Projetado por Renzo Piano, primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia é inaugurado

Projetado pelo Renzo Piano Building Workshop, o novo edifício do Istanbul Modern, o primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia, foi aberto ao público em 4 de maio de 2023. A cerimônia oficial de abertura do museu será realizada em uma data posterior. O museu, com mais de 10.500 metros quadrados, está localizado na beira-mar de Karaköy, um distrito histórico no encontro do estreito de Bósforo e com o estuário de Golden Horn. O novo edifício oferece espaços para exposições temporárias, programas educacionais interdisciplinares, exibições de filmes e uma extensa coleção de arte.

Projetado por Renzo Piano, primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia é inaugurado - Imagem 2 de 6Projetado por Renzo Piano, primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia é inaugurado - Imagem 3 de 6Projetado por Renzo Piano, primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia é inaugurado - Imagem 4 de 6Projetado por Renzo Piano, primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia é inaugurado - Imagem 5 de 6Projetado por Renzo Piano, primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia é inaugurado - Mais Imagens+ 1

Segundo o escritório de arquitetura, o projeto do edifício é inspirado nas águas cintilantes do Bósforo, pois visa ecoar a longa história do local, anteriormente usado como porto para navios que viajavam entre a Europa e a Ásia. A fachada é revestida com uma sequência de painéis de alumínio formados em 3D, criando um efeito cintilante sob a luz do sol e mudando a imagem do edifício ao longo do dia.

Projetado por Renzo Piano, primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia é inaugurado - Imagem 2 de 6
Istanbul Modern. Imagem © Cemal Emde

A distribuição funcional do museu foi projetada para responder ao seu contexto. O térreo transparente abriga a biblioteca do museu, espaços para educação e eventos, bem como, um café e uma loja do museu. "False Ceiling" (2005), uma das instalações permanentes icônicas do antigo edifício, de Richard Wentworth, recebe novamente os visitantes. A escadaria central, que leva os visitantes às coleções do museu, apresenta uma instalação específica para o espaço em três partes, a obra de Olafur Eliasson foi encomendada especificamente para o museu.


Artigo Relacionado

Os 23 projetos mais esperados de 2023

As galerias de fotografia, pop-up e o restaurante com vista panorâmica do Bósforo são as principais atrações do primeiro pavimento do edifício, enquanto o segundo pavimento abriga a galeria do acervo permanente do museu. O museu também possui um auditório com 156 lugares projetado para exibição de filmes e eventos interdisciplinares, juntamente com um terraço com vistas para a cidade.

Projetado por Renzo Piano, primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia é inaugurado - Imagem 3 de 6
Istanbul Modern - Terraço de observação. Image © Cemal Emde

O Istanbul Modern será inaugurada com cinco novas exposições, cada uma delas desenvolvida por meio de publicações e recursos educacionais. O programa destaca a coleção, apresentando obras de alguns dos artistas modernos e contemporâneos da Turquia, como Fahrelnissa Zeid, Sarkis, Ayşe Erkmen, Gülşün Karamustafa, Nil Yalter e İnci Eviner, assim como nomes de renome internacional. Na entrada da biblioteca do museu, a exposição "Genius Loci" oferece uma avaliação da linguagem arquitetônica de Renzo Piano e examina detalhadamente o processo de projeto e os componentes estruturais do Istanbul Modern.

Projetado por Renzo Piano, primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia é inaugurado - Imagem 4 de 6
Exposição Ilhas Flutuantes. Imagem © Cemal Emde

Recentemente, a Renzo Piano Building Workshop revelou planos para revitalizar a beira-mar de Gênova introduzindo novas funções urbanas e portuárias em suas áreas subutilizadas. Outro projeto da RPBW, desenvolvido em colaboração com a Iniciativa de Saúde da Fundação Stavros Niarchos (SNF), visa melhorar o sistema público de saúde da Grécia por meio do projeto de três novos hospitais em Tessalônica, Komotini e Esparta, na Grécia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Projetado por Renzo Piano, primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia é inaugurado" [Renzo Piano's Istanbul Modern, the First Museum of Modern and Contemporary Art in Türkiye, Opens to the Public] 08 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000373/projetado-por-renzo-piano-primeiro-museu-de-arte-moderna-e-contemporanea-da-turquia-e-inaugurado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.