Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse

Em sua mais recente mostra fotográfica, Paul Clemence explorou a essência arquitetônica dos museus suíços no Le Salon Suisse, durante a Semana de Arte de Miami. Explorando a arquitetura da região e a importância dos museus na paisagem urbana atual, o fotógrafo apresenta uma exposição completa intitulada "Formas, Ritmo, Abstração: Museus Suíços". A série inclui registros de Genebra, Lausanne, Basel, Zurique e St. Gallen.

Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse - Imagem 2 de 17Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse - Imagem 3 de 17Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse - Imagem 4 de 17Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse - Imagem 5 de 17Paul Clemence explora a essência arquitetônica em exposição fotográfica no Le Salon Suisse - Mais Imagens+ 12

Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse - Imagem 17 de 17
© Paul Clemence | Semana de Arte de Miami
Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse - Imagem 8 de 17
© Paul Clemence | Semana de Arte de Miami

Com foco nas texturas, padrões e iluminação, o ensaio fotográfico destaca uma ampla gama de projetos de renomados arquitetos, como Herzog & de Meuron, Mario Botta, Christ & Gantenbein, Renzo Piano, Aires Mateus, Barozzi Veiga, Shigeru Ban, David Chipperfield Architects e Graber Pulver. Após uma década fotografando esses marcos, o fotógrafo revela sua exploração minuciosa dessas estruturas.

Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse - Imagem 16 de 17
© Paul Clemence | Semana de Arte de Miami

Co-curada por Clemence e Divine Bonga, produtor e curador do Le Salon Suisse, a exposição concentra-se principalmente em fotografias externas de museus. As imagens destacam as geometrias únicas das fachadas, suas texturas marcantes e os belos jogos de luz. No geral, a série destaca o sutil impacto da arquitetura no engajamento público.


Artigo Relacionado

A reconstrução da torre de Notre Dame está quase concluída

A primeira impressão é significativa. A fachada de um museu desempenha um papel crucial, semelhante à capa de um livro, servindo tanto como declaração quanto como convite para explorar o interior. — Paul Clemence

Como parte do Le Salon Suisse, um evento de arte que coincide com a Semana de Arte de Miami, a exposição estreou em 6 de dezembro. Apresentada durante a Miami Art Basel, a mostra está programada para ir à Nova York na primavera de 2024. Paralelamente à exposição, Clemence organizou um painel sobre arquitetura de museus com Emmanuel Christ, Andy Klemmer e Donna de Salvo.

Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse - Imagem 6 de 17
© Paul Clemence | Semana de Arte de Miami
Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse - Imagem 15 de 17
© Paul Clemence | Semana de Arte de Miami

Em outubro, o fotógrafo lançou uma série de fotos do Edifício Science Gateway - CERN em Genebra. Projetado pelo Renzo Piano Building Workshop, este centro educacional representa "a beleza da ciência". O fotógrafo também capturou recentemente a nova proposta habitacional de Mario Botta em Lugano, Suíça. A nova residência, situada numa área tranquila, está no coração de uma cidade com um rico passado artístico e cultural. Da mesma forma, o renomado fotógrafo Iwan Baan, conhecido por suas fotos de todo o mundo, apresentou sua própria exposição retrospectiva no Vitra Design Museum. Intitulada "Iwan Baan: Momentos na Arquitetura", a mostra oferece uma visão ampla do portfólio de Baan.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Paul Clemence explora a "essência arquitetônica" em exposição fotográfica no Le Salon Suisse" [Paul Clemence Explores "Architectural Essence" in Latest Photo Exhibition at Le Salon Suisse] 20 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011060/paul-clemence-explora-a-essencia-arquitetonica-em-exposicao-fotografica-no-le-salon-suisse> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.