O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou

Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou

Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou
Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou, Cortesia de Project Meganom
Cortesia de Project Meganom

O escritório russo Project Meganom venceu a competição para redesenhar o Museu Pushkin de Belas Artes de Moscou. A proposta vencedora procura transformar o complexo do museu numa colmeia de atividades culturais, preservando a importante coleção de obras de arte da instituição e "se envolvendo ativamente com o território circundante, transformando-o num espaço potencial de exposição, diálogo e comunicação." O projeto se concentra menos em criar novos espaços e mais em estruturar uma única plataforma integrada para uma série de partes discordantes, unindo todos os elementos do ambiente através de um projeto coeso - "de edifícios e monumentos a bancos e sinalização"

Material de Estudo. Imagem Cortesia de Project Meganom Material de Estudo. Imagem Cortesia de Project Meganom Material de Estudo. Imagem Cortesia de Project Meganom Cortesia de Project Meganom + 25

O estado atual do museu é fragmentado. Instalado numa série de mansões particulares inacessíveis e monumentos históricos, que não foram originalmente concebidos como edifícios públicos, a proposta do Project Meganom pretende trazer um novo nível de coesão para a instituição. De acordo com os arquitetos, "o Museu Pushkin tornou-se um dos ícones mais memoráveis ​​da cidade e é um dos mais valiosos monumentos arquitetônicos: Um templo de arte e cultura"

Vista Aérea. Imagem Cortesia de Project Meganom
Vista Aérea. Imagem Cortesia de Project Meganom

Na proposta do escritório, a área estendida se tornará um "Museu da Cidade, destinado a se tornar um lugar de atividade cultural." No entanto, o conflito que impede a realização do projeto em sua totalidade é a contradição entre a necessidade de aumentar a área do museu e seguir as normas de proteção do patrimônio. Sob cuidadoso controle público, "a tentativa de aumentar a área do térreo do museu e pôr em risco o ambiente histórico" está sendo combatida. Os arquitetos argumentam que a "museificação do espírito do lugar, bem como a criação do Centro de Restauração, poderia enriquecer o leque de atividades do Museu e ter um efeito revigorante sobre esta antiga área de Moscou que, nas últimas décadas, passou por um estado traumático."

Visualisação (noite). Imagem Cortesia de Project Meganom
Visualisação (noite). Imagem Cortesia de Project Meganom

Rizosfera. Mais que projeto.

Dos Arquitetos: Rizosfera - é todo o terreno do museu: um espaço simbólico unido, uma camada fina, que une as raízes dos edifícios - plataforma fértil para a cultura urbana e arte. A atmosfera da cultura de museu absorve os vários terrenos e edifícios independentes, respeitando os requisitos de proteção das edificações históricas, permitindo a estruturação de áreas de paisagismo, exposições de arte pública e elementos temporários.

Visualisação. Imagem Cortesia de Project Meganom
Visualisação. Imagem Cortesia de Project Meganom

O projeto se aproveita da legislação imperfeita, que incide sobre a preservação dos próprios edifícios, às vezes deixando de lado o contexto histórico e os seus elementos como um fator importante a ser preservado e nutrido. Rizosfera não é apenas um projeto que pode mudar ao longo do tempo, é um artefato, um protocolo que pode se adaptar com o tempo. Como estratégia para o desenvolvimento futuro, ele detecta e considera as necessidades de mudança do tempo, cultura, clima e cidade.

Cortesia de Project Meganom
Cortesia de Project Meganom

Consistentemente integrando e fundindo várias camadas antigas e novas, existentes e imaginárias, a nova esfera cultural está destinada a criar um novo tipo de espaço que preserva o espírito de uma cidade histórica. Quando o visitante se aproxima da Rizosfera, ele imediatamente põe os pés no espaço do museu. Aqui, tudo é o mesmo que no resto de Moscou, mas tem uma qualidade única - todos os edifícios se juntam ao conjunto arquitetônico sem um único sinal incongruente ou aviso. O espaço público é aberto e saturado de arte. No inverno os caminhos de granito descongelam, revelando a sinalização que facilita a orientação dos visitantes no espaço.

Material de Estudo. Imagem Cortesia de Project Meganom
Material de Estudo. Imagem Cortesia de Project Meganom

O espaço da Rizosfera é conformado por blocos modulares de granito usados na pavimentação de todas as praças, avenidas, caminhos e pátios. Esse material também é usado em muros de diferentes alturas, bancos, objetos que trazem informações e orientações, obras de arte e demais elementos. A possível expansão da Rizosfera pela estreita Rua Volkhonka criará uma nova avenida urbana e liberará uma fachada do Museu da Cidade para o rio.

  • Competição

    Concurso de Conceitos Arquitetônicos para o Museu Pushkin de de Belas Artes
  • Premio

    Primeiro Lugar
  • Projeto

    RHIZOSPHERE. THE GROUND.
  • Arquitetos

  • Localização

    Rua Volkhonka, Moscou, Rússia, 101000
  • Arquiteto responsável

    Y. Grigoryan
  • Chefe do Projeto

    E. Uglovskaya
  • Equipe de Projeto

    D. Apalkova, M. Fedorova, Y. Kuznecov
  • Arquitetos e engenheiros Colaboradores

    Arup
  • Consultores de Transporte

    MIC Mobilty
  • Cliente

    The Pushkin State Museum of Fine Arts
  • Área

    21794.0 m2
  • Ano do projeto

    2014

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este autor
James Taylor-Foster
Autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Escritório Project Meganom vence concurso para a remodelação do Pushkin Museum em Moscou" [Project Meganom To Remodel Moscow's Pushkin Museum of Fine Arts] 01 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625032/escritorio-project-meganom-vence-concurso-para-a-remodelacao-do-pushkin-museum-em-moscou> ISSN 0719-8906