Arquitetura Árabe

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Emirados Árabes Unidos

Projetos mais recentes em Emirados Árabes Unidos

Últimas notícias em Emirados Árabes Unidos

Adjaye Associates divulga projeto para o Instituto Africano em Sharjah, Emirados Árabes Unidos

O escritório Adjaye Associates divulgou seu projeto para o Instituto Africano, o primeiro centro dedicado ao estudo e pesquisa avançados da África e da diáspora africana. O campus de 32 mil metros quadrados será construído no centro de Sharjah, Emirados Árabes Unidos, e "introduzirá um tipo inteiramente novo de pensamento e missão na esfera acadêmica global".

Por que e para quem estamos construindo cidades novas do zero?

Tente imaginar como seria projetar uma cidade inteira do zero; desenhar cada uma de suas ruas, casas, edifícios comerciais, praças e espaços públicos. Uma folha em branco onde tudo é possível e sua única missão é criar uma cidade com identidade própria. Talvez esse seja o sonho de todo arquiteto e urbanista, e para a sorte de alguns poucos felizardos, esse sonho pode muito bem se tornar realidade em um futuro próximo.

Urbanismo radial: nove exemplos no mundo vistos de cima

O chamado "traçado urbano radioconcêntrico" é conformado por ruas que partem de determinado centro e dirigem-se radialmente para o limite mais externo da cidade, além de ruas dispostas de forma concêntrica, que estabelecem a conexão entre as vias radiais e os lotes. Este padrão está presente, ao longo da história, desde a antiguidade até os dias atuais.

Mask Architects projeta estações de resfriamento para ilha de calor em Abu Dhabi

A Mask Architects foi nomeada uma das dez equipes vencedoras do Cool Abu Dhabi, uma competição internacional de arquitetura. A proposta deles, "The Oasys", é um sistema onde os moradores de Abu Dhabi podem relaxar e desfrutar de espaços ao ar livre sem sentir o calor. Selecionado entre mais de 1.570 participantes em 67 países, o projeto visa combater os efeitos das mudanças climáticas por meio de uma solução localizada para o efeito da ilha de calor urbana.

Expo Dubai 2020 divulga novas imagens dos pavilhões nacionais

Falta apenas um ano para a Expo 2020 Dubai. Um dos mais esperados eventos do calendário da arquitetura, inicialmente programado para ser inaugurado neste ano, teve de ser adiado por razões já muito evidentes. Recentemente, com o intuito de promover o adiamento do evento para o ano de 2021, a comissão organizadora revelou uma série de novas imagens do canteiro de obras em Dubai. Ao longo deste largo e confuso ano, apenas as obras de paisagismo e dos principais edifícios da Expo foram concluídas. Ainda assim, a construção dos 192 pavilhões nacionais não será deixada para a ultima hora, e a previsão é que tudo esteja concluído até o final deste ano.

Construindo o futuro: a ostentosa arquitetura contemporânea de Abu Dhabi

A história de Abu Dhabi está profundamente vinculada ao seu recente e vertiginoso crescimento. Como capital e segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi transformou-se radicalmente ao longo das últimas décadas. Idealizada pelo xeique Zayed e projetada pelo arquiteto japonês Katsuhiko Takahashi em 1967, Abu Dhabi passou de uma pequena cidade de pouco mais de vinte mil habitantes para tornar-se um epicentro cultural e econômico do país, e conta hoje com mais de um milhão de habitantes. Acompanhando este frenético processo de desenvolvimento urbano, a arquitetura de Abu Dhabi se transformou do dia para a noite, refletindo as principais tendências arquitetônicas das últimas décadas.

Mapas CAD das maiores cidades do Brasil, Portugal e do mundo

Mapacad é um site que oferece downloads de arquivos .dwg de dezenas de cidades. Com 200 metrópoles em seu banco de dados, os fundadores da plataforma compartilharam conosco um conjunto com as maiores cidades do Brasil, Portugal e do mundo.

MVRDV inicia a construção de conjunto de uso misto em Abu Dhabi

Pixel, o mais recente projeto da empresa holandesa MVRDV, está em construção e deve ser concluído até o final de 2021. O empreendimento de uso misto com base comunitária é o primeiro projeto no Makers District de Abu Dhabi, uma nova e inovadora área cosmopolita na Ilha Reem.

Mouaz Abouzaid e Dima Faraj projetam parque urbano em Dubai

Os arquitetos Mouaz Abouzaid e Dima Faraj desenvolveram um projeto de intervenção urbana para transformar a principal rodovia que atravessa a cidade de Dubai em uma estrutura verde e permeável. A Sheikh Zayed Road é uma importante estrutura viária que atravessa todo os Emirados Árabes Unidos e por consequência, corta e divide o tecido urbano desta e de tantas outras cidades do país. Inspirada nos movimentos das dunas, a proposta foi concebida para reconectar duas áreas da cidade historicamente afastadas pela rodovia através da criação de novos espaços públicos e áreas verdes.

Escritórios de arquitetura de São Paulo, pelas lentes de Marc Goodwin

A série de fotografias de escritórios de arquitetura de Marc Goodwin finalmente chegou ao Brasil. O experiente fotógrafo visitou vinte dos mais importantes escritórios de São Paulo, mostrando uma imagem - ou muitas - de como é o dia a dia dentro destes espaços de trabalho. Sua vasta série documental conta com registros de firmas da Cidade do Panamá, Holanda, Dubai, Londres, Paris, Pequim, Xangai, Seul, Escandinávia, Barcelona e Los Angeles. Em São Paulo, Marc visitou vinte escritórios das mais variadas escalas, dedicados a diferentes tipos de projeto. Conheça-os a seguir.

Carregando... Pode demorar alguns segundos