Laurian Ghinitoiu

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L’Arbre Blanc de Sou Fujimoto, pelas lentes de Laurian Ghinitoiu

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No início deste ano, o projeto L'Arbre Blanc foi concluído em Montpellier, França. Projetado por Sou Fujimoto, Nicolas Laisné, Manal Rachdi e Dimitri Roussel, a estrutura em forma de árvore apresenta varandas em balanço que se projetam a partir de seu "tronco" para todas as direções. Com sua silhueta incomum, o edifício já é um marco na paisagem de Montpellier e vem atraindo muitos turistas.

Centro Cultural MÉCA / BIG

Centro Cultural MÉCA / BIG - Centro CulturalCentro Cultural MÉCA / BIG - Centro CulturalCentro Cultural MÉCA / BIG - Centro CulturalCentro Cultural MÉCA / BIG - Centro CulturalCentro Cultural MÉCA / BIG - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Bjarke Ingels Group; Bjarke Ingels Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019

O que vem causando a onda de remodelações na China?

A China parece estar no auge de uma febre de reformas e remodelações. Não apenas as ruelas (hutongs) nos centros históricos, mas também as fábricas abandonadas estão se tornando novos pólos tecnológicos ou culturais, e mesmo os edifícios com risco de colapso estão sendo reformados para prolongar sua vida útil. Por que isso está acontecendo? Quem está investindo? Como isso pode acontecer em um país onde você não pode comprar propriedades?

Nesta edição do Editor's Talk, nossas editoras do ArchDaily China compartilham o que pensam sobre essa febre de remodelações nas grandes cidades daquele país, que há anos passa por um acelerado processo de desenvolvimento.

Faça um passeio virtual pelo Serpentine Pavilion 2019

Para aqueles que não podem experienciar fisicamente o Serpentine Pavilion de Junya Ishigami, em Londres, o fotógrafo Nikhilesh Haval, do estúdio nikreations, publicou um passeio virtual pela estrutura. Semelhante às produções anteriores do pavilhão 2018 de Frida Escobedo, do pavilhão 2016 do BIG e do pavilhão 2015 do SelgasCano, o tour permite que os espectadores experimentem o espaço livre que define o pavilhão.

Primeiras imagens do Serpentine Pavilion 2019 de Junya Ishigami

O Serpentine Pavilion 2019, do arquiteto japonês Junya Ishigami, está tomando forma em Londres. Uma série de fotografias de Laurian Ghinitoiu mostra o projeto com sua cobertura de forma livre. Ishigami é o segundo mais jovem arquiteto a projetar o pavilhão, e seu trabalho é conhecido por uma abordagem leve e efêmera. O pavilhão de 2019 consiste em uma superfície de ardósia que se eleva do solo, sustentada por pilotis que formam uma espécie de campo interno sob a cobertura.

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Escritório Aberto: TOPOTEK 1

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Temos o prazer de apresentar o Escritório Aberto, uma nova seção do ArchDaily e MINI Clubman que levará você aos bastidores dos escritórios mais inovadores do mundo por meio de entrevistas em vídeo e uma galeria de fotos exclusiva com o espaço de trabalho de cada estúdio.

Um diálogo entre o passado e o presente: a renovação do Hotel Fouquet Barrière

Embora edifícios antigos tenham presença e sejam atraentes, a demolição ou a mudança radical costumam ser seu destino. Enquanto alguns profissionais preferem introduzir estruturas completamente novas, outros optam por celebrar as obras do passado que serviram de base para a cidade que existe hoje. 

Para as obras do Hotel Fouquet Barrière, em Paris, localizado a uma quadra da Avenida Champs Elysées, Edouard François foi selecionado para reformar toda a propriedade, incluindo escritórios, serviços de spa, fachada e pátios. A estratégia de projeto de François foi bastante clara e se baseou no termo “COPY-EDIT”; uma reinterpretação do “antigo” através de tecnologias e materiais contemporâneos.

