Nico Saieh

Architectural Photographer based in Santiago, Chile

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Casa T+T / RLL Estudio Arquitectura

© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh+ 23

San Fernando, Chile

A madeira na obra de Alvar Aalto: de banquetas a forros e estruturas

Muitos enquadram o trabalho de Alvar Aalto no conceito de Gesamtkunstwerk (uma obra de arte total), onde arquitetura, design e arte se fundem em um só. A obra do arquiteto finlandês é pioneira na chamada vertente orgânica da arquitetura moderna do início do século XX, influenciando fortemente o que conhecemos hoje como arquitetura escandinava. Segundo sua descrição no site do MoMA: “seu trabalho refletiu um desejo profundo de humanizar a arquitetura por meio de um manuseio não ortodoxo de formas e materiais que fosse racional e intuitivo”. Suas soluções para trazer luz natural aos edifícios são exaltadas e estudadas repetidamente até hoje. Mas em toda a sua carreira, um material que sempre esteve presente e de diversas formas foi a madeira. De estruturas, forros a banquetas, Alvar Aalto trouxe protagonismo a este material natural.

Casa Prebarco / 2DM

© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh+ 18

Litueche, Chile
  • Arquitetos: 2DM
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020

As possibilidades do Concreto Pigmentado: 20 edifícios impregnados de cor

Quando pensamos em concreto, a cor cinza geralmente nos vem à cabeça. O traço tradicional do concreto, que leva cimento, brita, areia e água pode apresentar variações por conta dos seus elementos compositivos, mas sempre varia entre o cinza claro e o escuro. No entanto, um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado é o de agregar pigmentos a essa mistura, para se alcançar cores variadas na aparência final da obra, já que tornam todo o concreto, por dentro e por fora, colorido. Essas tonalidades decorrem da adição de óxidos: as cores amarelo, vermelho e suas derivações (marrons) são obtidas com a adição do óxido de ferro, enquanto que o óxido de cromo e de cobalto criam o efeito de cor verde e azul, respectivamente. Para o concreto preto, geralmente inclui-se óxido de ferro preto e óxido de carbono, combinados com cimento pozolânico .

Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA. Image © LGM Studio - Luis GallardoMuseu Cais do Sertão / Brasil Arquitetura. Image © Nelson KonResidência Montagnola / Attilio Panzeri & Partners. Image © Giorgio MarafiotiGalería Solar S. Roque / Manuel Maia Gomes. Image © Fernando Guerra | FG+SG+ 21

Ao ar livre: novas formas de vivermos juntos na natureza

“Precisamos de um novo contrato espacial.” Este é o apelo de Hashim Sarkis, curador da Bienal de Veneza 2021, como um convite aos arquitetos imaginarem novos espaços em que possamos viver juntos. Entre um movimento de êxodo urbano e crises globais de habitação, o crescimento de empreendimentos mais densos e prédios baixos pode fornecer uma resposta. Afastando-se das residências unifamiliares em áreas rurais e subúrbios, os projetos habitacionais modernos estão explorando novos modelos de vida compartilhada na natureza.

© Shu He© HG Esch© Christian Wöckinger© Dio Guna Putra+ 13

Permeabilidade e leveza nas fachadas metálicas perfuradas

O escritório nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro (DS+R) chamou atenção mundial em 2002 com o Blur Building, para a Expo Suíça daquele ano. O volume era formado através de 35.000 bicos de alta pressão que expeliam a água do lago sobre o qual se localizava, criando uma enorme nuvem artificial. Sua forma, limites, cores e translucidez se alteravam com o sol e a força do vento e produziam uma experiência imersiva aos usuários, adentrando um volume completamente permeável. Dez anos depois, Carla Juaçaba e Bia Lessa projetaram o Humanidade2012 para a exposição Rio +20, em que diversos volumes programáticos foram dispostos em uma enorme estrutura de andaimes. Com mais vazios do que cheios, suas extremidades se desmaterializavam no céu e durante a noite os volumes pareciam flutuar. Segundo as arquitetas, “a própria movimentação das pessoas no edifício transformava os visitantes em objetos de exposição visto de longe.” Os dois projetos temporários, mesmo com diferenças de escala e contexto, se unem no êxito ao trabalhar com as noções de translucidez, leveza, dissolução de limites e o movimento.

