Proposta de Tatiana Bilbao na Bienal de Arquitetura de Chicago responde ao problema de habitação social no México

Com a inauguração recente da primeira Bienal de Arquitetura de Chicago, o tema central deste grande evento internacional - "The State of the Art of Architecture" - se fez presente através de diferentes abordagens arquitetônicas com intervenções de mais de 100 arquitetos de 30 diferentes países que buscavam "demonstrar que a arquitetura é importante em qualquer escala".

Após apresentar as 15 instalações mais interessantes da Bienal, mostramos agora a proposta exibida pelo escritório mexicano liderado por Tatiana Bilbao, que enfrenta o problema da habitação social no México por meio de um protótipo flexível que responder às diferentes necessidades de cada família.

Mais detalhes sobre o projeto, a seguir.

Proposta de Tatiana Bilbao na Bienal de Arquitetura de Chicago responde ao problema de habitação social no México  - Mais Imagens+ 15

Cortesia de Tatiana Bilbao

Dos arquitetos:

A habitação social se converteu em um dos temas mais importantes de nossa agenda arquitetônica atual. Apenas no México, há mais de 30 milhões de casas em toda a extensão do país, com uma população de cerca de 120 milhões de habitantes, porém com uma das taxas de crescimento demográfico mais alta da América Latina, totalizando um déficit de 9 milhões de unidades.

Neste panorama, desenvolvemos um projeto cujo objetivo mais importante é a criação de um protótipo de habitação com qualidades espaciais e materiais a um preço acessível. Para alcançar este objetivo, necessitávamos saber quais as necessidade das pessoas que realmente viveriam nessas casas, assim como conhecer seus interesses em relação aos materiais, forma, função e aparência.

Cortesia de Tatiana Bilbao

Após várias entrevistas e oficinas in situ, e em contraste com o que se estava construindo em todo o país, chegamos a um projeto que adota a forma da casa arquetípica (duas águas inclinadas) e que se adapta às diferentes situações geográficas, sociais e culturais.

Cortesia de Tatiana Bilbao

Ultrapassamos a exigência federal mínima de 43m² por unidade através da construção de um núcleo central feito de materiais rígidos (blocos de concreto) e diferentes módulos perimetrais de materiais mais leves e baratos (pallets de madeira) que permitem futuras ampliações em diferentes fases, preservando sempre a aparência exterior da casa e adaptando-se ao orçamento, necessidade e desejos de cada família.

Cortesia de Tatiana Bilbao

A primeira fase da casa inclui dois dormitórios, um banheiro, uma cozinha e um ambiente que serve como sala de estar e jantar de 5 metros de altura. Quando concluída, a terceira fase contempla espaços para os mesmos ambientes além de 5 quartos separados, com a possibilidade de acondicionar cada um deles separadamente segundo as necessidades específicas de cada família.

Cortesia de Tatiana Bilbao

Diversas tecnologias ecológicas também foram incluídas a fim de alcançar a máxima eficiência energética. Além disso, diferentes disposições espaciais internas permitem responder às diferenças de hábitos e tradições urbanas e rurais, proporcionando a cada família mexicana uma solução acessível e inteligente de moradia digna.

Cortesia de Tatiana Bilbao

Creditos

Diretora: Tatiana Bilbao
Sócios: David Vaner, Catia Bilbao
Gerente de projeto: Juan Pablo Benlliure
Comunicação: Gabriela Álvarez
Líder da equipe: Alba Cortés
Equipe de projeto: Valentina Marchetti, Enrique Silva, Sonia Castañón, Abelardo Bravo, Alejandro Campos, Karen Díaz de León
Modelos: Rodolfo Díaz

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cruz, Daniela. "Proposta de Tatiana Bilbao na Bienal de Arquitetura de Chicago responde ao problema de habitação social no México " [Propuesta de Tatiana Bilbao en la Bienal de Arquitectura de Chicago responde al problema de vivienda social en México] 15 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775234/proposta-de-tatiana-bilbao-na-bienal-de-arquitetura-de-chicago-responde-ao-problema-de-habitacao-social-no-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.