Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence

O CERN, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, iniciou uma iniciativa chamada Science Gateway. O edifício que abriga essa iniciativa foi projetado por Renzo Piano Building Workshop, em colaboração com os arquitetos da Brodbeck Roulet Architectes Associés. Refletindo a missão mais ampla da organização, o Science Gateway visa compartilhar conhecimento sobre tecnologia e ciência com a sociedade, voltando-se para a educação e divulgação científica com o objetivo de estimular a curiosidade e a paixão pela ciência nos mais jovens. Em sua mais recente série de fotografias, Paul Clemence registra o edifício do Science Gateway em Genebra, Suíça.

Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 2 de 36Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 3 de 36Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 4 de 36Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 5 de 36Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Mais Imagens+ 31

Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 19 de 36
© Paul Clemence
Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 3 de 36
© Paul Clemence

Localizado em frente ao icônico Globo da Ciência e Inovação no campus de Meyrin do CERN, em Genebra, Suíça, o Science Gateway ocupa uma área de 7.000 metros quadrados. Seu design proporciona aos visitantes uma experiência multifacetada, conduzindo-os por uma jornada completa através dos mistérios do mundo natural. Além disso, o principal propósito do projeto é envolver audiências de todas as idades e origens.

Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 12 de 36
© Paul Clemence
Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 31 de 36
© Paul Clemence

O Science Gateway é um centro educacional projetado para promover apreciação pelas maravilhas da ciência, alinhando-se com o objetivo principal da organização. As instalações contarão com exposições abrangendo todo o espectro do conhecimento científico, desde a vastidão da estrutura e história do universo até o mundo infinitamente microscópico das partículas elementares. Essas exposições desvendarão os segredos da natureza, ao mesmo tempo em que apresentam os aceleradores, experimentos e infraestrutura de computação do CERN. Essas experiências interativas têm como propósito incentivar o público a compreender como os cientistas utilizam os recursos da instituição para desvendar os mistérios do cosmos e como os avanços tecnológicos do CERN beneficiam a sociedade.

Em sintonia com sua missão educacional, o Science Gateway também contará com laboratórios especiais onde crianças e estudantes do ensino fundamental ao médio poderão realizar experimentos científicos do mundo real. O desenvolvimento do pensamento crítico, a avaliação baseada em evidências e a aplicação do método científico são objetivos fundamentais dessa abordagem de aprendizado imersiva e prática. Além desses espaços educativos, haverá um anfiteatro substancial destinado a hospedar eventos e apresentações científicas, abertos tanto para especialistas como para o público em geral, tornando o conhecimento mais acessível a todos.

Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 24 de 36
© Paul Clemence
Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 21 de 36
© Paul Clemence

O projeto de design arquitetônico se inspira nas instalações pioneiras do CERN, incluindo o renomado Grande Colisor de Hádrons (LHC). A arquitetura incorpora elementos como tubos suspensos, que simbolizam a tecnologia de vanguarda da instituição. O conceito de design é centrado em quatro elementos principais e se desdobra a partir deles.

A estrutura central do complexo é uma elevação denominada "A Ponte" que permite acesso a algumas áreas de exposição e instrução. Ela conecta várias partes da instituição e estende-se sobre a Route de Meyrin, suspensa a seis metros acima do solo. Dentro do Science Gateway, encontramos os "Coletores Fotovoltaicos", que consistem em três painéis fotovoltaicos notáveis, cada um medindo 40x40 metros e que flutuam sobre três pavilhões distintos. O pavilhão central, onde estão localizadas as salas de aula, serve como o ponto principal de acesso vertical, ligando a ponte ao solo. No pavilhão norte, existe um auditório com capacidade para 900 pessoas, bem como diversos espaços independentes ou locais menores para atividades relacionadas à ciência. O pavilhão sul foi projetado para a realização de exposições práticas.

Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 15 de 36
© Paul Clemence
Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 29 de 36
© Paul Clemence

Além disso, existem dois tubos elevados chamados de "Túneis" destinados a abrigar tanto exposições longas quanto curtas do CERN. Esses ambientes imersivos transportam os visitantes para um cenário que remete aos túneis do acelerador de 100 metros de profundidade, onde a pesquisa revela as propriedades mais avançadas da matéria. Por fim, a nova instalação do Science Gateway está conectada às estruturas já existentes por meio de uma característica natural, "A Floresta". A inclusão de 400 árvores proporciona uma experiência envolvente para os pedestres e simboliza a ligação inseparável entre a pesquisa científica e o mundo natural.

A Renzo Piano Building Workshop (RPBW) é um renomado escritório de arquitetura internacional com sedes em Paris e Gênova. Em setembro, o Center for Arts and Innovation selecionou o renomado arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Renzo Piano, para projetar o seu novo campus criativo. Esse campus está localizado no centro de Boca Raton, na Flórida, e tem como objetivo tornar-se um centro global de excelência nas áreas criativas. Em maio passado, o novo edifício da RPBW para o Istanbul Modern, o primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia, foi inaugurado ao público. Por fim, a RPBW, em colaboração com a Iniciativa de Saúde da Fundação Stavros Niarchos (SNF), acaba de apresentar os projetos de três novos hospitais na Grécia. Esses três hospitais têm como objetivo aprimorar a infraestrutura de saúde, a acessibilidade e a qualidade dos serviços de saúde em regiões necessitadas.

Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 36 de 36
© Paul Clemence
Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence - Imagem 35 de 36
© Paul Clemence

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Edifício Science Gateway de Renzo Piano, pelas lentes de Paul Clemence" [Paul Clemence Releases Images of CERN's Science Gateway Building Designed by Renzo Piano in Geneva, Switzerland] 13 Out 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1007969/edificio-science-gateway-de-renzo-piano-pelas-lentes-de-paul-clemence> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.