Grace Farms do SANAA vence o Prêmio MCHAP 2014/2015

Grace Farms do SANAA vence o Prêmio MCHAP 2014/2015

O projeto Grace Farms, do escritório SANAA foi anunciado como vencedor do Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP) 2014/2015, que reconhece as obras de arquitetura mais distintas construídas na América.

O projeto foi selecionado dentre uma lista de sete finalistas e se junta agora à Fundação Iberê Camargo, de Álvaro Siza, e o 1111 Lincoln Road, de Herzog & de Meuron, projetos que dividiram o primeiro Prêmio MCHAP.

"Entre um forte grupo de projetos, Grace Farms emergiu como vencedor evidente pela clareza e consistência de sua solução arquitetônica", comentou Stan Allen, presidente do júri co MCHAP.

"O júri foi impressionado pelo modo radical como a linha entre arquitetura e paisagem é diluída pelo edifício batizado de "Rio". A experiência primeira do edifício revela uma realização confiante e a imediaticidade de seus detalhes. Finalmente, o projeto Grace Farms demonstra de modo única a capacidade da arquitetura de fazer um lugar para uma nova instituição inovadora."

Saiba mais sobre o projeto, a seguir.

Grace Farms do SANAA vence o Prêmio MCHAP 2014/2015 - Mais Imagens+ 6

© Iwan Baan

Criação de um edifício polivalente e projeto paisagístico para Grace Farms, ambiente natural de 32 hectares em New Canaan, Connecticut que a Fundação Grace Farms vem preservando como um espaço aberto de presente às pessoas a experienciarem a natureza, o encontro com as artes, a busca por justiça, fomentando a comunidade e explorando a fé. As instalações do edifício serão disponibilizadas pela Fundação à Igreja local e outros grupos sem fins lucrativos e comunitários selecionados. Será um local para as amenidades e programas públicos que vão desde cafés, debates, concertos intimistas e aulas de arte e atletismo para uma série multidisciplinar de projetos e eventos culturais.

© Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan

Cerca de 31 dos 32 hectares do terreno serão mantidos perpetuamente como prados, bosques, pântanos e lagoas. O projeto de OLIN preserva e melhora o habitat existente para a flora e fauna nativa, integrando uma horta comunitária, pistas de atletismo, trilhas e um parque infantil projetado por SANAA. As árvores que foram cortadas para a construção foram moídas no local para construir o mobiliário, que inclui mesas comunitárias de 5,5 metros de comprimento. Cinquenta e cinco poços geotérmicos de 150 metros de profundidade foram perfurados no terreno para aquecimento e refrigeração.

© Dean Kaufman

Os fundadores do SANAA, Kazuko Sejima e Ryue Nishizawa, foram reconhecidos com o Prêmio MCHAP, uma cadeira no IIT Architecture de Chicago no próximo ano acadêmico, e US$ 50 mil para a realização de pesquisas e uma publicação.

© Iwan Baan

Também foi anunciado o vencedor do novo prêmio estudantil -- o MCHAP.student. O prêmio, concedido ao "projeto mais notável realizado em 2015/2016 por um estudante de graduação, que aborde a metrópole através de uma proposta arquitetônica", foi oferecido ao trabalho "(a)typical office", de Tommy Kyung-Tae Nam e Yun Yun do Taubman College of Architecture and Urban Planning da Universidade de Michigan.

Grace Farms on Community Day. Image © Dean Kaufman

Saiba mais sobre o projeto aqui.

O júri da edição deste ano do MCHAP foi composto por Wiel Arets, Florencia Rodriguez, Ila Berman, Jean Pierre Crousse e Stan Allen. Para tomar a decisão final de premiar Grace Farms, todos os membros do júri visitaram os sete projetos finalistas para ter uma experiência pessoal da arquitetura.

"Pode haver uma cultura arquitetônica global hoje em dia, mas cada lugar que visitamos tinha sua própria identidade e cada projeto respondia a um contexto específico. Como jurados, também observamos temas comuns: todos os projetos, menos aqueles em áreas urbanas, dialogam com a paisagem, todos assumem a arquitetura como uma força de mudança, e, finalmente, todos encontram um equilíbrio delicado entre inovação e a história da disciplina", comentou Allen.

Saiba mais sobre o MCHAP na página do IIT, aqui.

Grace Farms / SANAA

Via MCHAP.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Grace Farms do SANAA vence o Prêmio MCHAP 2014/2015" 20 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797738/grace-farms-do-sanaa-vence-o-premio-mchap-2014-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.