Casa MO / Gonzalo Mardones Viviani

Casa MO / Gonzalo Mardones Viviani

© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh+ 47

Zapallar, Chile
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo Fotografias:  Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ABA Andrés Barriga, Gasco, J. M. Alemparte, MK, Melón Hormigones, Tecma
  • Engineer:Ruiz y Saavedra
  • Lighting Designer:Paulina Sir
  • Cidade:Zapallar
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa MO está localizada num terreno de grande inclinação frente à costa do mar chileno em Zapallar. A casa é soterrada com a clara intenção de não interromper a maravilhosa vista ao horizonte desde a rua pública. O projeto é acessado mediante escadas e rampas que se adentram na colina para descobrir novamente, desde o interior da residência, o mar e a costa.

Site Plan
Site Plan

O acesso à casa encontra-se no nível médio, o qual contém os lugares públicos do lar: estar, copa e cozinha. Os dormitórios estão no pavimento inferior, com saída direta ao jardim; e o dormitório principal foi projetado no pavimento superior, num volume suspenso que domina as vistas e remarca a clara intenção da casa em captar o horizonte.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh© Nico Saieh+ 47

A casa possui uma horizontalidade que fica em evidência com o volume suspenso. Cada nível possui terraços que protegem do sol poente e do vento, mediante grandes beirais e vigas.

Detail
Detail

East ElevationFirst Underground Floor PlanWest ElevationSection 9+ 47

O único material utilizado foi o concreto armado com dióxido de titânio incorporado. O concreto armado permite que a obra seja soterrada, estruturada no declive e alcançar grandes luzes estruturais num país sísmico como o Chile. O dióxido de titânio incorporado no concreto permite branquear este, além de ajudar, como as árvores, na eliminação de gases tóxicos produzidos por automóveis. Todo o interior da residência foi pintado de branco, com a clara intenção de potencializar a iluminação natural no interior da casa, que é feita através de janelas ao horizonte e uma série de claraboias e pátios interiores de luz e ventilação. Todas as carpintarias, janelas e portas são em madeira de cedro.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

A cobertura foi cuidadosamente trabalhada como uma quinta fachada com acabamentos em pedra branca, já que é a principal fachada da casa desde a via exterior. Além disso, o telhado branco deixa uma cama de ar entre este e a laje, protegendo a casa da insolação direta, proporcionando ventilação e, assim, influenciando na temperatura interior da casa.

Sketch
Sketch
© Nico Saieh
© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MO / Gonzalo Mardones Viviani" [MO House / Gonzalo Mardones V Arquitectos] 27 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627733/casa-mo-gonzalo-mardones-viviani> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.