Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza

A Renzo Piano Building Workshop, em colaboração com a Stavros Niarchos Foundation (SNF) Health Initiative, divulgou os projetos de três novos hospitais em Tessalônica, Comotini e Esparta, na Grécia. As três unidades têm como objetivo fornecer nova infraestrutura hospitalar e melhorar o acesso e a qualidade do atendimento em regiões carentes.

Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza - Imagem 2 de 12Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza - Imagem 3 de 12Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza - Imagem 4 de 12Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza - Imagem 5 de 12Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza - Mais Imagens+ 7

O hospital de Tessalônica, localizado na região grega da Macedônia Central, servirá como uma unidade de pediatria e será o maior dos três. O novo Hospital Pediátrico Universitário será organizado como um campus que fornece serviços pediátricos terciários para todo o norte da Grécia, serviços pediátricos secundários para a grande Tessalônica e um novo Centro de Referência nacional para a Saúde Mental da Criança e do Adolescente. Também incluirá amplos espaços educacionais para a faculdade de medicina da Universidade Aristóteles de Tessalônica, apoiados por laboratórios de pesquisa e vários espaços para o treinamento de funcionários e alunos.

Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza - Imagem 5 de 12
Hospital Universitário Pediátrico de Tessalônica da SNF. Imagem © RPBW

Em termos de plano diretor, o campus está organizado em torno de dois nós principais: o primeiro é o hospital principal e todas as suas funções clínicas, a Unidade de Saúde Mental Infantil, jardins e horta de cura, e o outro é o Centro de Pesquisa, que inclui laboratórios, espaços educativos, gabinetes acadêmicos, gabinetes administrativos, um café, estacionamento público, estacionamento de funcionários, uma central de energia e um heliponto. O design atenta à experiência de usuário dos pacientes, de suas famílias e dos funcionários do hospital.

Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza - Imagem 8 de 12
Hospital Universitário Pediátrico de Tessalônica da SNF. Imagem © RPBW

O plano diretor é projetado para oferecer diferentes caminhos para o público e para os funcionários. Uma ponte de pedestres ligará o estacionamento público à entrada do hospital, proporcionando uma jornada segura e acessível para as crianças e suas famílias pelo ambiente natural do hospital. Por outro lado, um corredor subterrâneo para os funcionários passa por baixo da Avenida Constantinopla, criando uma ligação eficiente entre o hospital e o Centro de Pesquisa. A relação com a natureza é também um aspecto fundamental do projeto; o parque oferece jardins e áreas de lazer, espaços para atividades e recreação para crianças e seus familiares, além de médicos e funcionários. Os espaços internos apresentam conexões transparentes e permeáveis com o parque ao ar livre, como grandes janelas nos quartos de internação no nível da enfermaria.

Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza - Imagem 3 de 12
Hospital Geral de Esparta da SNF. Imagem © RPBW

O Hospital Geral de Esparta da SNF apoiará uma rede de unidades de saúde e centros de saúde locais em toda a região da Lacônia. A nova infraestrutura substituirá o Hospital Geral de Esparta existente e será combinada com o Hospital de Molai para se tornar o Hospital Geral de Lacônia. O edifício principal será um único volume de três andares acima do solo, emergindo da copa das árvores do parque em frente.

A relação do hospital com a natureza também é um aspecto fundamental deste projeto. Em Esparta, assim como nos hospitais de Comotini e Tessalônica, as árvores serão um importante elemento de design, tornando o lugar especial no contexto rural. O conceito do projeto é criar um hospital imerso na natureza, promovendo um ambiente calmo e tranquilo para os pacientes, seus familiares e equipe médica. O novo parque será parte integrante do projeto, com áreas protegidas para pacientes, playgrounds interativos para crianças e rotas sob as árvores. Haverá também “jardins de cura” onde pacientes com disfunções sensoriais podem ouvir, ver, cheirar e tocar a natureza, auxiliando no processo de reabilitação.

Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza - Imagem 12 de 12
Hospital Geral de Comotini da SNF. Imagem © RPBW

O Hospital Geral de Comotini da SNF será um hub secundário melhorado para a região grega da Macedônia Oriental e Trácia, apoiando uma rede de unidades de saúde locais e centros de saúde em toda a região. A nova infraestrutura substituirá o atual Hospital Sismanogleio de Comotini, um dos hospitais mais antigos da Grécia. A estrutura foi projetada como um prédio de três andares cercado por um extenso parque de cerca de 70.000 metros quadrados. Apenas dois andares do novo hospital serão visíveis dos arredores devido aos contornos inclinados do local e da vegetação, fazendo com que o edifício do hospital pareça mais baixo e mais doméstico em escala, pois paira na mesma altura das copas das árvores.

Ambas as alas do hospital serão cobertas por uma estrutura solar metálica com painéis fotovoltaicos de suporte de 1,6 megawatts de capacidade de energia renovável. A cobertura também protegerá o edifício da radiação solar e protegerá as instalações técnicas no telhado. Todas as principais funções clínicas, como salas de cirurgia, laboratórios e departamento de emergência, estarão localizadas no nível do solo, oferecendo luz natural e vistas protegidas para o parque. Impulsionado por uma abordagem sustentável, o hospital usará os materiais e recursos certos, incorporando estratégias para reduzir ao máximo o consumo de energia, reciclando materiais e usando o telhado para gerar energia.

Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza - Imagem 2 de 12
Hospital Geral de Comotini da SNF. Imagem © RPBW

O projeto inclui soluções que já estão disponíveis, como construção em madeira e células fotovoltaicas, além de antecipar a implementação de novas soluções. O hospital será um edifício totalmente elétrico, que retira do local a combustão de combustíveis fósseis. O hospital também terá 30 km de poços geotérmicos, onde 100% do aquecimento e a maior parte das necessidades de resfriamento são extraídas com eficiência do solo. O projeto está registrado com uma meta de certificação LEED Platinum e será preparado para ser carbono zero.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Renzo Piano quer melhorar a saúde pública da Grécia com três hospitais inspirados na natureza" [Renzo Piano is Planning to Improve Greece's Public Healthcare with Three Nature-Inspired Hospitals] 02 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988026/renzo-piano-quer-melhorar-a-saude-publica-da-grecia-com-tres-hospitais-inspirados-na-natureza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.