Arquitetura do Rússia

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Rússia

Projetos mais recentes em Rússia

Últimas notícias em Rússia

KCAP projeta primeira "cidade de 15 minutos" em Moscou

Os arquitetos e urbanistas da KCAP apresentaram o plano diretor de ZIL-South, um novo bairro residencial em Moscou construído com o conceito de "cidade de 15 minutos". O masterplan será construído na maior área em desuso da antiga zona industrial de ZIL, e contará com mais de 100 hectares de zonas comerciais e residenciais, espaços públicos, parques, paisagens e rotas interconectadas ao longo do rio Moskva, todos inspirados no passado pré-industrial da área.

UNStudio projeta complexo residencial orientado para a comunidade em Moscou

O UNStudio divulgou seu projeto vencedor do concurso para o K31 Courtyard, um complexo residencial em Moscou que promove a construção de comunidades no contexto de uma cidade em rápida mudança. A proposta apresenta um embasamento escalonado e duas torres e reinterpreta o bloco de pátio típico de Moscou, com o objetivo de criar um novo bairro por meio de várias tipologias habitacionais, comércios, serviços e espaços ao ar livre.

Emirados Árabes Unidos ganham Leão de Ouro pela melhor participação nacional na Bienal de Veneza 2021

Os Emirados Árabes Unidos ganharam o Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional na Bienal de Veneza de 2021 por sua contribuição intitulada Wetland, com curadoria de Wael Al Awar e Kenichi Teramoto. Selecionada por um júri formado por Kazuyo Sejima (presidente do júri, do Japão), Sandra Barclay (Peru), Lamia Joreige (Líbano), Lesley Lokko (Gana-Escócia) e Luca Molinari (Itália), a contribuição vencedora da 17ª Arquitetura de Veneza Biennale explora a geografia local dos Emirados Árabes Unidos para encontrar alternativas ao cimento, um dos principais emissores de dióxido de carbono do mundo.

A paisagem urbana das cidades pós-industriais soviéticas

Encontradas pelos quatro cantos do mundo e construídas pelos mais diferentes motivos, da extração de recursos naturais à fabricação de um determinado produto, as monotowns são cidades criadas ao redor de uma única indústria a qual é responsável por empregar a maioria de seus habitantes. No antigo Bloco de Leste, onde uma série de cidades mono-industriais foram construídas durante o domínio soviético, a súbita transição para um novo sistema econômico centrado no capitalismo abalou profundamente a estrutura destas cidades, dando início a um rápido processos de despovoamento e migração para outras regiões do país e do mundo. A seguir descubra mais sobre a arquitetura das monotowns da era soviética, seus exemplos mais famosos, as histórias de fracassos e o atual estado destes ambientes urbanos extremamente peculiares.

Relíquias do czarismo e do socialismo: a arquitetura do Cáucaso Norte

Pouco conhecida pela maioria das pessoas, o Cáucaso do Norte é uma região extremamente complexa e remota, composta por uma enorme variedade de diferentes etnias, línguas, religiões e, conseqüentemente, arquiteturas. Em sua herança construída encontramos desde edifícios da era czarista a mesquitas, assim como mosaicos tradicionais da era soviética, monumentos e edifícios de estilo brutalista. Cenário de eventos polêmicos e disputas históricas, o norte do Cáucaso é um território culturalmente heterogêneo e está localizado na fronteira entre a Europa e a Ásia, entre a antiga União Soviética e o Oriente Médio, entre a fé Cristã e o mundo Islâmico. Ilustrado com fotografias de Gianluca Pardelli, Thomas Paul Mayer e Nikolai Vassiliev, este artigo é um convite à descoberta da historia e da arquitetura desta peculiar região do planeta: o Ciscáucaso, ou Cáucaso Norte.

Segundo arranha-céu mais alto do mundo será construído na Rússia

O escritório de arquitetura escocês Kettle Collective divulgou seu projeto para um arranha-céu de 703 metros de altura em São Petersburgo, Rússia, que será o segundo edifício mais alto do mundo depois do Burj Khalifa de Dubai. O Lakhta Center II será construído ao lado do Lakhta Center, atualmente o edifício mais alto da Europa e sede da empresa de energia Gazprom.

Pavilhão da Rússia na Bienal de Veneza explora ambientes digitais e o futuro das instituições culturais

O Pavilhão da Federação Russa para a Bienal de Veneza de 2021 explora o papel das instituições culturais através dos espaços físicos e digitais. Intitulado Open, o programa investiga o tema em múltiplas frentes, desde a renovação de sua arquitetura física até a pesquisa sobre o papel social dos ambientes virtuais e um conjunto de perspectivas sobre as novas formas de pensar no âmbito institucional. A contribuição se baseia no projeto Open?, que teve início em maio de 2020 e seguiu durante todo o ano como uma plataforma virtual para criativos e pensadores.

Evolução da planta residencial: da Revolução Industrial ao período entre Guerras

A introdução de novas técnicas e materiais, juntamente com as inovações na infraestrutura, resultantes da revolução industrial, abriu o caminho para a habitação vertical. Investigando especificamente um período de tempo em que um fluxo populacional foi direcionado para as cidades e as divisões de classes sociais foram questionadas, este artigo analisa a evolução da planta residencial na Europa entre 1760 e 1939.

Coop Himmelb (l) projeta Arena e Parque CKA inspirados no construtivismo russo

O escritório de arquitetura Coop Himmelb(l)au, com sede em Viena, ganhou uma competição internacional para redesenhar a Arena e Parque de Hóquei no Gelo CKA em São Petersburgo, Rússia. O projeto do complexo é inspirado na arquitetura construtivista russa, uma época que redefiniu a arquitetura com as obras de Tatlin e El Lissitzky e removeu as limitações de construção e movimento. A estrutura e o layout geral da arena são baseados no “Monumento à Terceira Internacional” de Tatlin, onde é traduzido como o movimento dinâmico e fluido de uma pessoa patinando pelo estádio.

Strelka KB divulga vencedores do concurso para uma cidade do futuro na Rússia

Os escritórios Citymakers e Karres en Brands empataram em primeiro lugar no concurso para reformular o centro da cidade de Saratovm na Rússia. Do Parque Pobedy ao desenvolvimento do antigo aeroporto Saratov Tsentralny, as equipes projetarão uma série de novos espaços pela cidade.