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Serpentine Pavilion projetado por SelgasCano em 2015 será transferido para Los Angeles

Projetado por SelgasCano, o Serpentine Pavilion de 2015 será relocado na cidade de Los Angeles onde será aberto ao público oferecendo uma programação completa e gratuita ao longo do próximo verão. Idealizada pela Second Home - uma empresa dedicada à promoção de iniciativas criativas e sociais - em parceria com o Museu de História Natural de Los Angeles (NHMLAC), a iniciativa transformará a estrutura flexível do pavilhão em um edifício multifuncional aberto à comunidade, promovendo um programa amplo e diversificado voltado à arte, design, ciências e sustentabilidade.

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Hub de Inovação Empresarial / BIG

Hub de Inovação Empresarial / BIG  - UniversidadeHub de Inovação Empresarial / BIG  - UniversidadeHub de Inovação Empresarial / BIG  - UniversidadeHub de Inovação Empresarial / BIG  - UniversidadeHub de Inovação Empresarial / BIG  - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Bjarke Ingels Group; Bjarke Ingels Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucoil, National Enclosure Company, Viracon

Preservando o sentido de comunidade: de Igreja a centro recreativo

Preservando o sentido de comunidade: de Igreja a centro recreativo - Image 1 of 4Preservando o sentido de comunidade: de Igreja a centro recreativo - Image 2 of 4Preservando o sentido de comunidade: de Igreja a centro recreativo - Image 3 of 4Preservando o sentido de comunidade: de Igreja a centro recreativo - Image 4 of 4Preservando o sentido de comunidade: de Igreja a centro recreativo - Mais Imagens+ 14

Após serem vítimas de bombardeio, os edifícios parecem ter apenas um destino: a destruição. Severamente danificada durante a Guerra Civil Espanhola, a Igreja Gótica de Vilanova de la Barca (Lleida, Espanha), do século XIII, permaneceu abandonada desde 1936.

Foi apenas quase 80 anos depois que os remanescentes da estrutura – partes das naves, a fachada oeste e a abside ao leste – passaram por um processo de restauração e reforma. Desta vez, no entanto, o edifício não foi concebido para ser usado como uma igreja, mas como um salão multiuso.

Uma nova cobertura transformou este antigo castelo alemão em um grande espaço de exposições

O castelo Moritzburg na cidade de Halle é exemplar da arquitetura militar gótica da Alemanha do século XV. Apesar da destruição parcial das alas norte e oeste durante a Guerra dos Trinta Anos, o local conseguiu manter a maioria de suas características originais: uma parede ao redor, três das quatro torres redondas nos cantos e um pátio central.

Mas o mais importante é que o castelo abriga um museu de arte desde 1904. O desafio surgiu quando esse espaço de exposição precisou ser expandido, sem modificar ou adicionar as colunas originais. Com um pouco de genialidade e criatividade, Nieto Sobejano Arquitectos criou um novo espaço expositivo baseado numa ideia arquitetônica única e clara: uma nova cobertura.

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Woodhouse Hotel / ZJJZ

Woodhouse Hotel / ZJJZ - AlberguesWoodhouse Hotel / ZJJZ - AlberguesWoodhouse Hotel / ZJJZ - AlberguesWoodhouse Hotel / ZJJZ - AlberguesWoodhouse Hotel / ZJJZ - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: ZJJZ; ZJJZ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DAaZ 幕友家具

Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto

Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto - Image 1 of 4Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto - Image 2 of 4Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto - Image 3 of 4Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto - Image 4 of 4Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto - Mais Imagens+ 18

Pesquisa é a chave para o projeto Shed #19 de Andrea Oliva— não apenas porque essa antiga fábrica foi transformada em um pólo tecnológico para investigação industrial, mas também porque a proposta arquitetônica usa a pesquisa como uma maneira de identificar as possíveis transformações no edifício. Neste caso, a rica história industrial e do lugar é considerada essencial na remodelação; e o projeto depende da compreensão de seu significado.

FRAC Dunkerque do Lacaton & Vassal é um eco histórico em forma e conceito

Com a mudança da indústria no último século, seja em termos de forma, localização ou tipo, os espaços de produção espalhados pelo mundo ocidental foram reaproveitados. Não há dúvidas ao ver essas estruturas. As grandes janelas, tetos altos e plantas otimizadas para o trabalho fabril agora marcam os espaços da “indústria criativa”. Pense na renovação do Tate Modern (de uma antiga central elétrica) realizada pelo escritório Herzog + de Meuron, ou na recente transformação colaborativa de um pátio de locomotivas em biblioteca nos Países Baixos.

