Arquitetura do Suíça

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Suíça

Projetos mais recentes em Suíça

Últimas notícias em Suíça

Arquiteto japonês Riken Yamamoto recebe o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2024

O arquiteto japonês Riken Yamamoto foi agraciado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2024. Conhecido por estabelecer uma “relação de parentesco entre os domínios público e privado" e criar "arquitetura como pano de fundo e também destaque para a vida cotidiana", Yamamoto é o 53º homenageado do mais prestigiado prêmio arquitetura do mundo — e o nono arquiteto do Japão a receber a honraria, juntando-se a Arata Isozaki, Shigeru Ban, Kazuyo Sejima, Ryue Nishizawa, Kenzō Tange, Fumihiko Maki, Toyo Ito e Tadao Ando. Sucessor de David Chipperfield em 2023, Francis Kéré em 2022, e Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal em 2021, Yamamoto receberá prêmio durante a 46ª cerimônia do Prêmio Pritzker em Chicago ainda no primeiro semestre deste ano, e dará uma palestra no S.R. Crown Hall, no Instituto de Tecnologia de Illinois, em 16 de maio.

Renascimento de rios urbanos: cidades europeias lideram mudança na restauração fluvial

Em 1988, Jacques Chirac fez uma promessa nunca cumprida de tornar o rio Sena próprio para natação. Com a natação no Sena oficialmente proibida pelo governo francês em 1923, o rio foi negligenciado por décadas, inundado com altos níveis de bactérias e poluição resultantes da industrialização e urbanização. Com os XXXIII Jogos Olímpicos acontecendo em Paris, a prefeita Anne Hidalgo elaborou um "Plano de Natação", com o objetivo de finalmente transformar o rio Sena em um curso d'água urbano próprio para natação. O esforço bilionário delineia o rio como local para os eventos aquáticos olímpicos deste verão.

Da descarbonização à expressão ornamental: projetos inovadores impressos em 3D

A impressão 3D apresenta um vasto potencial devido à sua facilidade de fabricação em larga escala, flexibilidade na exploração de materiais e capacidade de materializar diversas geometrias. No decorrer de 2023, arquitetos e designers exploraram essa tecnologia para descarbonizar os materiais de construção, integrar a estética contemporânea com métodos construtivos tradicionais e adicionar uma camada de artesanato e arte tanto aos interiores quanto às fachadas.

Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades

A organização internacional sem fins lucrativos World Habitat, em parceria com a UN-Habitat, anunciou os Prêmios World Habitat 2024. Eles visam destacar projetos que demonstram abordagens inovadoras e transformadoras para as moradias, incorporando princípios de adaptação às mudanças climáticas e soluções orientadas para a comunidade. Neste ano, foram selecionados oito projetos, dos quais dois foram reconhecidos com o Prêmio Gold World Habitat.

Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse

Em sua mais recente mostra fotográfica, Paul Clemence explorou a essência arquitetônica dos museus suíços no Le Salon Suisse, durante a Semana de Arte de Miami. Explorando a arquitetura da região e a importância dos museus na paisagem urbana atual, o fotógrafo apresenta uma exposição completa intitulada "Formas, Ritmo, Abstração: Museus Suíços". A série inclui registros de Genebra, Lausanne, Basel, Zurique e St. Gallen.

Identidade arquitetônica e comunidades: as principais notícias do ano

Comunidades locais vão além de simples conjuntos de edificações e infraestrutura. Elas carregam consigo um caráter arquitetônico distinto, refletindo sua história, cultura e valores. Nossa revisão anual aprofunda-se nas narrativas mais marcantes que exploram a identidade arquitetônica de diversas comunidades locais.

Parabase reusa elementos de concreto pré-fabricado em projeto habitacional na Suíça

O escritório de arquitetura Parabase foi selecionado para desenvolver uma série de lotes da Areal Walkeweg, na Basileia, visando criar um edifício de habitação social integrado a um centro migração. A solução arquitetônica, intitulada "Elementa", reutiliza componentes de projetos desconstruídos, transformando as antigas colunas e lajes de piso em paredes e elementos de fachada. O projeto foi escolhido a partir de um concurso aberta, em que o júri elegeu a solução da Parabase pela sua forte estética aliada ao reuso criativo de elementos pré-fabricados de concreto.

Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence

O CERN, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, iniciou uma iniciativa chamada Science Gateway. O edifício que abriga essa iniciativa foi projetado por Renzo Piano Building Workshop, em colaboração com os arquitetos da Brodbeck Roulet Architectes Associés. Refletindo a missão mais ampla da organização, o Science Gateway visa compartilhar conhecimento sobre tecnologia e ciência com a sociedade, voltando-se para a educação e divulgação científica com o objetivo de estimular a curiosidade e a paixão pela ciência nos mais jovens. Em sua mais recente série de fotografias, Paul Clemence registra o edifício do Science Gateway em Genebra, Suíça.

Dominique Perrault Architecture vence concurso para reabilitar campus da EPFL em Lausanne, Suíça

A equipe liderada por Dominique Perrault Architecture venceu um concurso internacional para reimaginar e reabilitar a área da Esplanada-Coupole no Campus da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça. O projeto inclui a construção de um novo edifício e a ampliação da Coupole, além de melhorias nos espaços públicos. A intervenção reutiliza o antigo estacionamento subterrâneo da Esplanada, aproveitando sua localização central no campus para criar uma nova topografia que integra as novas edificações ao denso tecido do campus. O projeto deverá ser construído entre 2025 e 2028.

Cazú Zegers projeta memorial da Cruz Vermelha em Genebra, Suíça

Cazú Zegers foi selecionada para criar um espaço em homenagem à Cruz Vermelha, dedicado a seus funcionários que faleceram em sua missão. Nas palavras da artista, este projeto "busca destacar o trabalho altruísta daqueles que hoje são mártires da Cruz Vermelha."