Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

IKEA Lab disponibiliza desenhos para construir um jardim esférico

IKEA Lab disponibiliza desenhos para construir um jardim esférico

Após vencer o "Design of the Year" com uma solução de habitação para refugiados, intitulada "Better Shelter", a IKEA retorna com uma solução pioneira para uma das necessidades contemporâneas da sociedade. Desenvolvido pelo laboratório de inovação IKEA Space10, em parceria com os arquitetos Sine Lindholm e Mads-Ulrik Husum, o "Growroom" consiste em uma estrutura esférica de jardim destinada a ajudar as pessoas a "cultivarem seu próprio alimento localmente de maneira bonita e sustentável". E agora, os desenhos da estrutura foram disponibilizados gratuitamente on-line através da plataforma de código aberto Space10, dando a todos a oportunidade de construir seu próprio jardim esférico.

Growroom designers Mads-Ulrik Husum and Sine Lindholm. Image © Niklas Vindelev. Via Space10 The original Growroom exhibited at CHART ART FAIR (with Bjarke Ingels). Image © Rasmus Hjortshøj. Via Space 10 © Niklas Vindelev. Via Space10 IKEA Lab disponibiliza desenhos para construir um jardim esférico + 5

The original Growroom exhibited at CHART ART FAIR (with Bjarke Ingels). Image © Rasmus Hjortshøj. Via Space 10
The original Growroom exhibited at CHART ART FAIR (with Bjarke Ingels). Image © Rasmus Hjortshøj. Via Space 10

Projetado para que as comunidades possam iniciar seus próprios jardins urbanos de modo acessível, o Growroom ocupa apenas uma área de 2,8 m x 2,5 m, aproveitando a forma esférica para garantir que as plantas recebam luz natural em uma configuração vertical.

"O jardim foi projetado para contribuir com nossa sensação cotidiana de bem-estar nas cidades, criando um pequeno oásis ou 'pausa' em nosso cenário social de alto ritmo, e permitindo que as pessoas se conectar com a natureza", explicou o Space10. "O pavilhão, construído como uma esfera, pode estar livremente em qualquer contexto e aponta em uma direção de expansão da arquitetura contemporânea e compartilhada."

Growroom designers Mads-Ulrik Husum and Sine Lindholm. Image © Niklas Vindelev. Via Space10
Growroom designers Mads-Ulrik Husum and Sine Lindholm. Image © Niklas Vindelev. Via Space10

Para construir seu próprio Growroom são necessárias apenas 17 chapas de madeira compensada, um martelo de borracha, alguns parafusos de metal e uma fresadora CNC (ou acesso a um fab lab local). As instruções de montagem não são muito diferentes de outras peças de mobiliário da IKEA.

© Niklas Vindelev. Via Space10
© Niklas Vindelev. Via Space10

Saiba mais sobre o Growroom here, e baixe os desenhos para construir seu jardim esférico, aqui.

Via Space10.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "IKEA Lab disponibiliza desenhos para construir um jardim esférico" 03 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806356/ikea-lab-disponibiliza-desenhos-para-construir-um-jardim-esferico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.