Cem dias de guerra na Ucrânia: UNESCO verifica danos em 139 locais

Sexta-feira, 3 de junho, marcou 100 dias de guerra na Ucrânia. Um dos muitos efeitos devastadores tem sido a destruição de ambientes urbanos e rurais. O patrimônio cultural e arquitetônico da Ucrânia está sob ameaça. Em 30 de maio, a UNESCO verificou danos em 139 locais afetados pela guerra em andamento. A lista inclui 62 locais religiosos, 12 museus, 26 edifícios históricos, 17 edifícios dedicados a atividades culturais, 15 museus e sete bibliotecas. Segundo a UNESCO, os edifícios mais afetados incluídos na lista estão em Kiev. Ainda assim, os danos também são encontrados nas regiões de Chernihiv, Kharkiv, Zaporizhzhya, Zhytomyr, Donetsk, Lugansk e Sumy. Isso representa uma avaliação preliminar de danos para bens culturais feita através da verificação cruzada dos incidentes relatados com várias fontes confiáveis. Os dados publicados serão atualizados regularmente.

Cem dias de guerra na Ucrânia: UNESCO verifica danos em 139 locais - Imagem 2 de 5Cem dias de guerra na Ucrânia: UNESCO verifica danos em 139 locais - Imagem 3 de 5Cem dias de guerra na Ucrânia: UNESCO verifica danos em 139 locais - Imagem 4 de 5Cem dias de guerra na Ucrânia: UNESCO verifica danos em 139 locais - Imagem 5 de 5Cem dias de guerra na Ucrânia: UNESCO verifica danos em 139 locais - Mais Imagens

Algumas autoridades acreditam que o número seja muito maior. Beate Reifenscheid, presidente da filial alemã do Conselho Internacional de Museus (ICOM), expressou preocupação com toda a cidade de Mariupol, cuja situação não pode ser avaliada adequadamente, apontando que o número real de edifícios afetados pode ser muito maior. Especialistas alemães estão se reunindo para salvar o valioso patrimônio da Ucrânia. Em março, a Rede para a Proteção de Bens Culturais na Ucrânia foi lançada por Claudia Roth, a Comissária do Governo Federal Alemão para Cultura e Mídia. A ICOM Alemanha serve como sede da rede, com outras instituições juntando-se aos esforços.

Cem dias de guerra na Ucrânia: UNESCO verifica danos em 139 locais - Imagem 5 de 5
Kiev, Ucrânia, 29 de março de 2022, voluntários cobrem o monumento da princesa Olga, Santo André Apóstolo, educadores Cirilo e Metódio com sacos de areia para protegê-lo do bombardeio russo. Imagem © Mny-Jhee via Shutterstock

Atualmente, os fundos estão limitados a ajudar instituições no solo ucraniano, pois não há planos para retirar objetos através das fronteiras. “Isso privaria a Ucrânia de bens culturais”, explica Reifenscheid. Os materiais de embalagem são enviados para proteger peças valiosas, transportar e abrigar materiais móveis em locais seguros na Ucrânia. Atenção especial é dada à oferta de meios de proteção contra incêndio, como extintores, mantas ignífugas e pastas não inflamáveis para pintura da madeira.

As instituições participantes apoiam a Ucrânia com diferentes especialidades, como avaliar fotos de satélite para documentar locais danificados. O Ministério da Cultura e Política de Informação da Ucrânia também criou um site que permite que testemunhas oculares relatem os danos. Essa documentação é essencial porque a destruição de locais culturais pode ser considerada um crime de guerra, especialmente se os agressores estiverem atacando prédios com o símbolo do Escudo Azul, apoiado pela UNESCO. Segundo Lazare Eloundou Assomo, diretor do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, os danos aos locais históricos têm consequências terríveis para a identidade cultural do município.

Cem dias de guerra na Ucrânia: UNESCO verifica danos em 139 locais - Imagem 4 de 5
Kharkiv, Ucrânia - 14 de maio de 2022: Coberto pelo monumento de sacos de areia de Taras Shevchenko em Kharkiv, Ucrânia, para proteger a herança dos bombardeios da cidade pelos militares russos. Imagem © Belikova Oksana via Shutterstock

Desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, cerca de 6,2 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia e mais de 8 milhões de ucranianos foram deslocados internamente, de acordo com um relatório das Nações Unidas. Este é o movimento populacional forçado mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. A crise ainda está se desenrolando, ameaçando dezenas de milhões de pessoas. Este deslocamento prolongado também tem um impacto significativo nos países vizinhos que oferecem apoio.

Para os refugiados, a habitação é uma das necessidades mais imediatas. Com o parque habitacional local já sob pressão em muitas cidades europeias, o setor privado e os cidadãos privados têm sido fundamentais no apoio necessário aos refugiados. Para somar a esses esforços, muitos governos também estão fornecendo apoio financeiro a pessoas físicas e instalações turísticas que acomodam ucranianos. Além da acomodação, o acesso aos cuidados médicos, de saúde mental e apoio psicossocial são componentes essenciais das intervenções humanitárias, mas o sistema de saúde já está sob pressão devido à pandemia.

Cem dias de guerra na Ucrânia: UNESCO verifica danos em 139 locais - Imagem 2 de 5
via Shutterstock

As crianças em idade escolar constituem uma grande parte dos refugiados ucranianos, apontando para enormes implicações para os sistemas escolares no meio do ano letivo. A incorporação súbita de um grande número de crianças refugiadas apresenta uma série de desafios. Várias abordagens estão sendo avaliadas, incluindo a criação de classes especiais para crianças ucranianas fazerem a transição para as salas de aula locais e a contratação de funcionários que falam ucraniano. Para quebrar a barreira do idioma, as aulas de idiomas serão importantes para apoiar os adultos a se estabelecerem e navegarem em suas novas comunidades.

O conjunto complexo de medidas necessárias para se adaptar a esta situação inesperada provavelmente terá um impacto duradouro nas políticas urbanas e, consequentemente, nas cidades europeias fora da Ucrânia.

Confira a lista de organizações e grupos de ajuda com os quais você pode contribuir e ajudar a aliviar a crise humanitária.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Cem dias de guerra na Ucrânia: UNESCO verifica danos em 139 locais" [One Hundred Days of War in Ukraine: UNSECO Verifies Damage to 139 Sites] 16 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983473/cem-dias-de-guerra-na-ucrania-unesco-verifica-danos-em-139-locais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.