Centro de Tradições Lo Barnechea / Gonzalo Mardones Viviani

Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 2 de 42Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 3 de 42Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 4 de 42Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 5 de 42Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Mais Imagens+ 37

  • Construtora: Sivec
  • Engenheiro Estrutural: JMA Engenharia
  • Iluminação: Mónica Pérez
  • Cidade: Santiago
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 24 de 42
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Tradições é uma operação cultural e social, localizado na Avenida Lo Barnechea, principal via do povoado de mesmo nome, no setor leste da cidade de Santigo de Chile, onde convivem famílias de grande contraste econômico.

Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 27 de 42
© Nico Saieh

O edifício conta com espaço e infraestrutura para fomentar o encontro comunitário e o acervo cultural. O projeto cultural procura beneficiar mais de 6 mil alunos dos colégios municipais e subsidiados do povoado, além dos 13 agrupamentos folclóricos, a fim de resgatar as raízes de Lo Barnechea. Para isso, o edifício possui espaços destinados a oficinas de teatro, artes visuais, artesanato, trabalhos manuais em geral, música, cinema, literatura, jogos de mesa, ecologia e meio ambiente, dança, artes, cozinha tradicional, entre outros.

Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 31 de 42
Planta baixa - primeiro pavimento

Situado em um terreno de esquina, o centro cultural foi projetado aberto a via pública, criando um anfiteatro exterior que é a extensão do espaço público, onde os atos e manifestações culturais ficam expostos ao pedestre; e um grande hall que percorre todo o edifício, conectando todos níveis e potencializando o encontro no interior do mesmo.

Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 12 de 42
© Nico Saieh

O edifício foi feito em concreto armado, possibilitando a criação de grandes espaços abertos, de modo a abrigar e integrar o espaço público; com fachadas envidraçadas abertas em direção a rua, criando uma espécie de vitrine da vida que se desenrola no interior do centro cultural; e com fachadas herméticas respeitando a privacidade das casas adjacentes.

Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 22 de 42
© Nico Saieh

A estrutura foi reforçada com pilares tubulares de aço, que dispostos sem ordem aparente, atravessam toda a altura do edifício por dentro e conferindo à ele um caráter lúdico.

Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 17 de 42
© Nico Saieh

Com uma área total de 1425 m, o centro cultural conta com dois pavimentos sobre o nível natural do terreno e dois pavimentos subterrâneos. O uso do subsolo (a "sexta fachada") permite ampliar a superfície disponível (sendo o solo um bem cada dia mais escasso), criando salas iluminadas e ventiladas através de pátios de luz e do hall principal. Dentro dos recintos soterrados, está a sala principal, que está abaixo do anfiteatro, permitindo um grande pé-direito e uma acústica adequada para realizar atividades musicais, dança, etc.

Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 20 de 42
© Nico Saieh

Todo o edifício foi pintado de branco, com a intenção de potencializar a luminosidade natural no interior, e se tornar um marco e um suporte para cidade (como uma folha em branco) onde seja possível desenvolver as habilidades artísticas e culturais dos vizinhos de Lo Barnechea.

Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 14 de 42
© Nico Saieh

"Esse centro é muito simbólico, porque nossos vizinhos sempre demostraram um interesse muito grande por temas relacionados a identidade, tradição e patrimônio cultural imaterial. Por isso, esse edifício representa o valor e a relevância que queremos dar a cultura tradicional". Felipe Guevara, Prefeito de Lo Barnechea.

Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 23 de 42
© Nico Saieh

"Foi um trabalho transcendental realizado entre as autoridades sociais, comunitárias e privadas que atenderam as nossas necessidades e hoje o sonho da edificação onde se desenvolverá o Centro Cultural de Tradições do nosso querido Lo Barnechea, torna-se realidade." María Eugenia Cifuentes, Presidenta do grupo "Tradições Culturais".

Centro de Tradições Lo Barnechea  / Gonzalo Mardones Viviani - Imagem 40 de 42
Corte 03

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lo Barnechea 1200, Lo Barnechea, Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Tradições Lo Barnechea / Gonzalo Mardones Viviani" [Center of Traditions Lo Barnechea / Gonzalo Mardones V Arquitectos] 08 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734090/centro-de-tradicoes-lo-barnechea-slash-gonzalo-mardones-viviani> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.