Arquitetura Chilena

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Chile

Projetos mais recentes em Chile

Últimas notícias em Chile

Jan Gehl propõe plano diretor estratégico ecológico no Chile

A Gehl acaba de publicar o seu ‘Masterplan Framework with ecology at its heart’, um interessante estudo de caso desenvolvido em Huechuraba, região central do Chile. A equipe composta por David Sim, Esben Neander Kristensen, Alexander Spitzer e Tamara Kalantajevska chama a atenção para a vocação ecológica do plano diretor estratégico desenvolvido em parceira com a empreiteira chilena Tanica.

Sauermartins e Gustavo Utrabo entre os selecionados para a Bienal Latino-Americana de Arquitetura

A Bienal Latino-Americana de Arquitetura (BAL 2021) divulgou a lista de escritórios da América Latina que participarão da próxima edição do evento, que ocorrerá em setembro deste ano em Pamplona, ​​Espanha.

Azócar Catrón: "A questão não é a escala do projeto, mas a escala da paisagem"

Ricardo Azócar e Carolina Catrón fundaram em 2015 seu escritório de arquitetura e urbanismo na cidade de Concepción, na região central do Chile. Em pouco tempo, seu trabalho começou a ser amplamente celebrado. Um exemplo disso foi o reconhecimento de seu projeto "Duas torres e um caminho", que ganhou o prêmio Obra Revelação da CA-CCP 2016 e foi reconhecido pelo Y.A.L.A. da Bienal de Veneza de 2018. Além disso, seu artigo "Catalejo" ganhou o Primeiro Premio de Publicações da Bienal da Costa Rica de 2018 e mais recentemente o ArchDaily destacou seu trabalho como um dos melhores jovens escritórios de arquitetura de 2020.

ELEMENTAL aborda o conflito Mapuche na próxima participação do Chile na Bienal de Veneza

O ELEMENTAL acaba de apresentar uma prévia de como será a sua participação na próxima Bienal de Arquitetura de Veneza. Considerando a onda crescente de violência no já histórico conflito Mapuche-Chileno, o escritório de arquitetura liderado por Alejandro Aravena se propôs a construir uma série de espaços que buscam resgatar a antiga tradição de negociação do povo Mapuche, criando lugares que proporcionam novas oportunidades de encontro para que ambas partes possam dialogar em busca de uma solução.

ArchDaily elege os melhores Jovens Escritórios de Arquitetura de 2020

O ArchDaily tem o orgulho de anunciar a seleção de Jovens Escritórios 2020. Esta primeira edição destaca escritórios e profissionais emergentes que mostram abordagens, propostas e soluções inovadoras para alguns dos maiores desafios da atualidade. Da crise climática a questões de raça e gênero; da evolução tecnológica à coesão social – estes desafios estão alterando o curso da arquitetura, posicionando a disciplina no contexto de uma nova sociedade e economia. 

Alejandro Aravena é nomeado presidente do júri do Prêmio Pritzker de Arquitetura

O Prêmio Pritzker, a maior honraria do campo da arquitetura, acaba de anunciar a nomeação de Alejandro Aravena como Presidente do Júri a partir de março de 2021, a tempo para a 43ª edição do prêmio. Além disso, Manuela Lucá-Dazio, Diretora Executiva do Departamento de Artes Visuais e Arquitetura da Biennale di Venezia, foi escolhida para ser a assessora do Prêmio e próxima Diretora Executiva.

Fundação Mies van der Rohe divulga finalistas do Young Talent Architecture Award 2020

A Fundação Mies van der Rohe e a Creative Europe anunciaram os 12 projetos finalistas que concorrem ao Young Talent Architecture Award 2020 (YTAA 2020) e os 9 finalistas da edição asiática do YTAA 2020.

Arquitetura em madeira no Chile: honestidade material e integração à paisagem

A madeira é um dos materiais mais amplamente utilizados na construção civil no Chile, principalmente devido à sua superabundancia em território chileno. Além disso, a madeira pode ser um material extremamente sustentável quando produzido e processado sob certas condições – resultando em um baixíssima pegada de carbono. Como sistema construtivo, a arquitetura em madeira é caracterizada por sua calidez, resistência e durabilidade.

Guia da arquitetura moderna de Santiago: 20 obras emblemáticas na capital chilena

O movimento moderno foi um ator-chave na construção cultural do Chile no século XX. Embora seus primeiros trabalhos surjam na esfera privada, seus princípios urbanos e paisagísticos foram adotados pelo projeto modernizador do Estado benfeitor que começou a ser construído após os conflitos sociais que explodiram nos anos vinte do século passado.

Cozinhas com luz natural: iluminação zenital em residências latinoamericanas

Seja por meio de claraboias tradicionais, superiores, aberturas lineares, aberturas tipo lanternas ou coberturas tipo shed, a manipulação e incorporação de luz natural nos projetos arquitetônicos pode significar uma mudança radical na percepção dos espaços internos e atmosferas dos projetos. A cozinha, como espaço de trabalho, é considerada em muitos projetos residenciais, como uma área central os residentes passam uma grande quantidade de tempo em suas vidas diárias. Fornecer uma boa qualidade de luz permitirá incrementar o conforto visual e proporcionar um melhor bem-estar àqueles que realizem tarefas nesses espaços.

Carregando... Pode demorar alguns segundos