O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos

Artigos

DAS transforma o tecido urbano de Qianmen em um impressionante mural axonométrico

10:00 - 16 Janeiro, 2019
DAS transforma o tecido urbano de Qianmen em um impressionante mural axonométrico , Cortesia de Drawing Architecture Studio (DAS)
Cortesia de Drawing Architecture Studio (DAS)

A expressão artística é muitas vezes indisciplinada. Às vezes, o tumulto de cores e a explosão de linhas e formas ajudam a criar uma ilustração 2D, que é precisamente o que o Drawing Architecture Studio (DAS) fez na nova filial da Ucommune em Dajiang Hutong, Pequim.

No final de 2018, Li Han, co-fundador do Drawing Architecture Studio, ganhou o Drawing Prize por seu desenho digital de The Samsara of Building No.42 on Dirty Street, que também ilustra uma narrativa visual da cidade de Pequim e sua cronologia residencial ao longo do século XXI. Este ano, o DAS assumiu a área de Qianmen, co-trabalhando com a marca Ucommune, transformando sua rede rodoviária, arquitetura e composição urbana em um panorama dinâmico e meticulosamente detalhado intitulado Under the Zhengyangmen.

A era de ouro da impressão 3D: Inovações mudando a indústria

19:00 - 15 Janeiro, 2019
A era de ouro da impressão 3D: Inovações mudando a indústria, © © Universal Favourite
© © Universal Favourite

A impressão 3D em si não é mais uma tecnologia nova, mas isso não impediu que pesquisadores e inovadores de todo o mundo criassem novos aplicativos e oportunidades. Alguns experimentos com novos materiais foram conduzidos por preocupações de sustentabilidade e outros são simplesmente o resultado de imaginação e criatividade. Outros optaram por investir seu tempo utilizando materiais mais tradicionais de novas maneiras. Materiais, no entanto, são apenas o começo. Os pesquisadores desenvolveram novos processos que permitem a criação de objetos que anteriormente eram impossíveis de imprimir e, em uma escala maior, novas tipologias de edifícios estão sendo testadas - incluindo um habitat para o planeta Marte!

Arquitetura comercial: exemplos de 100 a 1.000 m²

10:00 - 14 Janeiro, 2019
Arquitetura comercial: exemplos de 100 a 1.000 m²

A distribuição espacial dos estabelecimentos comerciais, como mostramos neste artigo, é determinante para o seu sucesso. Ela não só permite facilitar a logística e a circulação de clientes, mas também encontrar variações e inovações que permitam criar espaços mais eficientes e originais. 

A seguir, selecionamos alguns projetos publicados em nossos sites, juntamente com suas representações em planta, que podem ajudá-lo a entender as diferentes propostas dos arquitetos para espaços comerciais de cem a mil metros quadrados. 

Casas brasileiras: 13 residências em terrenos estreitos

07:30 - 14 Janeiro, 2019
Casas brasileiras: 13 residências em terrenos estreitos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

Adensamento e a demanda pelo solo urbano resultaram, entre outras coisas, na redução das dimensões dos lotes nas cidades. Grandes porções de terra, outrora destinadas a residências unifamiliares, passaram a receber edifícios onde vivem muitas famílias e, dependendo da localização, que contam em seus térreos com serviços e estabelecimentos comerciais. Construir uma casa em grandes centros urbanos não é fácil, e um dos motivos é a ausência de lotes para isso ou, quando existem, suas reduzidas dimensões.

Inovação social e participação cidadã: a ativação do Parque Linear do Canivete

07:30 - 13 Janeiro, 2019
Inovação social e participação cidadã: a ativação do Parque Linear do Canivete, Cortesia de Marcella Arruda / A Cidade Precisa de Você
Cortesia de Marcella Arruda / A Cidade Precisa de Você

Nos próximos 20 anos, 45% do território urbano deverá ser espaços públicos (ruas, parques e praças), de acordo com os dados da ONU Habitat. Qual será a qualidade destes espaços? Quais atores se responsabilizarão pela sua gestão? É relevante no Brasil e no mundo o movimento de reapropriação dos espaços públicos pelos habitantes da cidade. O direito à cidade está em pauta e, no centro dele, muitos cidadãos estão se propondo a participar ativamente das decisões em relação à sua cidade ou, mesmo, em atividades cotidianas de melhora dos espaços públicos.

