2016 foi um ano muito importante para o ArchDaily. As mudanças e incertezas em todo o mundo que surgiram ano passado nos permitiram reforçar nossa missão de proporcionar informação, conhecimento e ferramentas aos arquitetos, aumentando o acesso ao conhecimento sobre a arquitetura e permitindo, assim, uma profissão mais diversa e igualitária. Como parte disso, estamos focando em decisões tomadas com base em dados e a partir da inteligência coletiva. A iniciativa que incorpora este nova estratégia é o nosso prêmio anual Building of the Year.
Pelo oitavo ano consecutivo, estamos atribuindo aos nossos leitores a responsabilidade de reconhecer e premiar os projetos que causaram o maior impacto na profissão através do Prêmio ArchDaily Building of the Year 2017. Ao votar, você passa a fazer parte de uma rede imparcial de jurados que tem reconhecido os projetos mais relevantes do mundo nos últimos sete anos. Nas próximas duas semanas, a inteligência coletiva de nossos leitores filtrará mais de três mil projetos para apenas 16 -- o melhor em cada uma das categorias.
Observando a paisagem arquitetônica atual é evidente que o tipo de trabalho que está atualmente ascendente, particularmente entre os escritórios jovens, é muito diferente do que era antes da crise financeira de 2008. Mas o que, exatamente, a paisagem arquitetônica se parece? Em um ensaio intitulado “Well into the 21st Century” na última edição da revista El Croquis, Alejandro Zaera-Polo delineou uma taxonomia da arquitetura do século 21, tentando definir e categorizar as várias novas formas de prática que têm crescido em popularidade nos anos desde, e como resposta política, à crise econômica.
As categorias definidas por Zaera-Polo abrangem sete posições políticas amplas: Os "Ativistas", que rejeitam a dependência da arquitetura em relação às forças de mercado operando amplamente fora dele, com foco em projetos de construção comunitária, envolvimento direto com a construção e financiamentos com estratégias não convencionais; Então há os "Populistas", cujo trabalho é calibrado para se reconectar com a população graças a uma abordagem mediática e diagramática da forma arquitetônica; A seguir estão os "Novos Historicistas", cuja reação ao "fim da história" saudado pelo neoliberalismo é um abraço do design historicamente informado; Os "Céticos", cuja resposta existencial ao colapso do sistema é, em parte, um retorno ao discurso crítico pós-moderno e em parte uma exploração da contingência e da brincadeira através de uma arquitetura de materiais artificiais e cores vivas; Os "Fundamentalistas Materiais", que retornaram a um uso tátil e virtuoso de materiais em resposta ao espetáculo visual da arquitetura de antes da crise; Praticantes da "Austeridade Chique", uma espécie de "normcore" arquitetônico (para emprestar um termo da moda) que se concentram principalmente no processo de produção e no desempenho resultante da arquitetura; E finalmente o "Tecno-Crítico", um grupo de práticas em grande parte produzindo arquitetura especulativa, cujo trabalho se baseia, mas também permanece crítico do parametrismo baseado em dados de seus predecessores.
Como prosseguimento desse ensaio, Zaera-Polo e Guillermo Fernandez-Abascal propuseram aplicar as categorias recentemente definidas às práticas emergentes de hoje com um diagrama de uma "bússola política". Eles convidaram escritórios a responderem sua categorização para desvendar as complexas interdependências e auto-imagem de suas posições políticas. Pela primeira vez o ArchDaily publica os resultados desse exercício.
[Em Nova Iorque] há este problema matemático: 1,8 milhões de pequenas famílias e apenas um milhão de apartamentos adequados. -- Mimi Hoang, diretora do escritório nArchitects
No ano passado, o nArchitects lançou um vídeo que deu início ao desenvolvimento do projeto vencedor do concurso adAPT NYC, chamado Carmel Place (anteriormente My Micro NY). O concurso buscava resolver a necessidade de apartamentos pequenos em Nova Iorque. Agora, em um vídeo recém-lançado, o escritório conta a história completa da torre de micro apartamentos.
Como fundador do escritório Steven Holl Architects, Steven Holl é reconhecido como um dos arquitetos de maior prestígio no mundo, tendo recebido diversos prêmios por suas contribuições ao longo de quase quarenta anos de atuação profissional. Entre as premiações que recebeu, estão a Alvar Aalto Medal em 1998, a AIA Gold Medal em 2012, e o 2014 Praemium Imperiale. Em 1991 a Time Magazine elegei Holl como o melhor arquiteto da América.
