6 formas de tornar seu escritório mais competitivo com o BIM

Abrir um escritório de arquitetura pode partir do amor e interesse de alguém pela disciplina, mas gerenciar um negócio que seja competitivo exige mais do que apenas gostar do trabalho. O BIM pode ser o elemento definidor para que um escritório se destaque na multidão. Uma empresa pode fazer uso do BIM de muitas maneiras para se tornar mais rentável em seus projetos e mais bem sucedida, antes de tudo, na captação desses projetos. Conheça, a seguir, seis formas de tornar sua empresa mais competitiva com o BIM.

Usar o BIM pode ajudar muitas empresas a evitar serviços externos como renderização. Cortesia da Imagem: Autodesk

1. Evitando terceirizar serviços

O BIM esteve disponível para empresas de arquitetura e design por décadas, mas em seus primeiros anos exigiu muito tempo e capacidade de computadores para que ele fizesse sentido para empresas menores, que ainda acreditavam que terceirizar processos, como a visualização de seus projetos, possuía um bom custo-benefício. Mas agora, com a facilidade de acesso ao software BIM e a viabilidade de implementação para quase qualquer arquiteto, as empresas podem se beneficiar com o BIM criando suas próprias imagens ao invés de pagar por elas.

2. Processos mais flexíveis

Ao usar BIM dentro de sua própria empresa, você também ganha bastante flexibilidade caso existam alterações no projeto. Quando as renderizações são terceirizadas, por exemplo, os modelos e imagens são enviados e reenviados inúmeras vezes; da mesma forma, para processos que não utilizam BIM, qualquer alteração de projeto deve ser comunicada em detalhes para engenheiros e construtoras, por e-mail ou mesmo pessoalmente. Mas com modelos compartilhados BIM informando essas mudanças aos subcontratados automaticamente, o tempo e o dinheiro gastos nessa comunicação são mínimos, dando aos projetistas muito mais liberdade para garantir que o projeto atenda às expectativas dos clientes.

3. Melhor compreensão do espaço projetado

Ao projetar um edifício usando o sistema baseado em modelagem 3D do BIM, é possível gerar rapidamente vistas renderizadas da proposta, assim como melhorar a compreensão do projeto e do terreno entre os arquitetos que trabalham no projeto. Como Crawford Smith, especialista em BIM na SERA Architects Inc., explica:

"As visualizações em forma de modelos 3D ajudaram todos os envolvidos, independentemente de sua formação técnica, a rapidamente compreender o desenvolvimento acelerado do prédio e dos espaços para alugar".

Ser capaz de trabalhar colaborativamente com engenheiros e consultores no mesmo modelo aumenta a velocidade dos processos de comunicação. Imagem © SERA Architects

4. Oferecer feedbacks mais rápidos

Além disso, ao internalizar alguns processos que antes poderiam ter sido terceirizados e ao melhorar a comunicação sobre os processos existentes, o BIM também oferece feedback rápido sobre novas propostas de projeto, particularmente na comunicação com clientes.Como explica William Sharples, diretor da SHoP:

"O BIM nos ajudou a usar o poder da visualização para avançar em tempo e distância".

Gerar suas próprias visualizações permite que você reaja muito mais rapidamente às críticas e sugestões de um cliente; minimizar o tempo necessário para feedback não só reduz custos, mas também melhora a sua confiabilidade e reputação como empresa.

5. Exploração criativa

Enquanto muito é falado sobre o aumento de produtividade e eficiência como resultado direto do uso do BIM, é menos comumente discutido que isso também abre oportunidades para melhores criações. Ao cumprir os prazos antes do tempo e produzir modelos precisos e ricos em informações, o BIM oferece tempo para que os arquitetos conduzam investigações criativas. Durante tal atividade, melhores alternativas a um projeto podem surgir, produzindo mais opções e dados visuais para o cliente. Crawford Smith, especialista em BIM da SERA, diz:

"As soluções Autodesk BIM nos ajudaram a gastar menos tempo produzindo desenhos e mais tempo na criação de projetos".

6. Opções avançadas de visualização

Um dos argumentos mais fortes para a implementação do BIM - um que ainda pode ajudar uma empresa a se destacar entre quase todos os seus concorrentes - são os recentes avanços na tecnologia visual; especificamente, avanços em Realidade Virtual. Utilizar o processo de modelagem 3D no BIM significa que os projetos são facilmente renderizados e importados para uma ampla variedade de ambientes de RV, por exemplo, o novo serviço LIVE da Autodesk que oferece uma renderização interativa com um clique no Revit. Em breve, é provável que a tecnologia RV seja tão procurada pelos clientes quanto as renderizações comuns são hoje, e se constituir como uma empresa de arquitetura que tem as habilidades internas necessárias para esta mudança será um grande trunfo. A capacidade de incorporar rapidamente o feedback do cliente em um modelo que pode ser comunicado com RV, sem dúvida, traz qualquer empresa de arquitetura à frente.

Faça o download do Definitive Guide to Growing your Architecture Firm with BIM para aprender a construir seu negócio com BIM.

Este artigo foi patrocinado pela Autodesk.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "6 formas de tornar seu escritório mais competitivo com o BIM" [6 Ways BIM Can Make Your Architecture Firm More Competitive] 03 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800449/6-formas-de-tornar-seu-escritorio-mais-competitivo-com-o-bim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.