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

Faith & Form elege as melhores arquiteturas religiosas de 2018

10:00 - 12 Janeiro, 2019
Faith & Form elege as melhores arquiteturas religiosas de 2018, Shoraku-ji, Toru Kashihara Architects, Photo Takumi Ota
Shoraku-ji, Toru Kashihara Architects, Photo Takumi Ota

A arquitetura religiosa é uma tipologia muito rica e, há muito tempo, vem abrindo caminho para várias inovações em termos de projeto e estruturas. A revista Faith & Form e o Fórum de Religião, Arte e Arquitetura (IFRAA) reconhecem anualmente a criatividade dentro deste campo.

Os vencedores deste ano incluem 35 projetos que abrangem uma variedade de denominações religiosas, escalas e locais. Além disso, o prêmio reconheceu duas tendências que definem a arquitetura religiosa contemporânea: "a preferência por materiais naturais em ambientes de oração, e soluções inventivas de projeto para lidar com orçamentos reduzidos."

Rural Chapel, Midland Architecture, Photo Liz Dutton Saint Mary’s Student Chapel, Mark Cavagnero Associates Architects, Photo Henrik Kam Bahá’í Temple of South America, Hariri Pontarini Architects, Photo Sebastian Wilson Leon A Silent Space, Lafina Eptaminitaki + 35

Aeroporto de Changi de Safdie Architects encontra beleza em uma tipologia desafiadora

16:00 - 11 Janeiro, 2019
Aeroporto de Changi de Safdie Architects encontra beleza em uma tipologia desafiadora, © Safdie Architects
© Safdie Architects

A arquitetura aeroportuária é uma tipologia complexa para inovar. Exigências técnicas, de segurança e circulatórias forçam os projetos a seguirem caminhos limitados (e precedentes); pouco orçamento é deixado para criar espaços de descanso e muito menos esteticamente interessantes.

O que torna o espaço central do projeto de Safdie Architect para o Aeroporto de Changi, em Cingapura, ainda mais incomum. O Jewel Changi Airport reinventa o hall não apenas como um espaço intermediário para os viajantes, mas também como uma grande atração pública. O transporte público atravessa a cidade chegando até o aeroporto e fazendo com que o grande jardim e espaço comercial dentro da cúpula central sejam estabelecidos como um nó para o encontro. No futuro, um espaço no lado norte do parque sediará eventos públicos para até 1.000 pessoas.

© Safdie Architects © Safdie Architects © Safdie Architects © Safdie Architects + 6

As 10 melhores contas no Instagram com fotografias aéreas

12:00 - 11 Janeiro, 2019
As 10 melhores contas no Instagram com fotografias aéreas, © Joana França
© Joana França

Nos últimos anos o registro da arquitetura e cidades por meio da fotografia tem presenciado uma surpreendente e acelerada transformação. Fotógrafos profissionais e amadores têm buscado diferentes pontos de pontos de vista, indo além do que nossos olhos podem ver quando caminhamos no nível da rua. Nesse sentido, a fotografia aérea, que busca alcançar a visão dos pássaros é sobrepostas a intenções estéticas que revelam um olhar íntimo e arrebatador das cidades e paisagens.

Casas brasileiras: 15 residências com varandas

07:30 - 11 Janeiro, 2019
Casas brasileiras: 15 residências com varandas, © Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Um dos elementos arquitetônicos que mais fortemente promove a relação do interior com o exterior é a varanda. Difícil é precisar sua origem, sendo vista em exemplos de arquitetura vernacular no oriente, no mundo árabe, na Europa e, com grande expressividade, no Brasil.

15 Cursos online que podem ser úteis para arquitetos e estudantes

19:00 - 9 Janeiro, 2019
15 Cursos online que podem ser úteis para arquitetos e estudantes, <a href="https://www.Vecteezy.com">Vecteezy!</a>
Vecteezy!