Abrir um escritório de arquitetura pode partir do amor e interesse de alguém pela disciplina, mas gerenciar um negócio que seja competitivo exige mais do que apenas gostar do trabalho.O BIM pode ser o elemento definidor para que um escritório se destaque na multidão. Uma empresa pode fazer uso do BIM de muitas maneiras para se tornar mais rentável em seus projetos e mais bem sucedida, antes de tudo, na captação desses projetos. Conheça, a seguir, seis formas de tornar sua empresa mais competitiva com o BIM.
https://www.archdaily.com.br/br/800449/6-formas-de-tornar-seu-escritorio-mais-competitivo-com-o-bimAD Editorial Team
O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou o projeto da Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC), localizado em Lima e projetado por Grafton Architects, com sede em Dublin, como vencedor do primeiro RIBA International Prize. Uma lista de trinta projetos, publicada em maio deste ano, foi reduzida a seis em outubro, antes do grande júri - presidido por Richard Rogers - selecionar o projeto como "um exemplo excepcional de arquitetura civil".
https://www.archdaily.com.br/br/800195/projeto-de-grafton-architect-em-lima-vence-o-riba-international-prizeAD Editorial Team
O mais recente projeto de Herzog & de Meuron, a Elbphilharmonie, foi concluído em Hamburgo. A 37 metros de altura, o mirante do projeto está desenhado em torno de uma praça pública, que é acedida através de uma escada mecânica de 82 metros de comprimento e que proporciona vistas panorâmicas do porto e do resto da cidade.
Para marcar este evento, a Orquestra Sinfônica da NDR apresentou um set de fotografias de Iwan Baan, com ênfase nos espaços interiores. Espera-se que o projeto abra suas portas em 11 de janeiro de 2017.
Cortesia de Strelka Institute for Media, Architecture, and Design, via Flickr
O celebrado arquiteto Remment (Rem) Koolhaas, laureado com o Prêmio Pritzker e curador da Bienal de Veneza de 2014, completa hoje 72 anos. Rem iniciou seus estudos em arquitetura na Architectural Association de Londres em 1968 e posteriormente fundou o OMA (Office of Metropolitan Architecture) com um de seus ex-professores, Elia Zenghelis (juntamente com Zoe Zenghelis e Madelon Vriesendorp).
Apesar da onipresença atual do OMA, o início do escritório em 1975 foi bastante modesto. A comissão para chefiar os projetos do Euralille em 1989 foi um momento decisivo; o escritório começou então a passar de projetos de pequena escala (como a Villa dall'Ava) a projetos de grande escala pelos quais são conhecidos hoje, como a Sede da CCTV (recentemente aleita o "Melhor Edifício em Altura do Mundo") e a Biblioteca de Seattle (considerada um dos mais importantes edifícios do século XXI).
Wang Shu (4 de novembro de 1963) é arquiteto com sede em Hangzhou e reitor da Academia de Artes da China, conhecido por sua resistência ao que considera "arquitetura profissionalizada e sem alma". Sua homenagem à tradição local, ao ambiente e ao artesanato fez com que se tornasse o primeiro cidadão chinês, e a quarta pessoa mais jovem da história, a receber o Prêmio Pritzker em 2012 por "uma arquitetura que é atemporal, profundamente enraizada em seu contexto e, ainda assim, universal".
O prêmio, agora em seu nono ano, "celebra projetos que promovam ou que incentivem desafios, permitindo acesso, estendendo a prática de projetar ou capturando o espírito do ano". Os candidatos são selecionados em seis categorias, incluindo Arquitetura, Digital, Moda, Gráfico, Produto e Transporte. Uma exposição com projetos ocorrerá entre 24 de novembro de 2016 e 19 de fevereiro de 2017.
"Entre um forte grupo de projetos, Grace Farms emergiu como vencedor evidente pela clareza e consistência de sua solução arquitetônica", comentou Stan Allen, presidente do júri co MCHAP.
"O júri foi impressionado pelo modo radical como a linha entre arquitetura e paisagem é diluída pelo edifício batizado de "Rio". A experiência primeira do edifício revela uma realização confiante e a imediaticidade de seus detalhes. Finalmente, o projeto Grace Farms demonstra de modo única a capacidade da arquitetura de fazer um lugar para uma nova instituição inovadora."