Arquitetura Chilena

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Chile

Projetos mais recentes em Chile

Últimas notícias em Chile

Design de código aberto na escala da arquitetura e da cidade

No Novo México, os canais de irrigação que estão em operação contínua há três séculos abastecem e nutrem as terras úmidas do sudoeste americano. Esses canais são conhecidos como Acequias – sistemas de água gerenciados comunitariamente construídos com base na tradição democrática. Os membros da comunidade são proprietários dos direitos sobre a água, que elegem uma equipe de três pessoas para supervisionar os canais. No Cairo e em Barcelona, a Praça Tahrir e a Plaza de Catalunya atuaram como locais importantes para expressar insatisfação política. Os protestos na Praça Tahrir em 2011, por exemplo, resultaram na queda de um governo de quase 30 anos.

Conhecendo as instalações arquitetônicas da Bienal de Arte de Veneza 2022

A 59ª Exposição Internacional de Arte - La Biennale di Venezia abriu oficialmente suas portas ao público em 23 de abril de 2022. Intitulada "The Milk of Dreams", a exibição está recebendo mais de 210 artistas de 58 países com mais de mil obras de arte e instalações que promovem arte, ciência, pesquisa e transição ecológica das ciências humanas ambientais.

Controle utópico: cidades operárias no Brasil e no Chile

O ambiente construído que habitamos pode ser hostil, tanto em uma escala arquitetônica individual quanto em um contexto urbano mais amplo. Pessoas em situação de rua, por exemplo, são dissuadidos de descansar em bancos públicos pela presença ameaçadora de grades e outras formas de arquitetura hostil. De uma lente global, vemos o impacto que as fronteiras têm em meio à hostilidade anti-imigração, exemplificado de forma imponente pelo fechamento da fronteira de Melilla entre o Marrocos e a Espanha. Esta "hostilidade" pode ser encontrada em um grande número de assentamentos ao redor do mundo, formados como resultado da migração orgânica ou configurados a partir do controle — como as cidades operárias criadas por grandes companhias.

Trienal Sul do Mundo 2021: conheça os vencedores

Entre 26 de novembro e 4 de dezembro, a Trienal Sul do Mundo: 'Cidades Humanas' aconteceu sob a curadoria geral de Sergio Baeriswyl, na cidade de Concepción, Chile. Um convite para olhar em profundidade a arquitetura e o projeto urbano na escala de nossas cidades intermediárias e rever as formas de construção de nosso habitat diante dos novos cenários que enfrentamos.

Redescobrindo os Andes: a transformação dos banhos termais de San Pedro, Chile

Aninhadas na cordilheira que divide o Chile da Argentina, as Termas de San Pedro são um lugar de pausa e contemplação que interrompe a rota de trânsito para introduzir a escala humana e assim dar uma melhor condição de habitabilidade às extensas paisagens das altas montanhas. Embora estas piscinas naturais tenham se estabelecido por um período como um marco e destino público dentro da rota e da memória coletiva que envolve a região de Romeral, com o tempo elas caíram em um estado de abandono e deterioração como resultado de movimentos sísmicos constantes.

Museu em Campaña: Javier Gonzáles e Smiljan Radic fazem desaparecer a Galeria Gabriela Mistral em Santiago

Um corpo macio e inflável, um globo de prata, se expande na esquina da Alameda, no centro de Santiago do Chile. As pessoas não passam por aqui sem tocar no material estranho. Eles observam curiosas o novo objeto avançando sobre o espaço público. Atrás dele, a Galeria Gabriela Mistral está escondida e desaparece.

Foster + Partners projeta plano diretor de uso misto para Santiago, Chile

A Foster + Partners acaba de apresentar novas vizualizações do seu projeto para o plano diretor de La Fabrica, em pleno coração de Santiago, Chile. Concebido para revitalizar a estrutura da antiga fábrica e o seu contexto imediato, o plano diretor pretende desencadear um amplo processo de transformação da região central da capital chilena, promovendo uma maior diversidade de usos e programas assim como novas iniciativas de regeneração urbana e reuso adaptativo. Como o primeiro projeto do escritório no Chile, além do plano diretor para a área e a reforma propriamente dita do edifício existente da fábrica, a Foster + Partners será responsável ainda pelo projeto de um amplo complexo residencial nas proximidades do local, o qual deverá ser construído a partir de estruturas de madeira laminada colada de origem certificada.

Centro Antártico Internacional recebe aprovação para sua construção no Chile

Em 2017 a equipe liderada pelos arquitetos chilenos Alberto Moletto, Cristóbal Tirado, Sebastián Hernández e Danilo Lagos venceu o concurso do Centro Internacional Antártico (CAI), um projeto único no mundo que foi planejado para o litoral de Punta Arenas, no extremo sul do Chile.

Tour virtual da Casa Errazuriz - uma obra não construída de Le Corbusier

Às vezes, os projetos mais influentes da arquitetura permanecem sem construção. Sua marca no mundo é maior que a pegada física do edifício, apesar de nunca ter sido construído. É o caso da Casa Errazuriz, projetada em 1930 por Le Corbusier para um diplomata chileno na Argentina. A casa foi projetada para as montanhas de Zapallar no Chile, com vista para o Oceano Pacífico. A principal característica do projeto é o telhado irregular em forma de borboleta, que buscava fazer referência aos picos e cristas do terreno circundante. A estrutura seria o primeiro caso de um telhado borboleta, que se tornaria um modelo das casas do pós-guerra na Califórnia. Este vídeo explora a Casa Errazuriz, sua história, seu projeto e nos leva a um passeio virtual de sua reconstrução digital.

Chile, Venezuela, Pavilhão da Diáspora Africana e Israel: conheça os vencedores da Bienal de Design de Londres 2021

O júri da Bienal de Design de Londres 2021 anunciou os pavilhões vencedores da terceira edição do evento. Respondendo ao tema Ressonância proposto pela diretora artística e curadora Es Devlin, a Bienal reuniu mais de 30 pavilhões para mostrar como o design pode oferecer soluções para os desafios de nossos tempos – da sustentabilidade à globalização, da migração ao futuro da humanidade.