Cursos online têm ganhado cada vez mais espaço na internet. Além da flexibilidade e comodidade de aprender na hora e no local que quiser, eles proporcionam o acesso a conteúdos de professores conceituados e faculdades importantes. No campo da arquitetura e construção a oferta de cursos online tem aumentado bastante. Ano passado fizemos essa lista, que focava em técnicas construtivas e materiais, principalmente. Dessa vez selecionamos 15 cursos online que abrangem diferentes assuntos. Desde uma série de vídeos sobre a concretização de um projeto até uma obra, passando por instalações sanitárias até cursos sobre parametrização na arquitetura, veja abaixo a seleção que fizemos de cursos que poderão proporcionar boas informações técnicas e ajudar muito no próximo projeto:

Conheça 5 cidades imaginárias do universo literário

07:30 - 9 Janeiro, 2019
Conheça 5 cidades imaginárias do universo literário, © Luisa Riviera, via Portal Aprendiz
© Luisa Riviera, via Portal Aprendiz

“O escrito é como uma cidade, para a qual as palavras são mil portas.”
- Walter Benjamin

Não há estradas ou mapas que levem até elas. Ainda assim, muitas cidades imaginadas na literatura parecem mais palpáveis do que as reais, domando com suas centelhas fantásticas o imaginário humano. A quantidade de detalhes geográficos, culturais e sociais de cidades como a célebre Macondo, de “Cem anos de Solidão”, tantas vezes coloca uma lupa sobre as relações do território e seus habitantes.

10 anos após a recessão dos EUA, uma geração resiliente encontra caminhos para prosperar na arquitetura

12:00 - 8 Janeiro, 2019
10 anos após a recessão dos EUA, uma geração resiliente encontra caminhos para prosperar na arquitetura, Cortesia de Atelier Cho, via CommonEdge. Atelier Cho Thompson projetou os escritórios da Food Corps, uma organização sem fins lucrativos de Portland, Oregon.
Cortesia de Atelier Cho, via CommonEdge. Atelier Cho Thompson projetou os escritórios da Food Corps, uma organização sem fins lucrativos de Portland, Oregon.

Este artigo foi originalmente publicado em CommonEdge como "The Kids are Alright."

Economia e tecnologia afetam todas as profissões. Mas, desde a Segunda Guerra Mundial, talvez nenhuma profissão tenha experimentado mais mudanças tecnológicas do que a arquitetura. Essas mudanças ocorreram, paradoxalmente, dentro de um modelo profissional bem estabelecido de desenvolvimento pessoal: a estrutura tradicional de aprendizado na academia, e o posterior estágio para o licenciamento, tem sido a estrutura da prática há quase dois séculos nos Estados Unidos.

Foi-se o tempo que os edifícios eram construídos a partir de desenhos feitos por homens brancos, a partir de uma folha mestre de especificações. E apenas isso era o mercado da arquitetura.

Esse mundo não existe mais.

Ornamento, crime e preconceito: como o manifesto de Loos fracassou em compreender as sociedades

10:00 - 8 Janeiro, 2019
Ornamento, crime e preconceito: como o manifesto de Loos fracassou em compreender as sociedades, © Aga Khan Award for Architecture
© Aga Khan Award for Architecture

Este artigo foi originalmente publicado na CommonEdge como "African Architecture: Ornament, Crime & Prejudice."

Reforma de Renzo Piano para o Harvard Art Museum se revelou um triunfo silencioso

10:00 - 7 Janeiro, 2019
Reforma de Renzo Piano para o Harvard Art Museum se revelou um triunfo silencioso, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

A primeira vista, projetar um edifício em Harvard parece algo tão sério quanto a própria estrutura desta instituição, uma das mais importantes e renomadas universidades do mundo. Por outro lado, o programa para o novo Museu de Arte de Harvard era tão simples quanto inovador, o tipo de encargo que todo arquiteto sonha um dia receber. Mas, apesar de toda a liberdade e disponibilidade de recursos, o processo de projeto foi muito mais complexo do que poderia parecer em um primeiro momento - foram mais de seis anos até que a obra fosse finalmente concluída.

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 21

Casas brasileiras: 15 residências térreas

07:30 - 7 Janeiro, 2019
Casas brasileiras: 15 residências térreas, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Apesar das legislações apontarem para o necessário adensamento e, consequentemente, verticalização dos edifícios residenciais nos centros urbanos, em busca da melhor eficiência e acesso à infraestrutura das cidades, há alguma coisa que foge ao plano absolutamente racional e adentra a esfera subjetiva quando pensamos em casas térreas.

