Costumava visitar Granada com os pais nos anos 40 e lembra-se de vaguear pelos jardins da Alhambra, uma fortaleza apalaçada que serviu de corte ao Rei, enquanto admirava a maneira como a paisagem natural e artificial se fundiam, os grandes pátios e os jogos de luz e sombra. Muitos anos mais tarde, em 2011, Álvaro Siza Vieira venceu um concurso internacional para a criação de um novo pavilhão de acesso à Alhambra, o segundo local mais visitado em Espanha (atrás da Sagrada Família, em Barcelona), com um projeto realizado em colaboração com o arquiteto espanhol Juan Domingo Santos. "Cada projeto é um desafio, mas este é mítico", afirmou Siza sobre a Porta Nova.
Depois de várias discussões em torno da sua viabilidade, foi anunciado em dezembro passado que o projeto tinha sido cancelado pelo governo de Andaluzia e pelo ICOM, órgão consultivo da UNESCO, e que não iria avançar devido à grande concentração de serviços comerciais. "Argumentam que o projeto não está integrado e é invasivo quando o próprio júri destacou a sua integração. Acho que houve motivos políticos, um conflito entre a junta e a cidade", explica Siza, e estranha que o ICOM sugira que o projeto seja adaptado a outro local.
A prefeitura de Barcelona lançou uma convocatória de propostas para a transformação de La Rambla, o histórico passeio que conecta a Plaza de Cataluña com o antigo porto. 'Temos uma Rambla que é patrimônio da cidadania, e todos sentimos que a estamos perdendo', afirmou Gala Pin, conselheira para a Ciutat Vella, em conversa com o El Digital.
O meio local resgata que os concorrentes devem levar em conta "aspectos como a tradição histórica [e programática] da Rambla, o forte afluxo turístico, as relações com os bairros vizinhos, a conexão com as praças de Cataluña e de Colom, a atividade socioeconômica do bairro, as dinâmicas diurnas e noturnas, a mobilidade do transporte público e o patrimônio existente".
James Welling, 8183, 2016 from the series Chicago, 2016-2017, Courtesy the Artist and David Zwirner, New York and London. Image Cortesia de Chicago Architecture Biennial
A Bienal de Arquitetura de Chicago anunciou a lista de participantes convidados a contribuir para a segunda edição do evento, que será realizada entre 16 de setembro e 7 de janeiro de 2018, em Chicago. Mais de 100 escritórios de arquitetura e artistas foram selecionados pelos diretores artísticos de 2017, Sharon Johnston e Mark Lee, fundadores da Johnston Marklee, de Los Angeles, para projetar exposições que serão exibidas no Chicago Cultural Center e em toda a cidade. Entre os selecionados, destaca-se a presença portuguesa com Aires Mateus, Bak Gordon, Barbas Lopes, Fala Atelier, Nuno Brandão Costa e SAMI-arquitectos.
"Nossa meta para a Bienal de Arquitetura de Chicago 2017 é continuar a construir a partir dos temas e ideias apresentadas na primeira edição", explicaram Johnston e Lee. "Esperamos examinar, através do trabalho dos participantes escolhidos, o contínuo envolvimento com questões de história e arquitetura como uma prática evolutiva".
O escritório holandês Rietveld-Architecture-Art-Affordances (RAAAF) apresentou a sua mais recente instalação, intitulada "Breaking Habits", no Mondriaan Fund for Visual Arts em Amsterdã. Breaking Habits prevê um ambiente doméstico sem cadeiras e sofás, explorando um modelo de vida diagonal através de um sistema de tapetes flexíveis.
https://www.archdaily.com.br/br/806453/raaaf-questiona-as-dinamicas-do-morar-com-a-instalacao-breaking-habitsNiall Patrick Walsh
Enquanto a impressão 3D em grande escala para a arquitetura continua a ser uma área de pesquisa muito movimentada, a empresa XtreeE, com sede na França, vem usando o concreto impresso 3D em projetos desde 2015. Sua mais recente criação é uma estrutura de suporte orgânica para um parque infantil em Aix -en-Provence.
O World Architecture Festival anunciou o lançamento da 10ª edição do evento com o lançamento do "Manifesto WAF", que identifica os principais desafios que a profissão enfrentará nos próximos dez anos. Destinado a angariar financiamento para a pesquisa de arquitetura, o manifesto esboça uma série de tópicos onde os arquitetos podem usar sua influência para afetar a sociedade como um todo.
Após sua inauguração em setembro do ano passado, o Smithsonian National Museum of African American History and Culture pode ser visto em pleno funcionamento graças a esta recente série de fotografias feita pelo fotógrafo Brad Feinknopf. Projetado por Freelon Adjaye Bond / SmithGroup JJR (uma colaboração que incluiu Perkins + Will Phil Freelon, David Adjaye de Adjaye Associates, Davis Brody Bond e SmithGroup JJR), o edifício de 420.000 metros quadrados abriga inúmeras galerias e coleções, além de um teatro. Mantendo uma forte ligação com a história africana enraizada da América, o museu afirma uma sutil presença na paisagem, coexistindo ao lado do Monumento de Washington e do Museu Nacional de História Americana.
