Museu do oceano e do surfe / Steven Holl Architects + Solange Fabião

Museu do oceano e do surfe / Steven Holl Architects + Solange Fabião - Mais Imagens+ 25

Biarritz, França
  • Project Team Steven Holl Architects: Solange Fabião, Steven Holl (design architect), Rodolfo Dias (project architect), Chris McVoy (project advisor), Filipe Taboada (assistant project architect), Francesco Bartolozzi, Christopher Brokaw, Cosimo Caggiula, Rychiee Espinosa, Florence Guiraud, Richard Liu, Maki Matsubayashi, Johanna Muszbek, Ernest Ng, Alessandro Orsini, Nelson Wilmotte, Ebbie Wisecarver, Lan Wu, Christina Yessios (project team)
  • Project Team Rüssli Architekten: Justin Rüssli, Mimi Kueh, Stephan Bieri, Björn Zepnik (project team DD/CD)
  • Structural Consultant: : Betec & Vinci Construction Marseille
  • Acoustical Consultant: AVEL Acoustique
  • Lighting Consultant: L’Observatoire International
  • Hvac Consultant: Elithis
  • General Contractor: Faura Silva, GTM Sud-Ouest Batiment
  • Exhibition Engineer: CESMA
  • Exhibition Contractor: Geroari
  • Associate Architects: Agence d'Architecture X.Leibar JM Seigneurin
  • Cidade: Biarritz
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O museu do oceano e do surfe (Cité de l'Océan et du Surf) explora o surfe e o mar através do seu papel recreativo, científico e ecológico. O projeto feito por Steven Holl Architects em colaboração com Solange Fabião é o ganhador de um concurso internacional que incluía os escritórios de Enric Miralles / Benedetta Tagliabue, Brochet Lajus Pueyo, Bernard Tschumi e Jean-Michel Willmotte.

Planta

A forma do edifício deriva do conceito espacial "sob o céu"/"sob o mar". Um côncavo "sob o céu" confere forma ao caráter do principal espaço exterior, a "Place de l'Ocean" A estrutura convexa da cobertura cria os espaços expositivos "sob o mar". As qualidades espaciais do edifício são experimentadas desde o acesso, onde o hall e as rampas oferecem uma ampla vista área das zonas de exposição, a medida que passam ao longo da superfície curva, animadas por uma imagem e luz em movimento. 

© Iwan Baan

A integração precisa do conceito e da topografia cria um perfil formal único. Em direção ao mar, a forma côncava da praça do projeto se estende através da paisagem. Com bordas levemente curvadas, a paisagem, uma mescla de campo e vegetação local, é uma continuação do edifício e será a sede de festivais e eventos diários que se integram com as instalações do museu.

Cortes

Duas "rochas de vidro", que abrigam o restaurante e o quiosque dos surfistas, ativam a praça central ao ar livre e conectam-se com duas grandes rochas na praia. É possível acessar as "rochas de vidro" através da entrada principal que interliga o nível da rua com a cafeteria e com quiosque dos surfistas e também de forma independente, através da praça, desenhada como o principal espaço de encontro aberto ao público.

Courtesy of Steven Holl Architects

A loja do museu encontra-se no nível intermediário dos espaços de exposição, com acesso direto ao hall de entrada e ao auditório. O restaurante mais íntimo e o terraço elevado ao ar livre estão no nível superior do museu desde onde se aprecia uma vista panorâmica ao mar aberto.

Courtesy of Steven Holl Architects

Na esquina sudoeste do edifício existe uma piscina com ondas que serve também como espaço de reunião para os surfistas no nível da praça e um pórtico aberto por baixo que conecta-se com o auditório e com os espaços expositivos no interior do museu. Esta área coberta oferece um espaço protegido para a interação ao ar livre, reuniões e eventos. 

© Iwan Baan

O exterior do edifício é de concreto branco texturizado com agregados do sul da França. Os materiais da praça são uma variação progressiva de pavimentação desde pedras portuguesas, grama e demais vegetações naturais. Uma combinação de vidros laminados animam a dinâmica visual melhorando o conforto interior. O interior do espaço principal em gesso branco e pisos de madeira proporciona flexibilidade às conexões subterrâneas. 

© Iwan Baan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Biarritz, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu do oceano e do surfe / Steven Holl Architects + Solange Fabião" [Museum of Ocean and Surf / Steven Holl Architects + Solange Fabiao] 28 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800272/museu-do-oceano-e-do-surfe-steven-holl-architects-plus-solange-fabiao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.