David Adjaye e Serpentine Galleries lançam chamada para instalação de realidade aumentada

As Serpentine Galleries, o Google Arts & Culture e o arquiteto e curador David Adjaye lançaram uma chamada para instalações com realidade aumentada que serão apresentadas juntamente com o Serpentine Pavilion 2019. Os candidatos são convidados a propor "espaços imaginários da cidade e especulações sobre o ambiente construído" a serem desenvolvidos e experimentados através de realidade aumentada (RA).

Architectural League de Nova Iorque anuncia vencedores do programa Emerging Voices 2019

A Architectural League de Nova Iorque anunciou os vencedores do Emerging Voices 2019, um prêmio concedido anualmente a oito indivíduos ou escritórios com sede nos EUA, Canadá ou México. O programa Emerging Voices, que está em sua 37ª edição, procura destacar o trabalho de jovens em ascensão que tem potencial para influenciar o campo da arquitetura.

O programa Emerging Voices é considerado um dos prêmios mais prestigiados da arquitetura norte-americana. Grande parte dos 250 escritórios já premiados passou a ser internacionalmente reconhecida. 

Arquitetura transformada em narrativa: a reforma do Castello di Rivolli de Turim

Arquitetura transformada em narrativa: a reforma do Castello di Rivolli de Turim - Imagem de Destaque
Castello di Rivoli / Andrea Bruno (Refurbishment). Imagem © Laurian Ghinitoiu

Ainda que possamos reconhecer a sua enorme influência histórica, a Itália, enquanto país unificado, possui uma história surpreendentemente jovem. Durante séculos e séculos, a região esteve dividida entre cidades-estados extremamente poderosas e independentes (e conflitantes na maioria dos casos). Cada reino possuía sua própria identidade, cultura e influência regional. Alguns períodos históricos ficaram marcados eternamente na historia da humanidade. Roma é berço da história e da cultura ocidental e o coração de uma religião; Florença é o berço do renascimento e sinônimo de arte e arquitetura; e a agitada Milão é um dos principais centros de moda e design do mundo contemporâneo.

A história de Turim talvez seja um pouco menos romântica. A pequena cidade de Rivoli, na região metropolitana de Turim, não muito longe da fronteira entre a Itália e a França, estabeleceu-se como uma potência industrial. É onde nasceu a Fabrica Italiana Automobile Torino ou simplesmente, a FIAT. Turim é a casa de algumas das melhores e mais reconhecidas universidades da Itália; suas ruas estão repletas de obras de Pier Luigi Nervi, Mario Botta e Aldo Rossi. Mas, apesar de toda a glória de sua arquitetura moderna, talvez seja o Castello di Rivoli um de seus mais importantes exemplares.

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Por que o reuso de edifícios existentes pode (e deve) ser o principal foco dos arquitetos

Certificados e prêmios de sustentabilidade são outorgados todos os dias à novos edifícios que prometem um futuro livre de carbono e impacto zero. Entretanto, a maioria dos esforços que empreendemos para construir edifícios cada vez mais "sustentáveis", acaba no dia de suas inaugurações. O custo energético global da arquitetura tem muito mais a ver com a vida útil de um edifício do que com a sua construção. Embora pareça não haver saída para este atual modelo de sucesso, cabe a nós arquitetos, repensar o significado de arquitetura sustentável nos dias de hoje. Talvez devemos parar de aplaudir e exaltar cegamente os novos edifícios e voltar a nossa atenção para os edifícios que já existem. Este artigo foi originalmente publicado no <em

Durante a primeira conferencia mundial do meio ambiente, realizada na cidade do Rio de Janeiro e chamada de Eco-1992, três alarmantes fatos vieram à tona: a temperatura da Terra está aumentando continuamente; a utilização de combustíveis fósseis é a principal causa deste fenômeno; precisamos, com urgência, adaptar o nosso ambiente construído considerando esta nova realidade. Naquele ano, publiquei um ensaio no Journal of Architectural Education intitulado “Architecture for a Contingent Environment”, sugerindo que arquitetos, naturalistas e preservacionistas deveriam se unir para discutir e enfrentar essa nova realidade.