Ao contrário de algumas crenças, a mudança climática não é simplesmente uma ameaça não identificável num horizonte distante, mas um fenômeno que já teve impacto real em diversas partes do mundo. Para ilustrar estes efeitos em nosso ambiente, o New York Times lançou uma nova série multimídia chamada "Changing Climate, Changing Cities", escrita pelo crítico de arquitetura Michael Kimmelman, que pretende expor como a mudança climática está "desafiando os centros urbanos de todo o mundo".
A primeira reportagem apresenta a Cidade do México, onde questões ambientais que causam danos há séculos -- como a escassez de água e o afundamento do solo -- começam a ver seus efeitos multiplicados pela mudança climática na cidade. A matéria explica a raiz desses problemas e seus efeitos em uma infraestrutura e tecido social já fragilizados.
Parte da obra de Gabriela Carrillo (direita) e Rozana Montiel (esquerda)
Hoje, 3 de março, a publicação The Architectural Review, junto ao The Architects’ Journal anunciaram as arquitetas mexicanas Gabriela Carrillo e Rozana Montiel como vencedoras do AR Emerging Architecture 2017 nos Prêmios Women in Architecture.
O júri mostrou-se particularmente impressionado com o Tribunal de Pátzcuaro em Michoacán (México), que responde habilmente a uma demanda para projetar espaços flexíveis, cumprindo com estritas regras de segurança e melhorando a transparência nos processos judiciais. Além disso, o júri destacou o sensível compromisso com as comunidades que ativam simples formas arquitetônicas, como se pode apreciar em seus perceptivos projetos como QUADRA, em Veracruz, a Unidade Habitacional San Pablo Xalpa e a Casa Tepoztlan, todos no México.
Após vencer o "Design of the Year" com uma solução de habitação para refugiados, intitulada "Better Shelter", a IKEA retorna com uma solução pioneira para uma das necessidades contemporâneas da sociedade. Desenvolvido pelo laboratório de inovação IKEA Space10, em parceria com os arquitetos Sine Lindholm e Mads-Ulrik Husum, o "Growroom" consiste em uma estrutura esférica de jardim destinada a ajudar as pessoas a "cultivarem seu próprio alimento localmente de maneira bonita e sustentável". E agora, os desenhos da estrutura foram disponibilizados gratuitamente on-line através da plataforma de código aberto Space10, dando a todos a oportunidade de construir seu próprio jardim esférico.
Uma das técnicas mais comuns de impressão em 3D consiste em usar um laser para curar o plástico ativado pela luz, imprimindo camadas empilhadas em um processo demorado. Mas agora a start-up de tecnologia Daqri descobriu uma maneira de acelerar esse processo: usando hologramas tridimensionais.
Frank Gehry foi convidado pela plataforma de ensino online MasterClass para oferecer um curso interativo de arquitetura e projeto sobre seu processo criativo. O curso contará com 15 aulas em vídeo e uma crítica do próprio arquiteto sobre o trabalho de um aluno selecionado.
A um custo de US$ 90, as aulas irão tratar da carreira e abordagem arquitetônica de Gehry, ilustradas por croquis e modelos do arquivo privado do arquiteto. Cada aula terá como base um caderno para download com anotações e informações para a semana.
Trabalhando juntos desde 1988 sob o nome de RCR Arquitectes, a equipe abordou uma ampla gama de tipologias em sua carreira e a maioria de suas obras estão em sua terra natal: Catalunha (Espanha). Nesta ocasião, te convidamos a conhecer o trabalho em 20 imagens que exemplificam o interesse particular dos arquitetos pelos detalhes e materialidade.
Instalação Two Mainfolds (2016). Image Cortesia de Festival Walk&Talk
De vocação experimental, o Festival Walk&Talk privilegia a apresentação de projetos inéditos e a sua realização efetiva a programação que é desenvolvida ao longo de todo o ano pela Anda&Fala – Associação Cultural, através de residências que estimulam a criação artística contemporânea, a partir do contexto cultural e geográfico específico dos Açores. Jesse James, Diretor artístico do Walk&Talk e co-fundador da Associação Anda&Fala, sublinha: “O Walk&Talk está a consolidar-se como uma plataforma de programação artística contínua que, baseada nos Açores, se quer também sustentada a longo prazo, para que continue a ser capaz de atrair e apoiar a criação artística nas suas mais variadas formas de expressão”.
O arquiteto Evgeny Didorenko lançou sua proposta conceitual, o Museu do Rio Tâmisa, que visa melhorar a conectividade na margem norte do rio Tâmisa e criar um espaço de museu emocionante em Londres.
O Museu Tâmisa é atualmente um conceito de museu sem acomodação permanente. Embora não oficialmente conectado ao Museu do Tâmisa, o trabalho de Didorenko sugere um local e um projeto que não só funcionaria com o contexto do museu, mas que também resolveria questões existentes na margem do rio.
Portanto, o terreno da proposta é uma parte subutilizada da margem norte -Queen's Quay, em Londres. Historicamente, Queen's Quay serviu como um centro de transporte para entregar mercadorias para os moradores da cidade a partir do mar, mas agora está abandonado, e permanece seco durante os períodos de maré baixa, quando os níveis de água baixam até oito metros.
