Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta vencem o Prêmio Pritzker 2017

Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta foram nomeados os vencedores do Prêmio Pritzker 2017. Seus projetos destacam a materialidade e as técnicas construtivas - fazendo intenso uso da cor, transparências e luz - e abrangem uma ampla gama de programas, de museus e teatros a escolas e residências.

Os três arquitetos, todos catalães e originários de Olot, trabalham conjuntamente como RCR Arquitectes desde 1988 e se formaram em arquitetura pela ETSAV (Escola Tècnica Superior d’Arquitectura del Vallès) um ano antes. Esta 39ª edição do Pritzker é a primeira vez em que três arquitetos são premiados simultaneamente a apenas a segunda vez que o prêmio é concedido a algum arquiteto espanhol - a primeira vez que isso ocorreu foi com a premiação de Rafael Moneo em 1996.

Cortesia de Prêmio Pritzker - Les Cols Restaurant Marquee. Image © Eugeni Pons

Sua relação profissional de quase três décadas tem demonstrado "um comprometimento inflexível com o lugar e suas narrativas", buscando criar espaços que estejam em discurso com seus respectivos contextos. Ao "harmonizar a materialidade com a transparência, Aranda, Pigem e Vilalta procuram conexões entre o exterior e o interior", resultando em uma arquitetura "emocionante e experiencial.”

Aranda, Pigem e Vilalta passaram as suas respectivas carreiras desenvolvendo, na sua maior parte, projetos com um profundo foco e influência local; a maioria de suas obras foi construída na Europa, em especial na península ibérica e Espanha. Dentro deste contexto, o trio tem procurado evocar uma identidade universal, empregando uma paleta de materiais que inclui aço reciclado e plástico. "Eles têm demonstrado", disse Glenn Murcutt, Presidente do Júri deste ano, "que a singularidade de um material pode render uma incrível força e simplicidade para um edifício." E continuou:

A colaboração desses três arquitetos produz uma arquitetura austera de nível poético, representando um trabalho atemporal que reflete grande respeito pelo passado, ao passo que projeta a clareza do presente e do futuro.

Cortesia de Prêmio Pritzker - Teatro La Lira . Image © Hisao Suzuki

É evidente que esse aspecto - a valorização da arquitetura produzida localmente em um mundo globalizado - foi fundamental para a escolha dos laureados. "Cada vez mais pessoas temem que, por causa da influência internacional", diz a citação do júri, "perderemos nossos valores locais, nossa arte local e nossos costumes locais." O júri acredita que os vencedores "nos ajudam a ver, de uma forma mais bela e poética, que a resposta à questão não é ‘ou isso ou aquilo’ e que podemos, pelo menos na arquitetura, buscar ambos; nossas raízes firmes no local e nossos braços estendidos para o resto do mundo."

Cortesia de Prêmio Pritzker - Vinícola Bell–Lloc. Image © Hisao Suzuki

Em conversa exclusiva com o ArchDaily em relação ao prêmio Aranda, Pigem e Vilalta afirmaram que "ao estarem" isolados "não se distraíram com problemas profissionais, como o ciúmes. Nós não desperdiçamos nosso tempo com a crítica. Quando você está distraído, “argumentam”, você não consegue se aprofundar”. Eles afirmam que, em "um mundo que se move muito rapidamente e é muito inquietante, [...] a palavra" incerteza " entra em jogo com a “complexidade” - “não se pode enfrentar a incerteza com a simplicidade”. O mundo contemporâneo, insistem, "pode ser desorientador." Na prática, eles passaram o curso focalizados na sua paixão em sua arquitetura com uma "grande intensidade . "

Nesse sentido, o que esse prêmio pode nos dar? Eu gostaria de ser capaz de fazer menos projetos, mas com mais intensidade.

Cortesia de Prêmio Pritzker - Museu Soulages . Image © Hisao Suzuki

Em 2013, os três arquitetos fundaram a Fundação RCR BUNKA para "apoiar a arquitetura, a paisagem, as artes e a cultura em toda a sociedade". Participaram de diversas exposições, como por exemplo o III Salão Internacional de Arquitectura de Paris e a Bienal de Arquitectura de Veneza (2000, 2002, 2006, 2008, 2012, 2014, 2016). Receberam o Prêmio Nacional de Cultura em Arquitectura 2005 concedido pelo Governo da Catalunha; o Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres 2008 e 2014 da França; foram nomeados membros honorários do American Institute of Architecture (AIA) em 2010; nomeados membros internacionais do Royal Institute of British Architects (RIBA) em 2012; e premiados com a Medalha de Ouro pela Académie d’Architecture francesa em 2015.