Hotel Refugia / Mobil Arquitectos

© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh+ 36

Dalcahue, Chile
  • Arquitetos: Mobil Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Añihue

Casas com pátios laterais: soluções de iluminação e ventilação natural em terrenos estreitos

Casa 7x37 / CR2 ArquiteturaCasa RL / COA AssociadosCasa Brooklin / Galeria ArquitetosCasa granja Julieta / Jamelo Arquitetura+ 21

Pátios e jardins exteriores desempenham um papel fundamental na configuração e organização do espaço. Em muitos casos, estes elementos fornecem diretrizes para a organização de percursos, articulando espaços interiores e exteriores, proporcionando melhores condições de iluminação e ventilação natural, além de maximizar a conexão com a natureza sem no entanto, abrir mão da privacidade.

A importância do ambiente na abordagem Reggio Emilia

Redbridge School / ARX Portugal Arquitetos. Image © Fernando Guerra | FG+SGCreche Leimond-Shonaka / Archivision Hirotani Studio. Image © Noriko MomoiKindergarten in Guastalla / Mario Cucinella Architects. Image © Moreno MaggiCentro Infantil El Guadual / Daniel Joseph Feldman Mowerman + Iván Dario Quiñones Sanchez. Image © Ivan Dario Quiñones Sanchez+ 48

A pedagogia Reggio Emilia foi criada no período pós-segunda-guerra, por iniciativa de mães viúvas e sob a coordenação do pedagogo e jornalista Loris Malaguzzi. Em uma época de reconstrução das cidades, a preocupação primordial do grupo era em relação às novas escolas, onde desejavam criar um ambiente tranquilo, acolhedor e alegre (com uma atmosfera de lar) onde as crianças pudessem ficar enquanto as mães trabalhavam. Entender os interesses da criança e proporcionar um ambiente adequado para permitir experimentos e exploração é um dos pontos focais dessa pedagogia. A preparação de um ambiente seguro e estimulante é tão fundamental que, em muitas literaturas, ele aparece como um terceiro professor.

Casa El Arrayán / Oficina Bravo

© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh+ 15

Lo Barnechea, Chile
  • Arquitetos: Oficina Bravo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Eco Pinturas, Timbercret

Casa Punta Chilen / Baltazar Sánchez

© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh+ 27

Ancud, Chile
  • Arquitetos: Baltazar Sánchez
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016

Casa PI / Benjamin Goñi Arquitectos + Claro + Westendarp Arquitectos

© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh+ 18

Huentaleuquen, Chile

Arquitetos Associados e Henrique Penha serão os curadores do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2020

A Fundação Bienal de São Paulo anunciou hoje os responsáveis pela curadoria do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza deste ano, marcada para inaugurar no dia 23 de maio. A exposição será concebida pelo escritório Arquitetos Associados (composto por Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel e Paula Zasnicoff) juntamente com o designer visual Henrique Penha.

Residência Los Algarrobos / MasFernandez Arquitectos + Claudio Tapia

© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh+ 29

Colina, Chile

Edifíicio Mirador Barón / Mathias Klotz

© Nico SaiehCortesía de Mathias Klotz, Eduardo RuizCortesía de Mathias Klotz, Eduardo Ruiz© Nico Saieh+ 35

Valparaíso, Chile
  • Arquitetos: Mathias Klotz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  21300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Atika, Concret Doctor, Grau, RGM, Rhona

Residência origami / Mas Fernandez Arquitectos + OR Arquitectos

© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh+ 22

Zapallar, Chile

Detalhes construtivos de arquitetura em aço corten

As características do aço corten são respeitadas por todos os arquitetos, tanto por sua resistência como por sua cor particular. Corresponde a um tipo de aço manufaturado com uma composição química que proporciona uma oxidação que protege a peça, praticamente sem alterar suas características mecânicas. Os detalhes construtivos de arquitetura em aço corten apresentam uma diversidade de situações e junções, que não apenas evidenciam um fator construtivo, como também concede um valor estético à arquitetura.

Veja uma seleção de detalhes construtivos que se destacam pelo uso do aço corten.