Drozdov & Partners transforma escolas em abrigos temporários para desabrigados na Ucrânia

Um dos problemas mais urgentes enfrentados pelos ucranianos hoje é a situação incerta enfrentada pelos cidadãos deslocados, juntamente com o desafio de retornar às cidades que foram forçados a abandonar no início deste ano. O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy compartilhou que os esforços para reconstruir a Ucrânia exigirão "investimentos colossais", e enquanto os líderes se reúnem para elaborar o “plano Marshall” para reconstruir o país, arquitetos locais já começaram a desenvolver moradias de emergência, e instalações de saúde e educacionais em cidades mais distantes da fronteira russa.

Como solução temporária para o deslocamento de ucranianos do nordeste e leste, a Drozdov & Partners, juntamente com o Replus Bureau e o Ponomarenko Bureau, começou a reformar abrigos para deslocados internos (IDPs) em Lviv e região, usando campi escolares e outras instalações como alojamentos temporários.

Drozdov & Partners transforma escolas em abrigos temporários para desabrigados na Ucrânia - Imagem 1 de 4Drozdov & Partners transforma escolas em abrigos temporários para desabrigados na Ucrânia - Imagem 2 de 4Drozdov & Partners transforma escolas em abrigos temporários para desabrigados na Ucrânia - Imagem 3 de 4Drozdov & Partners transforma escolas em abrigos temporários para desabrigados na Ucrânia - Imagem 4 de 4Drozdov & Partners transforma escolas em abrigos temporários para desabrigados na Ucrânia - Mais Imagens

Embora partes da Ucrânia estejam passando por algumas tensões desde 2014, foi essa guerra que mudou radicalmente a situação e se tornou uma tragédia para cada morador de Kharkiv, situado no nordeste da Ucrânia. A guerra mudou permanentemente a vida de todos e a cidade como um todo, forçando a maioria dos kharkivites a se mudar para outras cidades ou países. O escritório de arquitetura Drozdov & Partners e a Escola de Arquitetura de Kharkiv tiveram que se mudar para a cidade de Lviv, 1.000 quilômetros a oeste. Durante os primeiros dias da guerra, o escritório começou a se voluntariar principalmente em campanhas de logística e arrecadação de fundos, como o resto da população, mas assim que começou a segunda semana da guerra, retomou o trabalho de arquitetura.

O primeiro abrigo criado pelo escritório foi na Escola dos Esportes Infanto-Juvenis, abrigando cerca de 132 pessoas, seguido de mais de 15 abrigos para deslocados internos por toda a cidade. Um dos principais aspectos do projeto foi ajustar os prédios disponíveis para abrigar deslocados internos por meio de parcerias público-privadas. Era crucial rejeitar soluções rápidas provisórias, que se tornassem problemáticas no futuro próximo.

Drozdov & Partners transforma escolas em abrigos temporários para desabrigados na Ucrânia - Imagem 4 de 4
Escola Regional de Esportes de Lviv para Crianças e Jovens em Stryi Park. Imagem cortesia de Drozdov & Partners

Outro desafio urgente foi colocado pela nova formação geopolítica da Europa e da Ucrânia. A nova arquitetura deve abordar questões de segurança, responder às possíveis ameaças russas, e também focar na potencial integração europeia, o que significa incluir um novo modelo energético que encontre novos recursos e adapte novas formas de consumo de energia.

Drozdov & Partners transforma escolas em abrigos temporários para desabrigados na Ucrânia - Imagem 3 de 4
Escola Regional de Esportes de Lviv para Crianças e Jovens em Stryi Park. Imagem cortesia de Drozdov & Partners

Percebemos que, mesmo neste momento horrível, as habilidades tradicionais de um arquiteto ainda são exigidas. É um momento difícil para a Escola de Arquitetura de Kharkiv, com nossos doadores ucranianos incapazes de nos apoiar. Mas a Escola não mediu esforços para reunir o corpo docente e os alunos no novo local. Estão determinados a continuar seu desenvolvimento, tendo encontrado apoio internacional. A Escola de Arquitetura de Kharkiv também se tornou uma plataforma para a nova coalizão internacional, ro3kvit.com. Tem como objetivo a busca de metodologias para as transformações do pós-guerra na Ucrânia, pois nosso país enfrentará novos desafios que prescrevem mudanças na configuração das cidades e do país como um todo. – Drozdov & Partners

Outra resposta a essa crescente crise humanitária foi a do escritório Balbek Bureau, com sede em Kiev, que desenvolveu um sistema modular de habitação temporária que visa fornecer uma moradia digna aos deslocados internos ucranianos. O RE:Ukraine foi projetado para se adaptar a diferentes tipos de terreno e densidade de assentamento, além de ser implantado em um curto período de tempo. Embora o projeto tenha sido destinado a áreas da Ucrânia que não estão sob ataque, a estrutura também pode acomodar refugiados no exterior.

Drozdov & Partners transforma escolas em abrigos temporários para desabrigados na Ucrânia - Imagem 2 de 4
RE:Ucrânia por Balbek Bureau.

Após meses de tensões contínuas entre Moscou e Kiev, a Rússia iniciou uma invasão na Ucrânia, resultando na destruição de ambientes urbanos e rurais. Desde o início da guerra, estima-se que mais de 7,1 milhões de pessoas tenham sido deslocadas internamente na Ucrânia. Em 30 de maio, a UNESCO verificou danos em 139 locais afetados pela guerra em andamento, incluindo 62 locais religiosos, 12 museus, 26 edifícios históricos, 17 edifícios dedicados a atividades culturais, 15 museus e sete bibliotecas, sendo Kiev o local mais afetado. No entanto, funcionários e alunos da Escola de Arquitetura de Kharkiv reiniciaram as aulas em instalações temporárias. Durante o próximo semestre, todas as aulas serão realizadas off-line e as campanhas de matrículas para o próximo ano letivo já começaram.

Confira a lista de organizações e grupos de ajuda com os quais você pode contribuir e ajudar a aliviar a crise humanitária.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Drozdov & Partners transforma escolas em abrigos temporários para desabrigados na Ucrânia" [Drozdov & Partners is Transforming Schools into Temporary Shelters for Internally Displaced People in Ukraine] 15 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984975/drozdov-and-partners-transforma-escolas-em-abrigos-temporarios-para-desabrigados-na-ucrania> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.