Cortesia de Prêmio Pritzker - Laboratório Barberi (escritório dos arquitetos). Image © Hisao Suzuki

Citação do júri

Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, três arquitetos que trabalharam em estreita colaboração por quase 30 anos em uma abordagem deliberada e séria com a arquitetura, foram reconhecidos com o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2017. Suas obras cumprem as exigências tradicionais da arquitetura com a beleza física e espacial, juntamente com a função e técnica de forma admirável e poética. Mas o que os diferencia é sua abordagem que cria edifícios e lugares que são locais e universais ao mesmo tempo. Eles estabeleceram seu escritório, chamado RCR em razão dos seus três primeiros nomes, em Olot, sua cidade natal na região catalã no nordeste da Espanha, resistindo à chamada da metrópole para permanecerem estreitamente conectados às suas raízes. O processo que desenvolveram é uma verdadeira colaboração na qual nem uma parte ou todo um projeto pode ser atribuído a um só sócio. Sua abordagem criativa é uma mistura constante de ideias e um diálogo contínuo.

Todas as suas obras carregam um sentido de lugar e são fortemente ligados à paisagem circundante. Esta conexão vem da compreensão –da história, topografia natural, costumes e culturas, entre outras coisas– e da observação e experimentação da luz, sombras, cores e estações. A implantação dos edifícios, a escolha dos materiais e as geometrias utilizadas destinam-se sempre a realçar as condições naturais e a trazê-las para dentro do edifício. A vinícola Bell-Lloc (2007), na cidade de Palamós, próxima de Girona, Espanha, por exemplo, é um edifício embutido no solo. É sobre o solo que produz as uvas, as frescas adegas escuras necessárias para o envelhecimento do vinho e a cor e o peso da terra. O uso extensivo de aço reciclado funde o edifício à terra e as aberturas entre as ripas de aço permitem vislumbres de luz.

Cortesia de Prêmio Pritzker - Vinícola Bell–Lloc. Image © Hisao Suzuki

A marquise (2011, que cria um espaço de jantar ao ar livre e local para eventos no Restaurante Les Cols em Olot, é outro exemplo da fusão da paisagem e materiais modernos mínimos para criar um local útil e popular. Alguns disseram que relembra lugares para as refeições no campo com a família e amigos. O espaço se encaixa em um vale esculpido pelos arquitetos na paisagem. Fortes paredes de pedra vulcânica apoiam um peso leve e telhado de polímero transparente para proteger contra a chuva e o sol. Os móveis e persianas verticais que podem subdividir o espaço também são de plástico transparente, colocando a ênfase na comida, festividades e o entorno natural.

Cortesia de Prêmio Pritzker - Les Cols Restaurant Marquee. Image © Hisao Suzuki

Em outras obras, como o seu próprio escritório (2007), uma antiga fundição construída no início do século XX, a justaposição do passado e do presente é empreendida de uma forma mais criteriosa, clara e respeitosa. Assim como exterior e interior estão intimamente entrelaçados em suas obras, estão o novo e o antigo. Tudo do edifício industrial original que poderia permanecer, foi deixado "como está". Ao adicionar novos elementos apenas quando necessário e em materiais contrastantes, os arquitetos demonstram o seu amor pela tradição e inovação. O edifício resultante, que chamam de Laboratório Barberí, é composto de espaços variados, flexíveis e altamente funcionais. Enquanto Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta têm um profundo sentido e conhecimento da história, eles usam materiais e construções modernas para criar espaços que não poderiam ter sido criados antes.

Cortesia de Prêmio Pritzker - Laboratório Barberi (escritório dos arquitetos). Image © Pep Sau

Comunidade é outra palavra que vem à mente ao falar da obra de Aranda, Pigem e Vilalta. Tanto na Escola de Enfermagem brilhante e colorida de Besalú, Girona, no Jardim de Infância de El Petit Comte (2010) e na Biblioteca Sant Antoni - Joan Oliver, no Centro de Idosos e nos Jardins Cándida Pérez em Barcelona (2007), os que habitarão os projetos estão na vanguarda das suas preocupações. É óbvio ao ver as cores do arco-íris dos tubos que definem o exterior da escola que isso é para o prazer, criatividade e fantasia das crianças. A biblioteca, uma comissão ganha através de um concurso, como muitos dos projetos do RCR, está situada dentro do tecido urbano de uma quadra existente, é uma comodidade necessária em uma parte movimentada de Barcelona. Os visitantes são recebidos na biblioteca. A riqueza e a variedade de espaços convidam a exploração e são casuais o suficiente para criar uma atmosfera descontraída e amigável. A biblioteca também funciona como uma porta de entrada para um pátio interno. O centro de idosos olha para este espaço onde as crianças, frequentadores de biblioteca, vizinhos e idosos podem se misturam.

