Arquitetura do Rússia

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Rússia

Projetos mais recentes em Rússia

Últimas notícias em Rússia

Sibéria concreta: uma perspectiva única da arquitetura modernista soviética

Ao longo dos últimos anos, uma série de exposições, publicações e documentários têm revelado um crescente interesse à respeito da arquitetura modernista soviética, levando arquitetos do mundo todo a (re)descobrirem um dos principais e mais fascinante capítulos da história moderna da arquitetura. Recentemente publicado pela Zupagrafika, Concrete Siberia. Soviet Landscapes of the Far North é um livro fotográfico que vem ao encontro de tal interesse, lançando uma nova luz sobre um fenômeno ainda inexplorado ou até certo ponto desconhecido pela maioria dos nossos colegas arquitetos. Retratando alguns dos mais impressionantes edifícios construídos durante a segunda metade do século XX na então URSS, “Sibéria Concreta” apresenta uma perspectiva abrangente da atual situação do patrimônio soviético construído na região habitada mais fria e remota do planeta Terra. O livro apresenta um resumo completo não apenas das principais obras de arquitetura modernista construídas na Sibéria mas também da paisagem urbana de seis das mais importantes cidades da região: Novosibirsk, Omsk, Krasnoyarsk, Norilsk, Irkutsk e Yakutsk.

Pavilhão da Rússia na Bienal de Arquitetura de Veneza será totalmente virtual

Em um comunicado em seu website e perfil no Instagram, o Pavilhão da Federação Russa anunciou que sua exposição Open! na Bienal de Arquitetura de Veneza passará a ser inteiramente online. Lidando com o recente surto de COVID-19 que levou ao adiamento da Bienal de Veneza 2020, o pavilhão se transformará em uma plataforma digital para garantir a continuidade dos projetos.

Mecanoo vence concurso internacional para projetar o Senezh Management LAB na Rússia

O escritório holandês Mecanoo foi contemplado no concurso internacional de arquitetura para o desenvolvimento do Senezh Management LAB. O masterplan ganhador destaca uma arquitetura que responde aos seus arredores e gera um ambiente rico com uma variedade diversificada de funções e espaços.

ODA projeta masterplan para recuperar antiga área industrial de Moscou

A escritório ODA venceu o concurso internacional para projetar um plano diretor de 300 mil metros quadrados em Moscou, Rússia. O projeto prevê um grande desenvolvimento de uso misto voltado a estimular antigas zonas industriais nos arredores da cidade.

SNKH Studio vence concurso para projetar o cinema de verão do Garage Museum de Moscou

O estúdio SNKH, com sede em Erevan, Armênia, foi selecionado para projetar o cinema de verão Garage Screen para o Museu de Arte Contemporânea Garage, em Moscou, na Rússia. O museu convidou o jovem escritório para apresentar sua proposta de arquitetura temporária e ampliar a abrangência deste concurso, que passa a incluir Rússia, Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão.

Instalação de KATARSIS Architects transforma tecido em sala de cinema na praia

Desde 2017, a Escola de Arquitetura do Chipre (CYSOA) organiza uma série de concursos de arquitetura para instalações e projetos temporários para a praia de Geroskipou na Grécia.

7 Exemplos em que espaços desportivos ajudaram a regenerar comunidades

Dizem que o esporte costuma unir as pessoas, tanto aquelas que encontram-se dentro quanto fora de campo. Reconhecido também como uma pratica social, o esporte transcende fronteiras, aproximando pessoas de diferentes origens, gêneros, credos e classes sociais ao redor do mundo.

Antigos materiais, novos usos: 5 projetos de arquitetura contemporânea na Rússia

A Rússia é um lugar enigmático, um país reconhecido e adorado por sua sublime arquitetura construtivista desenvolvida ao longo do período soviético. E não é para menos - arquitetos como Ivan Leonidov e seu pupilo Leonid Pavlov assim como artistas de renome internacional como  El Lissitzky, contribuíram definitivamente para o desenvolvimento e consolidação de uma cultura arquitetônica de vanguarda no país.

UNStudio projeta o primeiro teleférico internacional na fronteira entre a China e a Rússia

O UNStudio venceu o concurso de arquitetura para projetar o primeiro teleférico internacional do mundo, uma estrutura transfronteiriça que transporá os limites naturais do rio Amur na fronteira entre a Rússia e a China. Inspirado na conexão histórica entre as duas cidades, o teleférico aproximará ainda mais as cidades de Blagoveshchensk e Heihe. O novo sistema de transporte internacional, através das linhas suspensas acima do rio, tem como principal objetivo impulsionar e promover as conexões sociais entre as duas cidades e seus habitantes.

ArchDaily & Strelka Award: Vote agora e escolha os vencedores

Os leitores do ArchDaily e da Strelka Mag selecionaram uma lista de 15 projetos finalistas para o ArchDaily & Strelka Award, que celebra profissionais emergentes e novas ideias que estão transformando as cidades contemporâneas. A segunda etapa da votação, aberta até 15 de agosto, decidirá os três vencedores.

Carregando... Pode demorar alguns segundos