Há dois dias atrás, o ArchDaily teve a honra de entrevistar Ramon Vilalta, um dos três arquitetos agraciado com o Prêmio Pritzker de 2017. Vilalta nos ofereceu uma perspectiva única sobre a história por trás de sua colaboração com Rafael Aranda e Carme Pigem, e como sua conexão com a sua pequena cidade natal Olot, na Espanha, influenciou uma carreira que tem produzido projetos excepcionais em seu escritório RCR Arquitectes.
Como foi o início do escritório? Porque vocês se juntaram tão rápido após terem concluído a faculdade?
RV: Nesse sentido fomos pessoas bastante disciplinadas. Nós fizemos o curso rapidamente e depois de sair decidimos criar um escritório; tomar a decisão de enfrentar a arquitetura através da partilha, realmente compartilhando ela. Somos pessoas com personalidades diferentes, cada um é de uma maneira, mas o que sai da química dos três acho que nos torna especiais. É isso que sinto, uma grande decisão que não foi fácil de tomar naquele momento.
Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta foram nomeados os vencedores do Prêmio Pritzker 2017. Seus projetos destacam a materialidade e as técnicas construtivas - fazendo intenso uso da cor, transparências e luz - e abrangem uma ampla gama de programas, de museus e teatros a escolas e residências.
Os três arquitetos, todos catalães e originários de Olot, trabalham conjuntamente como RCR Arquitectes desde 1988 e se formaram em arquitetura pela ETSAV (Escola Tècnica Superior d’Arquitectura del Vallès) um ano antes. Esta 39ª edição do Pritzker é a primeira vez em que três arquitetos são premiados simultaneamente a apenas a segunda vez que o prêmio é concedido a algum arquiteto espanhol - a primeira vez que isso ocorreu foi com a premiação de Rafael Moneo em 1996.
https://www.archdaily.com.br/br/806202/2017-premio-pritzker-rcr-arquitectes-rafael-aranda-carme-pigem-ramon-vilaltaEquipe ArchDaily Brasil
Daniel Valle Architects recebeu o primeiro prêmio no concurso público para projetar um jardim de infância e um centro sênior de bem-estar em Seul, Coreia do Sul, com seu projeto Maebong Daycare Center.
Localizado no bairro de Oksu-dong, o Centro de 700 metros quadrados é projetado em torno da ideia de mudar a escala do edifício, para que as crianças sintam-se mais confortáveis. Por exemplo, o volume do espaço é dividido em cinco unidades que utilizam várias cores, geometrias e materiais para enfatizar unidades menores dentro do todo.
"Espaços interiores são projetados considerando tanto o tamanho do adulto como das crianças. Salas de aula e outros espaços são fornecidos com soluções de armazenamento inteligente para maximizar o uso de espaço e flexibilidade. Uma "parede grossa" conterá a maioria dos itens necessários na sala de aula, bem como fornecerá recursos de exercício e diversão. "
Neste ensaio fotográfico, Norbert Juhász - fotógrafo húngaro de Budapeste - apresenta um estudo das aldeias berberes marroquinas (próximas a Imlil e vales circundantes). Localizados nas montanhas Grand Atlas, esses assentamentos remotos estão cada vez mais conectados ao "mundo exterior". Nas palavras de Juhász, "muitos estão agora ligados à rede elétrica e têm algum tipo de acesso rodoviário". Todavia, "mulas ainda são uma forma popular de transporte."
O Stade du Roland Garros, sede de um dos quatro torneios de Grand Slam do tênis, o Aberto da França, divulgou animações dos dois novos estádios planejados para o parque histórico. As renovações incluirão uma remodelação de US$ 400 milhões do estádio principal e uma nova quadra inspirada em uma estufa, a primeira deste tipo em um torneio de grande porte.
O premiado Cella Bar, localizado na ilha do Pico, Portugal, foi destruído ontem pela força do mar. Segundo o presidente da câmara da cidade de Madalena, José António Soares, a "ondulação fortíssima" destruiu o térreo do famoso edifício. Apelidado por alguns como "o bar mais bonito do mundo", o Cella Bar foi eleito pelo público como vencedor na categoria Arquitetura de Lazer & Serviços no Building of the Year 2016.
Martin Duplantier Architectes ganhou um concurso organizado pela empresa de turismo chinesa ZTG com um projeto para uma série de pontes e pavilhões "ilusionistas" em Zhangjiajie ocidental, na China. Contrastando com a paisagem "barroca" circundante, que é um patrimônio mundial, o projeto utiliza formas geométricas e implantação delicada para "criar uma relação física" com as suas faces rochosas vizinhas.
O projeto apresenta três passarelas: "a ilusão de um espelho para um, o medo do vazio para o próximo e, finalmente, o cenário no abismo para a final."
O American Institute of Architects (AIA) nomeou 178 membros ao College of Fellows, uma honra concedida a membros que fizeram "uma contribuição significativa à arquitetura e à sociedade e que alcançaram um padrão de excelência na profissão."