Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024

A escolha de Riken Yamamoto como vencedor do prestigiado Prêmio Pritzker 2024 é recebida com agradável surpresa. Seu portfólio arquitetônico, caracterizado por um profundo compromisso com o engajamento comunitário e uma percepção aguçada das dinâmicas locais, exemplifica o poder transformador da arquitetura na sociedade. Atendendo às demandas de crianças, adultos e idosos, o trabalho de Yamamoto destaca o impacto profundo que a arquitetura pode ter na vida de indivíduos de todas as faixas etárias. Para conhecer mais a fundo a formação e trajetória profissional do arquiteto, reunimos a seguir 15 fatos e curiosidades sobre Riken Yamamoto.

Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 2 de 12Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 3 de 12Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 4 de 12Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 5 de 12Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Mais Imagens+ 7

Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 6 de 12
Yokosuka Museum of Art (2006). Photo courtesy of Tomio Ohashi.

01. 

Riken Yamamoto nasceu em Pequim, China, em 1945, mas mudou-se para Yokohama, Japão, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Sua criação foi moldada por uma delicada interação entre os domínios público e privado, já que residia em uma casa inspirada em uma tradicional machiya japonesa. A parte da frente abrigava a farmácia de sua mãe, enquanto a parte de trás servia como residência, incutindo nele um apreço precoce pela integração de espaços comunitários e pessoais. 

O limiar, de um lado, era para a família, do outro, para a comunidade. Eu ficava no meio.

02. 

Ele diz que sua primeira experiência marcante com arquitetura ocorreu aos 17 anos, quando visitou o Templo Kôfuku-ji, em Nara, Japão, originalmente construído em 730 e reconstruído em 1426. Lá, foi cativado pelo Pagode de Cinco Andares que simboliza os cinco elementos budistas da terra, água, fogo, ar e espaço. "Estava muito escuro, mas eu conseguia ver a torre de madeira iluminada pela luz da lua e o que descobri naquele momento foi minha primeira experiência com arquitetura."

Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 5 de 12
Yokosuka Museum of Art (2006). Photo courtesy of Tomio Ohashi.

03. Aos 25 anos, em meio ao cenário da Exposição Internacional de Osaka de 1970, Riken Yamamoto se viu profundamente impactado. Visitando a exposição como estudante de pós-graduação, foi surpreendido pelo que chamou de ausência de arquitetura notável, com exceção pelo Pavilhão Americano — uma estrutura arejada desprovida de simbolismo, exceto por uma pedra solitária, supostamente da lua. Esse encontro austero com a arquitetura como mero "ar e a pequena pedra" deixou uma impressão indelével em Yamamoto, moldando seu entendimento inicial de simbolismo e expressão arquitetônica.

04. Yamamoto reflete sobre o cenário arquitetônico do Japão no início da década de 1970, um período dominado pela popularidade da arquitetura modernista e um interesse geral limitado nos estilos vernaculares de outras nações. Impulsionado por uma fascinação por esse tema, aproveitou a oportunidade para embarcar em viagens internacionais durante os anos cruciais de sua carreira, guiado por seu mentor, Hiroshi Hara. Juntos, em 1972, embarcaram em uma jornada transformadora traçando a costa mediterrânea. Sua odisseia os levou pela França, Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Itália, Grécia e Turquia, mergulhando na rica tapeçaria de culturas e nuances sociais. Dois anos depois, suas explorações continuaram, desta vez das movimentadas ruas de Los Angeles e as paisagens vibrantes do México, Guatemala, Costa Rica, Colômbia e, finalmente, Peru. Cada destino gerou reflexões únicas sobre a interação entre os domínios público e privado, culminando em uma realização profunda para Yamamoto: que o conceito de "limiar" delineando esses espaços é universal, transcendendo fronteiras geográficas e contextos culturais. Como ele afirma, "reconheço que o sistema arquitetônico do passado é para que possamos encontrar nossa cultura... As aldeias eram diferentes em sua aparência, mas seus mundos [eram] muito similares". Essa revelação destaca a crença de Yamamoto na conexão intrínseca entre arquitetura e cultura, independentemente das diferenças superficiais observadas nas formas arquitetônicas.

Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 7 de 12
Fussa City Hall (2008). Photo courtesy of Riken Yamamoto & Field Shop.

05. O arquiteto ostenta uma rica formação acadêmica. Sua jornada começou com a obtenção de seu diploma de bacharel na Universidade de Nihon em 1968, seguido por seu mestrado na Universidade de Artes, Faculdade de Arquitetura em Tóquio em 1971. Transicionando para a academia, ele ocupou o cargo de Professor no Departamento de Arquitetura da Universidade Kogakuin de 2002 a 2007. Além disso, lecionou na Escola de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Nacional de Yokohama e na Escola de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade de Nihon. De 2018 a 2022, ocupou o cargo de Presidente na Universidade de Arte e Design de Nagoya Zokei e desde 2022 leciona na Universidade de Artes de Tóquio como Professor Visitante.