Sistema construtivo de madeira e plástico busca diminuir ao déficit habitacional na Argentina

19:00 - 4 Janeiro, 2019
Sistema construtivo de madeira e plástico busca diminuir ao déficit habitacional na Argentina, Cortesía de 3 Construcciones
Cortesía de 3 Construcciones

A equipe '3 Construcciones' criou um sistema construtivo para habitações sustentáveis baseado em madeira e módulos de plástico recuperados, que busca se posicionar como um método de massa, de baixo custo e baixo impacto energético, em resposta ao déficit habitacional da Argentina.

Olson Kundig cria projeto inspirado em um conto de fadas

15:00 - 4 Janeiro, 2019
Olson Kundig cria projeto inspirado em um conto de fadas, © Austin Wilson
© Austin Wilson

Olson Kundig é conhecido por desenvolver projetos de arquitetura que procuram conectar as pessoas à seu contexto natural e cultural. Mas em Zooraji, seu mais recente projeto, ele não buscou inspiração no contexto, mas em uma das fábulas de Esopo: "o rato do campo e o rato da cidade", para ser mais preciso. 

© Austin Wilson © Austin Wilson © Austin Wilson © Austin Wilson + 10

Como projetar casas inteligentes? 8 conselhos para incorporar a Domótica na arquitetura

12:00 - 4 Janeiro, 2019
Como projetar casas inteligentes? 8 conselhos para incorporar a Domótica na arquitetura, Aquatio Cave Luxury Hotel & SPA. Image © Juergen Eheim
Aquatio Cave Luxury Hotel & SPA. Image © Juergen Eheim

Os dias em que a domótica era uma dor de cabeça para o arquiteto, o construtor e o usuário, parecem estar ficando para trás. Preços altos, desconfigurações reiteradas do sistema, poucos resultados estéticos e desconhecimento geral sobre sua correta instalação e manuseio resultaram em um processo complicado que nos impeliu a descartar a ideia de automatizar nossos projetos.

Hoje em dia, a situação mudou e desenvolver um novo projeto sem considerar a domótica parece um tanto absurdo, já que seu custo é desprezível no total da obra. Como e por que incorporar a domótica em nossos projetos? Analise uma série de dicas para aplicá-la com eficácia, graças às informações que a AVE Chile compartilhou conosco.

Projeto 'Vista Santiago', Santiago de Chile. Image © AVE Chile © AVE Chile © AVE Chile Projeto 'Vista Santiago', Santiago de Chile. Image © AVE Chile + 19

Lojas com menos de 100 m²: exemplos em planta e corte

07:30 - 4 Janeiro, 2019
Lojas com menos de 100 m²: exemplos em planta e corte, © Fabián Dejtiar
© Fabián Dejtiar

Projetar um espaço comercial é um tremendo desafio, já que a distribuição espacial desempenha um papel fundamental e pode significar o sucesso ou fracasso do estabelecimento. Nesse sentido, a análise das plantas e cortes arquitetônicos de exemplos construídos se mostra importante pois permite não apenas compreender a logística adequada por trás da circulação dos clientes, mas também encontrar variações e inovações eficientes que permitirão que seu projeto se destaque dos demais.

Selecionamos, a seguir, 25 exemplos de estabelecimentos comerciais com menos de 100 m², acompanhados de suas plantas e cortes, que podem lhe servir de inspiração. 

Xinran Ma cria ilustrações de arquiteturas que transcendem o tempo

16:00 - 3 Janeiro, 2019
Xinran Ma cria ilustrações de arquiteturas que transcendem o tempo, © Xinran Ma
© Xinran Ma

Por mais imaginativos e hipotéticos que seus trabalhos possas parecer, muitos visionários criaram obras de arte admiráveis que miram além do ordinário e repensam a arquitetura e os espaços urbanos. Xinran Ma, designer e ilustrador de Nova Iorque, visualizou suas fantasias arquitetônicas e criou algumas séries de desenhos, duas das quais enviadas para o concurso Fairy Tales 2016 e 2017, organizado pela Blank Space.

Inspirando-se no artista italiano Giovanni Battista Piranesi, conhecido por seus desenhos labirínticos de Roma, e as obras colaborativas de Alexander Brodsky e Ilya Utkin, que produziram representações de vanguarda de cidades e paisagens, o ilustrador compartilhou mais uma vez suas criações conosco, expressando sua paixão “pela visualização de fantasias arquitetônicas que transcendem o tempo através de narrativas gráficas."

