Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou

O escritório russo Project Meganom venceu a competição para redesenhar o Museu Pushkin de Belas Artes de Moscou. A proposta vencedora procura transformar o complexo do museu numa colmeia de atividades culturais, preservando a importante coleção de obras de arte da instituição e "se envolvendo ativamente com o território circundante, transformando-o num espaço potencial de exposição, diálogo e comunicação." O projeto se concentra menos em criar novos espaços e mais em estruturar uma única plataforma integrada para uma série de partes discordantes, unindo todos os elementos do ambiente através de um projeto coeso - "de edifícios e monumentos a bancos e sinalização"

Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou - Imagem 2 de 25Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou - Imagem 3 de 25Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou - Imagem 4 de 25Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou - Imagem 5 de 25Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou - Mais Imagens+ 20

O estado atual do museu é fragmentado. Instalado numa série de mansões particulares inacessíveis e monumentos históricos, que não foram originalmente concebidos como edifícios públicos, a proposta do Project Meganom pretende trazer um novo nível de coesão para a instituição. De acordo com os arquitetos, "o Museu Pushkin tornou-se um dos ícones mais memoráveis ​​da cidade e é um dos mais valiosos monumentos arquitetônicos: Um templo de arte e cultura"

Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou - Imagem 11 de 25
Aerial View. Image Courtesy of Meganom

Na proposta do escritório, a área estendida se tornará um "Museu da Cidade, destinado a se tornar um lugar de atividade cultural." No entanto, o conflito que impede a realização do projeto em sua totalidade é a contradição entre a necessidade de aumentar a área do museu e seguir as normas de proteção do patrimônio. Sob cuidadoso controle público, "a tentativa de aumentar a área do térreo do museu e pôr em risco o ambiente histórico" está sendo combatida. Os arquitetos argumentam que a "museificação do espírito do lugar, bem como a criação do Centro de Restauração, poderia enriquecer o leque de atividades do Museu e ter um efeito revigorante sobre esta antiga área de Moscou que, nas últimas décadas, passou por um estado traumático."

Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou - Imagem 12 de 25
Visualisation (night). Image Courtesy of Meganom

Rizosfera. Mais que projeto.

Dos Arquitetos: Rizosfera - é todo o terreno do museu: um espaço simbólico unido, uma camada fina, que une as raízes dos edifícios - plataforma fértil para a cultura urbana e arte. A atmosfera da cultura de museu absorve os vários terrenos e edifícios independentes, respeitando os requisitos de proteção das edificações históricas, permitindo a estruturação de áreas de paisagismo, exposições de arte pública e elementos temporários.

Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou - Imagem 10 de 25
Visualisation. Image Courtesy of Meganom

O projeto se aproveita da legislação imperfeita, que incide sobre a preservação dos próprios edifícios, às vezes deixando de lado o contexto histórico e os seus elementos como um fator importante a ser preservado e nutrido. Rizosfera não é apenas um projeto que pode mudar ao longo do tempo, é um artefato, um protocolo que pode se adaptar com o tempo. Como estratégia para o desenvolvimento futuro, ele detecta e considera as necessidades de mudança do tempo, cultura, clima e cidade.

Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou - Imagem 16 de 25
Courtesy of Meganom

Consistentemente integrando e fundindo várias camadas antigas e novas, existentes e imaginárias, a nova esfera cultural está destinada a criar um novo tipo de espaço que preserva o espírito de uma cidade histórica. Quando o visitante se aproxima da Rizosfera, ele imediatamente põe os pés no espaço do museu. Aqui, tudo é o mesmo que no resto de Moscou, mas tem uma qualidade única - todos os edifícios se juntam ao conjunto arquitetônico sem um único sinal incongruente ou aviso. O espaço público é aberto e saturado de arte. No inverno os caminhos de granito descongelam, revelando a sinalização que facilita a orientação dos visitantes no espaço.

Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou - Imagem 6 de 25
Material Study. Image Courtesy of Meganom

O espaço da Rizosfera é conformado por blocos modulares de granito usados na pavimentação de todas as praças, avenidas, caminhos e pátios. Esse material também é usado em muros de diferentes alturas, bancos, objetos que trazem informações e orientações, obras de arte e demais elementos. A possível expansão da Rizosfera pela estreita Rua Volkhonka criará uma nova avenida urbana e liberará uma fachada do Museu da Cidade para o rio.

  • Competição

    Concurso de Conceitos Arquitetônicos para o Museu Pushkin de de Belas Artes
  • Premio

    Primeiro Lugar
  • Projeto

    RHIZOSPHERE. THE GROUND.
  • Architects

  • Localização

    Rua Volkhonka, Moscou, Rússia, 101000
  • Arquiteto responsável

    Y. Grigoryan
  • Chefe do Projeto

    E. Uglovskaya
  • Equipe de Projeto

    D. Apalkova, M. Fedorova, Y. Kuznecov
  • Arquitetos e engenheiros Colaboradores

    Arup
  • Consultores de Transporte

    MIC Mobilty
  • Cliente

    The Pushkin State Museum of Fine Arts
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

    Courtesy of Meganom
  • Área

    21794.0 m2

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Volkhonka Street, Moscow, Russia, 101000

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Taylor-Foster, James. "Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou" [Meganom To Remodel Moscow's Pushkin Museum of Fine Arts] 01 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625032/escritorio-project-meganom-vence-concurso-para-a-remodelacao-do-pushkin-museum-em-moscou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.