06. Em 1973, fundou o escritório Riken Yamamoto & Field Shop. Seus primeiros empreendimentos concentraram-se na criação de residências unifamiliares que se fundiam harmoniosamente com seu entorno natural, convidando a interação tanto de hóspedes quanto de transeuntes. Um marco notável em seu portfólio é a Villa Yamakawa (Nagano, Japão, 1977), um projeto envolto por um bosque e intencionalmente exposto em todos os lados para evocar a sensação de um amplo terraço ao ar livre. Sua filosofia de projeto ecoa a crença de que toda moradia possui uma conexão com o ambiente externo, o que reforça a ideia de que os espaços projetados devem contribuir de maneira significativa para a comunidade.

Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 2 de 12
Yamakawa Villa (1977). Photo courtesy of Tomio Ohashi.

07. Yamamoto se destaca entre os arquitetos japoneses desafiando a prevalência das casas unifamiliares, defendendo, por outro lado, o projeto de habitações que priorizam elementos comunitários e coletivos. Em sua visão, a homogeneização das unidades habitacionais tem contribuído para a homogeneização das famílias que nelas vivem, transformando a habitação em uma ferramenta para conformidade e condicionamento social. Como contraponto, propõe um "modelo de área comunitária", imaginando estruturas que integram perfeitamente unidades residenciais com diversas instalações essenciais, promovendo a convivência intergeracional e facilitando uma variedade de estilos de vida comunitários.

08. Em suas viagens, Yamamoto foi atraído pela arquitetura vernacular, que mais tarde evoluiu para uma profunda fascinação pelo design modernista. Seu encontro inicial com a arquitetura americana aconteceu na vibrante cidade de Chicago, onde ele palestrou para estudantes e pôde observar a singular estrutura urbana moldada pelas consequências do Grande Incêndio. Foi dentro das paredes do icônico Auditorium Building de Louis Sullivan que Yamamoto encontrou uma síntese transformadora entre a opulência do século XIX e o espetáculo contemporâneo, um momento que deixou uma marca indelével em seu ethos arquitetônico. Essa experiência crucial ocorreu por volta dos 40 anos, marcando um momento significativo em sua trajetória profissional. Refletindo sobre sua subsequente visita à Neue Nationalgalerie, de Mies van der Rohe, em Berlim, e contrastando-a com as contribuições de Mies para Chicago, Yamamoto percebeu a profunda dicotomia entre a sensibilidade orgânica de Sullivan e a simplicidade austera de Mies, enriquecendo sua compreensão das manifestações multifacetadas do modernismo.

Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 9 de 12
Future University of Hakodate (2000). Photo courtesy of Isao Aihara.

09. Recebeu o título de Acadêmico pela Academia Internacional de Arquitetura (2013) entre outras inúmeras distinções ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio do Instituto Japonês de Arquitetos para o Museu de Arte de Yokosuka (2010), o Prêmio de Edifícios Públicos (2004 e 2006), o Good Design Gold Award (2004 e 2005), o Prêmio do Instituto de Arquitetura do Japão (1988 e 2002), o Prêmio da Academia de Artes do Japão (2001) e o Prêmio de Arte Mainichi (1998).

10. Após o Terremoto e Tsunami de Tōhoku (2011), Riken Yamamoto tomou medidas proativas para atender às necessidades da comunidade e fundou o Local Area Republic Labo, um instituto pioneiro focado em alavancar o design arquitetônico para o engajamento comunitário e esforços de recuperação. Em 2018, reafirmou seu compromisso em fomentar soluções arquitetônicas inovadoras ao inaugurar o Prêmio Local Republic. Este prestigioso reconhecimento celebra os esforços de jovens arquitetos que apresentam ideias visionárias em relação ao futuro da arquitetura.

Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 10 de 12
Pangyo Housing (2010). Photo courtesy of Nam Goongsun.

11. Em 2011, criou, juntamente com Toyo Ito e Kazuyo Sejima, o HOME-FOR-ALL, uma organização voluntária que trabalha com arquitetos mais jovens na construção de residências para aqueles que perderam suas casas ou empregos no Grande Terremoto do Leste do Japão em março de 2011. Desde o desastre, o custo operacional de administrar essas casas tem se tornado cada vez mais oneroso, assim, a organização decidiu criar uma única ONG guarda-chuva, HOME-FOR-ALL, para apoiar cada projeto.