Cortesia de Prêmio Pritzker - El Petit Comte Kindergarten. Image © Hisao Suzuki
Cortesia de Prêmio Pritzker - Sant Antoni - Joan Oliver Library Senior Citizens Center and Candida Perez Gardens 2. Image © Hisao Suzuki

Os arquitetos também abordaram importantes obras fora da Catalunha, tendo construído na Bélgica e na França. O Museu Soulages (Rodez, França), por exemplo, abriga as obras do pintor abstrato Pierre Soulages e conforma uma simbiose com o artista, que parece pintar com luz. Este edifício de aço e fortes formas geométricas conforma um balanço sobre o terreno, parecendo desafiar a gravidade e, como muitos de seus outros trabalhos, dialoga com a paisagem. Os arquitetos têm procurado criar "um espaço mais próximo possível da natureza, aumentando nosso senso de que somos parte dela".

Cortesia de Prêmio Pritzker - Museu Soulages . Image © Hisao Suzuki

Nestes dias e época, há uma questão importante que as pessoas em todo o mundo estão perguntando, e não é apenas sobre a arquitetura; É sobre lei, política e governo também. Vivemos em um mundo globalizado onde devemos confiar em influências internacionais, comércios, discussões, transações, etc. Mas cada vez mais pessoas temem que, por causa dessa influência internacional, perderemos nossos valores locais, nossa arte local e nossos costumes locais. Eles estão preocupados e, às vezes, assustados. Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta nos dizem que pode ser possível ter ambos. Eles nos ajudam a ver, de uma forma mais bela e poética, que a resposta à questão não é " ou" e que podemos, pelo menos na arquitetura, aspirar a ter ambos´, com nossas raízes firmemente no lugar e nossos braços estendidos para o resto do mundo. E essa é uma resposta maravilhosamente reconfortante, especialmente se ela se aplica também em outras áreas da vida humana moderna.

Cada edifício projetado por esses arquitetos é especial e intransigente de seu tempo e lugar. Suas obras são sempre o fruto de uma verdadeira colaboração e de serviço à comunidade. Eles entendem que a arquitetura e seus arredores estão intimamente entrelaçados e que a escolha dos materiais e o ofício de construção são ferramentas poderosas para criar espaços duradouros e significativos. Por essas razões, exemplificadas em toda sua obra construída, e pela habilidade de expressar o local, mas também o universal, unindo-os através da arquitetura, Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta são premiados com o prêmio Pritzker de arquitetura em 2017.

Cortesia de Prêmio Pritzker - Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta. Image © Javier Lorenzo Domínguez

Quem são os RCR Arquitectes?

Quem são os RCR Arquitectes? 9 coisas que você deve saber sobre os vencedores do Prêmio Pritzker 2017

Entrevista Exclusiva ArchDaily

Ramon Vilalta, do RCR Arquitectes, fala sobre receber o Pritzker e as ambições após a premiação

Conheça o trabalho do RCR Arquitectes em 20 imagens

Prêmio Pritzker 2017: conheça o trabalho do RCR Arquitectes em 20 imagens

Júri do Prêmio Pritzker 2017

  • Glenn Murcutt (Chair): Arquiteto e vencedor do Pritzker de 2002. Sydney, Austrália.

  • Stephen Breyer: Membro do Supremo Tribunal de Justiça dos EUA. Washington, DC.

  • Yung Ho Chang: Arquiteto and educador. Pequim, China.

  • Kristin Feireiss: Arquiteta, curadora, escritora e editora. Berlim, Alemanha.

  • Lorde Palumbo: Patrono da arquitetura, Presidente emérito do Serpentine Galleries; Ex-presidente do Conselho de Arte da Grã-Bretanha. Londres, Inglaterra.

  • Richard Rogers: Arquiteto e vencedor do Pritzker de 2007. Londres, Inglaterra.

  • Benedetta Tagliabue: Arquiteta e educadora. Barcelona, Espanha.

  • Ratan N. Tata: Presidente emérita de Tata Sons. Mumbai, Índia.

  • Martha Thorne (Diretora Executiva): Decana, IE School of Architecture & Design. Madri, Espanha.

A cerimônia do Prêmio Pritzker acontecerá no Palácio Akasaka em Tóquio, Japão, no dia 20 de maio de 2017.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta vencem o Prêmio Pritzker 2017" 01 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806202/2017-premio-pritzker-rcr-arquitectes-rafael-aranda-carme-pigem-ramon-vilalta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.