© Xinran Ma © Xinran Ma © Xinran Ma © Xinran Ma + 10

Por que sua casa e seu escritório afetam seu humor e sua saúde

12:00 - 2 Janeiro, 2019
© Saint-Gobain / ilustração por Elise Géhin
© Saint-Gobain / ilustração por Elise Géhin

Se perguntado sobre conforto, qual é a primeira coisa que vem à mente? Acabamentos de luxo, cadeiras caras e interiores elegantes? Poucos pensariam em seu escritório, e o provável culpado é uma ignorância fundamental de uma definição alternativa de conforto. Quando definido como um estado de bem-estar físico derivado das disposições necessárias para que os ocupantes desempenhem tarefas específicas no espaço, é evidente que os arquitetos possuem um papel fundamental - e que o conforto não não diz respeito a apenas espaços confortáveis para atividades de lazer.

Arquitetos e designers são responsáveis pelas qualidades visuais, térmicas e acústicas dos espaços, sem mencionar a qualidade do ar interior dos nossos escritórios e residências. Isso é fundamental, considerando que o típico cidadão urbano do século XXI gasta em média 90% do seu tempo em ambientes fechados. Estamos constantemente experimentando as consequências físicas, psicológicas e fisiológicas do equilíbrio (ou desequilíbrio) dos desenhos nos espaços internos.

Com isso em mente, o conforto térmico parece óbvio (e é), mas infelizmente o conforto como objetivo holístico da arquitetura nunca foi levado a sério o suficiente. Além de medir os aspectos acústicos e visuais de um espaço construído, os arquitetos devem ter uma sólida compreensão dos conceitos subjacentes que orientam as melhores práticas. Uma compreensão sólida de como as seleções de materiais afetarão as avaliações qualitativas de salas de conferências, residências, teatros etc. melhora a tomada de decisões tectônicas básicas que podem, por sua vez, criar espaços mais confortáveis.

Casas Brasileiras: 11 residências com beiral

07:30 - 2 Janeiro, 2019
Casas Brasileiras: 11 residências com beiral, © Sérgio Israel
© Sérgio Israel

Frequentemente empregado em projetos residenciais e atuando como uma extensão da laje, o beiral abandonou na contemporaneidade a timidez dimensional e aplicação intimamente ligada a proteção das faces externas contra a chuva e, indo muito além, é reinventado, garantindo novos espaços de convívio, como a varanda por exemplo, que parece ressignificar o antigo alpendre bandeirista e cria uma extensão dos interiores quebrando os limites entre interno e externo. 

Os projetos mais aguardados de 2019

10:00 - 1 Janeiro, 2019
Os projetos mais aguardados de 2019, National Museum of Qatar / Ateliers Jean Nouvel . Image © Iwan Baan
National Museum of Qatar / Ateliers Jean Nouvel . Image © Iwan Baan

À medida que 2018 chega ao fim, voltamos nossos olhos para os projetos que estamos mais aguardados de 2019. Muitos dos projetos listados aqui estão em andamento há anos, tendo já experimentado as frustrações inerentes de uma profissão que depende de investimentos significativos e longos prazos - para não mencionar as mudanças de políticas.

Taipei Performing Arts Centre / OMA. Image © OMA Under / Snohetta. Image © Snohetta and MIR © MIR . ImageLeeza SOHO / Zaha Hadid Architects Ruby City Linda Pace Foundation / Adjaye Associates. Image Courtesy of Adjaye Associates + 61

A beleza da cor Pantone 2019 através de 15 projetos

07:30 - 1 Janeiro, 2019
A beleza da cor Pantone 2019 através de 15 projetos, Fernando Guerra. ImageCasa Vermelha / extrastudio
Fernando Guerra. ImageCasa Vermelha / extrastudio

Como anunciado anualmente, o Pantone Color Institute divulgou há alguns dias a cor 2019: Coral Living. Com nuance vibrante, mas, ao mesmo tempo, suavidade, a cor que promete ser a tendência do novo ano, "nos acolhe com sua aura cálida e nutritiva, flutuando e reconfortando num ambiente em constante transformação". [1]

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.