Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos?

O efeito ilha de calor urbana ocorre quando pavimentos, estradas e edifícios absorvem o calor do sol e o irradiam de volta, causando um aumento na temperatura e impedindo a cidade de se resfriar. Com a crescente dependência de carros nas cidades, o número de vagas de estacionamento também está aumentando. Isso resultou na conversão de grandes áreas de terreno permeável coberto com vegetação em superfícies duras e impermeáveis. O uso de materiais como asfalto, combinado com a falta de sombra, as superfícies de aço reflexivas dos carros estacionados e a perda de vegetação nessas extensas áreas de estacionamento, contribui para a amplificação dos efeitos de alta temperatura e eventos de calor extremo, tornando os espaços urbanos desconfortáveis. Essa transformação está impactando o clima das regiões dependentes de carros e demanda ideias e esforços colaborativos para mitigar os efeitos negativos do aumento do calor.

Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Imagem 2 de 8Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Imagem 3 de 8Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Imagem 4 de 8Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Imagem 5 de 8Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Mais Imagens+ 3

Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Imagem 2 de 8
Estacionamento grande. Imagem © Haidan/Unsplash

Materiais frescos

Áreas urbanas tendem a ser mais quentes do que áreas naturais. Isso se deve principalmente às diferentes propriedades dos materiais usados na construção de estradas, calçadas e edifícios em comparação com a cobertura natural do solo. Estacionamentos térreos, em particular, contribuem para o efeito ilha de calor urbana e impactam os microclimas. Eles frequentemente não possuem sombra, são feitos de asfalto que retém calor, são uniformes e grandes.

Pesquisas da Universidade Western Sydney lançam luz sobre o papel dos estacionamentos de asfalto em agravar o efeito de ilha de calor urbana. O asfalto tem uma alta capacidade de retenção de calor, o que leva a temperaturas mais altas no microclima durante o dia e a noite. Para combater isso, o relatório intitulado "Espaços Urbanos Desprezíveis: Estacionamentos Urbanos" do Dr. Sebastian Pfautsch destaca técnicas eficazes de resfriamento para estacionamentos urbanos.

Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Imagem 6 de 8
Superfície permeável do estacionamento. Imagem © Merrymuuu/Shutterstock

A solução fundamental para resfriar os estacionamentos existentes é substituir os materiais utilizados. Isso inclui reduzir a área coberta pelo asfalto preto impermeável, revestir as áreas restantes de asfalto com selantes de superfície reflexivos, aumentar os espaços abertos com pavimentos permeáveis e utilizar materiais de superfície porosos e refletivos solares. A implementação dessas estratégias transformará as superfícies impermeáveis dos estacionamentos em superfícies permeáveis, criando uma atmosfera mais fresca.

Áreas verdes

As árvores possuem inúmeros benefícios, como proporcionar sombra para reduzir a exposição ao calor e ajudar a suportar temperaturas mais altas. Quando essas árvores são agregadas e formam parques, elas não apenas oferecem resfriamento local, mas também minimizam o impacto do calor nas pessoas. Para gerenciar o impacto do aumento das temperaturas urbanas, é importante criar mais oásis térmicos dentro dos estacionamentos urbanos. O Dr. Sebastian Pfautsch enfatiza em seu relatório que os estacionamentos devem ser projetados de forma a preservar as árvores existentes e utilizá-las estrategicamente como copas para sombra. Outros métodos para resfriar espaços urbanos incluem transplantar árvores para estacionamentos existentes, plantar novas árvores e introduzir infraestrutura verde para sombreamento estratégico. Também é benéfico identificar espécies de árvores que prosperam em espaços urbanos escassos. Os estacionamentos podem se beneficiar enormemente de espécies de árvores adaptadas ao clima, com copas largas e densas para fornecer sombra em áreas maiores.

Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Imagem 3 de 8
Árvores em estacionamento. Imagem © NikoNomad/Shutterstock

O crescente número de estacionamentos sem sombra, especialmente na periferia urbana, é um símbolo do nosso fracasso em criar comunidades adequadas para o século 21. Eles refletem uma relutância em parar o avanço urbano ultrapassado e insustentável e a dependência de carros associada. Pior ainda, esses espaços estarão conosco por décadas. Em um mundo em aquecimento, melhorar o design de novos e existentes estacionamentos é essencial. Regulamentos e diretrizes precisam ser atualizados. Estacionamentos sem sombra e radiadores de calor devem se tornar relíquias do passado. -- Dr. Sebastian Pfautsch

Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Imagem 5 de 8
Árvores em estacionamento. Imagem © Philip Halling

Infraestrutura aquática

A infraestrutura aquática refere-se a corpos d'água como lagos, rios e represas, os quais podem efetivamente reduzir as temperaturas. Integrar elementos aquáticos com espaços verdes pode contribuir ainda mais para o resfriamento das áreas circundantes. Ao posicionar estrategicamente a infraestrutura aquática ao lado de áreas verdes e corredores de vento, a brisa que passa sobre os corpos d'água é resfriada e leva esse efeito de resfriamento para áreas próximas. Além disso, a infraestrutura aquática pode ser utilizada como sistemas de irrigação para a infraestrutura verde em estacionamentos. Esses sistemas podem ser ativos ou passivos, funcionando como fontes ou sistemas de névoa para reduzir as temperaturas nas áreas de estacionamento.

Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Imagem 7 de 8
Fonte e Estádio Krasnodar, Parque Galitsky. Imagem © Yuri-D3/Shutterstock

Um melhor planejamento urbano responsivo ao clima

Soluções individuais para resfriar estacionamentos, quando implementadas dentro de um planejamento urbano inadequado em relação ao clima, não seriam eficazes. A regulação da temperatura em áreas urbanas é grandemente influenciada por decisões de design urbano e planejamento. Projetar desfiladeiros de rua para promover sombra e ventilação pode reduzir as temperaturas locais do ar e da superfície, melhorar o conforto térmico ao ar livre e desempenhar um papel fundamental no resfriamento de nossas cidades e das pessoas. No que diz respeito aos estacionamentos, eles devem ser integrados ao sistema urbano, servindo a vários edifícios em uma área e permitindo espaço para mais infraestrutura verde. Políticas específicas e responsivas ao clima para o planejamento urbano de estacionamentos também devem ser implementadas. Isso envolve tomar decisões de design que priorizem espaços urbanos frescos, acessibilidade a pé e cidades ecologicamente corretas.

Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Imagem 4 de 8
Tanner Springs Park. Imagem © green works

Além disso, o planejamento urbano que incorpora espaços abertos, posicionamento estratégico de edifícios e uma combinação de infraestrutura aquática e vegetação pode facilitar o resfriamento natural e ajudar a dissipar o calor nas cidades. Em Singapura, redes de corredores de vento demonstram como um planejamento cuidadoso pode criar uma relação mutuamente benéfica entre oásis térmicos e ventilação. Da mesma forma, nos subúrbios orientais de Sydney, a brisa do mar resfria efetivamente a área, enquanto nos subúrbios ocidentais, a criação de lagos e parques pode ter um efeito de resfriamento semelhante nas brisas que fluem pela área.

Para reduzir ainda mais o impacto do calor dos estacionamentos nos microclimas urbanos, várias outras medidas singulares podem ser implementadas. Uma abordagem é utilizar painéis solares para sombrear estacionamentos, o que não só proporciona alívio do calor, mas também gera energia renovável. Outra estratégia é implementar fachadas verdes ou vivas para estacionamentos de vários níveis, incorporando vegetação para resfriar a área. Infraestrutura para transporte ativo e público também pode limitar o uso de carros, reduzindo o número de veículos nos estacionamentos. Realizar pesquisas de ocupação pode ajudar a identificar o tamanho ideal dos estacionamentos e o espaço disponível para mecanismos de resfriamento. Transformar estacionamentos subutilizados em espaços verdes ou parques pode contribuir para resfriar áreas urbanas e fornecer mais vegetação. Além disso, aumentar as opções de estacionamento inteligente e compartilhado para uso privado e comercial pode ajudar a amenizar o impacto do calor dos estacionamentos. Essas estratégias demonstram a necessidade de uma abordagem multifacetada para lidar com a questão do resfriamento de grandes estacionamentos urbanos. Além disso, considerar soluções tecnológicas avançadas como condicionadores de ar urbanos e transferência inteligente de resfriamento pode mitigar ainda mais os efeitos negativos do aumento do calor e resfriar efetivamente os estacionamentos urbanos.

Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos? - Imagem 8 de 8
Vista das ruas do centro de Singapura. Imagem © Sergey Peterman/Shutterstock

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yakubu, Paul. "Como as cidades podem resfriar grandes estacionamentos?" [How Can Cities Cool down Large Urban Car Parks?] 28 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013654/como-as-cidades-podem-resfriar-grandes-estacionamentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.