O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. AD Brasil Entrevista: Pedro Campos Costa, curador de Portugal na Bienal de Veneza 2014

AD Brasil Entrevista: Pedro Campos Costa, curador de Portugal na Bienal de Veneza 2014

AD Brasil Entrevista: Pedro Campos Costa, curador de Portugal na Bienal de Veneza 2014

Durante a cobertura da Bienal de Veneza deste ano, que tem como tema Fundamentals, proposto pelo curador geral Rem Koolhaas, tivemos a oportunidade de entrevistar ao arquiteto Pedro Campos Costa, curador responsável da participação portuguesa desta edição da Bienal.

Portugal, como já apresentamos outras vezes em nossa página, marca sua participação na 14ª Bienal de Arquitetura através de um jornal: Homeland, News from Portugal. Apesar de algumas críticas à forma de participação, que foge ao modelo usual de um pavilhão nacional, Campos Costa expõe de forma muito clara a intenção dessa nova abordagem: “canalizar a energia da Bienal para Portugal. Experimentar Veneza em Portugal.”

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 6

A publicação portuguesa consiste numa reflexão crítica sobre a habitação – foco escolhido por Costa para tentar responder ao tema proposto por Koolhaas – e se estrutura em duas grandes partes: uma que Costa chama de “iconográfica” e que reflete sobre o processo de absorção da modernidade em Portugal; e outra parte mais propositiva que conta com a participação de seis grupos de arquitetos e editores em seis cidades portuguesas trabalhando em seis tipologias habitacionais: temporária, informal, unifamiliar, coletiva, rural e reabilitação.

Dentre os escritórios e editores que fazem parte da apresentação portuguesa na Bienal estão Adoc Architects, André Tavares, Artéria, Ateliermob, Like Architects, Mariana Pestana, Miguel Eufrásia, Miguel Marcelino, Paulo Moreira, Pedro Clarke, Sami Arquitectos e Susana Ventura, que contam com o apoio das Câmaras Municipais das cidades de Évora, Lisboa, Loures, Matosinhos, Porto e Setúbal.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor

Veja mais:

Notícias Entrevistas
Cita: Romullo Baratto. "AD Brasil Entrevista: Pedro Campos Costa, curador de Portugal na Bienal de Veneza 2014" 25 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624544/ad-brasil-entrevista-pedro-campos-costa-curador-de-portugal-na-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nosso Canal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.