12. Em 2012, a comunidade arquitetônica recebeu com entusiasmo o lançamento de "Riken Yamamoto - Um Diário de 34 Anos". O livro narra a jornada criativa de Yamamoto desde a icônica Villa Yamakawa em 1977 até o ano da publicação, oferecendo uma rica coleção de textos, fotografias e esboços selecionados pelo próprio arquiteto. A capa do livro, apresentando um Yamamoto relaxado e sorridente de pés descalços, com uma camisa de mangas curtas desajeitadamente desabotoada, desafia as percepções convencionais dos arquitetos como figuras sérias vestidas de preto. Essa representação enfatiza a abordagem e a mentalidade distintas de Yamamoto dentro do campo da arquitetura, mostrando uma imagem refrescante do arquiteto. Outro aspecto intrigante está na introdução do livro, onde Yamamoto admite francamente suas supostas deficiências no design, mas enfatiza sua observação atenta do mundo ao seu redor. Com humildade e perspicácia, ele escreve: "Não sou muito bom em design. Estou bem ciente disso. No entanto, presto atenção cuidadosa ao que está ao meu redor." Esta declaração destaca a crença de Yamamoto no valor da observação atenta, sugerindo que o livro serve como um testemunho desse princípio. Você pode comprar o livro aqui.

Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 11 de 12
"Riken Yamamoto - A Diary of 34 Years" book cover.

13. Em seu projeto especulativo "Área de Comunidade Local" (2012), Yamamoto (1945) examina a questão da sociedade envelhecida do Japão e as consequentes mudanças no mundo do trabalho. No livro "How to Make a Japanese House" (2012) de Cathelijne Nuijsink, a preocupação do arquiteto com as condições de vida da população idosa no Japão é evidente. Ele afirma: "Temos uma sociedade envelhecida, e cabe aos arquitetos apresentar boas ideias sobre como viver em comunidade, tanto na cidade grande quanto nos subúrbios.

Sugiro aos estudantes criar um novo sistema para os residentes viverem em comunidade em vez de isoladamente.

14. Yamamoto se destaca como um dos arquitetos japoneses que participaram da renomada exposição House Vision. Essa iniciativa tinha como objetivo apresentar o potencial da indústria japonesa através do prisma da habitação, reconhecendo-a como um ponto de convergência onde diversos elementos, como energia, mobilidade, eletrônicos de ponta e recursos sofisticados de marketing e estética, se unem. Realizada em março de 2013, a exposição consistia em um espaço dinâmico com seis casas distintas e uma área comum com cerca de 15 mil metros quadrados. O projeto colaborativo de Yamamoto com Hirokazu Suemitsu e Toshiharu Naka, a "Área Comunitária | Sociedade para a Pesquisa da Vida Futura", mostrava uma abordagem visionária para a vida comunitária com possibilidades de compartilhamento de recursos.

Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 8 de 12
Ecoms House (2004). Photo courtesy of Shinkenchiku Sha.

15. O vencedor do Prêmio Pritzker de 2024 também prioriza a transparência, tanto nos aspectos literais quanto comportamentais dentro de seus projetos arquitetônicos. Enfatiza a importância de espaços estarem desobstruídos e visíveis e acredita que, historicamente, as cidades têm sido espaços de observação e interação, mas em ambientes urbanos modernizados, muitas vezes há falta de visibilidade e conexão entre indivíduos. Refletindo sua crença na transparência como símbolo de funcionalidade e acessibilidade, Yamamoto implementou elementos de design, como departamentos abertos para estudantes e pesquisadores colaborarem na Future University, Hakodate (2000), e uma fachada de vidro de persianas transparente revelando o funcionamento interno da Estação de Bombeiros de Hiroshima (2000). Esses exemplos mostram o compromisso de Yamamoto em criar espaços que promovam a interação e o engajamento, tanto para usuários quanto para transeuntes.

16. Yamamoto projetou sua própria casa, GAZEBO (Yokohama, Japão, 1986), para invocar a interação com os vizinhos a partir dos terraços e telhados. Hoje, segue sendo um residente ativo de Yokohama, profundamente envolvido na vida comunitária ao lado de seus vizinhos. Seu legado arquitetônico se estende por várias regiões, com obras construídas no Japão, China, Coreia e Suíça.

Acompanhe a cobertura completa do Prêmio Pritzker feita pelo ArchDaily.

Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024 - Imagem 4 de 12
GAZEBO (1986). Photo courtesy of Tomio Ohashi.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Delaqua, Victor. "Quem é Riken Yamamoto? 16 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2024" [Who Is Riken Yamamoto? 16 Things to Know About the 2024 Pritzker Architecture Laureate] 05 Mar 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014093/quem-e-riken-yamamoto-16-fatos-sobre-o-vencedor-do-premio-pritzker-2024> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.