conceito muito moderno. Portanto, ao invés de um único pavilhão, o Pavilhão de Taiwan 2014 será composto por Nove Pequenos Pavilhões, permitindo, assim, que os visitantes circulem livremente por essa pequena cidade dentro do Palazzo della Prigioni.

Símbolos como altares ancestrais e cerimônias e refeições ao ar livre se tornaram centrais na representação da cultura de Taiwan, bem como em sua organização urbana. Queremos que a visita ao Pavilhão seja uma experiência otimista, ele se tornará sua "casa longe de casa".

Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Image © Nico Saieh

House of Alchemy. Township of Domestic Parts: Made in Taiwan. Image © Nico Saieh

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Saieh, Nico. "O "interior urbano" do Pavilhão de Taiwan proposto por Jimenez Lai" [The "Urban Interior" of Jimenez Lai's Biennale Pavilion for Taiwan] 12 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620550/o-interior-urbano-do-pavilhao-de-taiwan-proposto-por-jimenez-lai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.