Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos

Artigos

Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil avaliam serviços do CAU

07:00 - 25 Junho, 2019
Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil avaliam serviços do CAU, Mercado dos Peixes, Fortaleza (CE), vencedor do 10º Prêmio AsBEA de Arquitetura, na categoria Edifícios Comerciais. Projeto dos escritórios Arcosanti Arquitetura, Esdras Santos Arquitetura e Fausto Nilo Arquitetura.. Image Cortesia de CAU/BR
Mercado dos Peixes, Fortaleza (CE), vencedor do 10º Prêmio AsBEA de Arquitetura, na categoria Edifícios Comerciais. Projeto dos escritórios Arcosanti Arquitetura, Esdras Santos Arquitetura e Fausto Nilo Arquitetura.. Image Cortesia de CAU/BR

Arquitetos e urbanistas avaliaram os serviços oferecidos pelo CAU/BR e pelos CAU/UF. De nove serviços analisados pelos profissionais, sete receberam nota média superior a 7, em uma escala de zero a 10. Essas e outras informações fazem parte da Pesquisa de Avaliação do CAU realizada pelo Instituto Datafolha em maio, com 1.500 arquitetos e urbanistas e 500 empresas de Arquitetura e Urbanismo entrevistados por telefone, para aferir a efetividade dos canais de comunicação do Conselho com os profissionais e sociedade, além levantar informações para subsidiar ações que garantam o acesso às informações da entidade.

Animação hiper-realista apresenta a obra não construída de Étienne-Louis Boullée

19:00 - 24 Junho, 2019

Étienne-Louis Boullée é considerado um dos arquitetos mais visionários e influentes do neoclassicismo francês, no entanto, apesar do prestígio, não viu nenhum de seus projetos mais extraordinários sair do papel. Ao longo das últimas décadas do século XVIII, Boullée ensinou, teorizou e praticou arquitetura em um estilo característico marcado por formas geométricas de grande escala, negação de qualquer ornamentação desnecessária e repetição de colunas e outros elementos similares.

13 Mudanças no seu espaço de trabalho que podem melhorar sua produtividade (e sua vida)

15:00 - 24 Junho, 2019
13 Mudanças no seu espaço de trabalho que podem melhorar sua produtividade (e sua vida), Imagem submetida ao concurso "Desenhe seu Espaço de Trabalho". Para ver todos os 42 desenhos enviados, confira o artigo completo aqui. <a href='http://www.archdaily.com/796178/42-sketches-drawings-and-diagrams-of-desks-and-architecture-workspaces'>here</a>. Imagem © Anne Ma
Imagem submetida ao concurso "Desenhe seu Espaço de Trabalho". Para ver todos os 42 desenhos enviados, confira o artigo completo aqui. here. Imagem © Anne Ma

Não há dúvidas de que arquitetos passam muito tempo na prancheta, seja virtual ou tridimensional. De fato, apesar dessa característica não ser exclusiva aos arquitetos, a média de tempo que uma pessoa passa sentada por dia é de 7,7 horas, porém, nos EUA este tempo chega a 13 horas. Claro que este tempo inclui os momentos de deslocamento em transporte público, no sofá assistindo televisão, e uma ampla gala de atividades realizadas na posição sentada, no entanto, parte considerável desse tempo é gasto trabalhando em frente a um computador.

Como podemos melhorar a qualidade desse tempo de modo que ele seja bem gasto e também minimizado? Para passar um tempo mais eficiente, produtivo -- e sobretudo mais agradável -- mostramos a seguir 13 dicas para melhorar seu espaço de trabalho físico e digital.

Fotógrafo manipula a arquitetura para criar mundos imaginários

13:00 - 22 Junho, 2019
Fotógrafo manipula a arquitetura para criar mundos imaginários, © Szabó Viktor
© Szabó Viktor

Independentemente da área de especialização dos designers, estes profissionais são capazes de traduzir ideias e fantasias em matéria visível e tangível. Afinal, o princípio da disciplina é bastante simples: se algo não existe, crie-o.

Para seu exame final de fotografia, Szabó Viktor fez fotos de edifícios existentes e os manipulou de modo a recriar estruturas que só existiam até então em sua imaginação.

© Szabó Viktor © Szabó Viktor © Szabó Viktor © Szabó Viktor + 18

Continuidade e sensibilidade: a arquitetura de Ricardo Bak Gordon

07:00 - 22 Junho, 2019
Continuidade e sensibilidade: a arquitetura de Ricardo Bak Gordon, House in Boliqueime. Imagem Cortesia de bak gordon arquitectos
House in Boliqueime. Imagem Cortesia de bak gordon arquitectos

Past, Present, Future é um projeto de entrevistas do Itinerant Office que convida arquitetos aclamados a compartilharem suas perspectivas sobre o mundo em constante evolução da arquitetura. Cada entrevista é dividida em três segmentos de vídeo: Passado, Presente e Futuro, nos quais os entrevistados discutem suas reflexões e experiências através de cada um destes enfoques. O primeiro episódio do projeto contou com a participação de 11 arquitetos da Itália e Holanda, e o segundo episódio conta com entrevistas com 13 profissionais da Espanha, Portugal, França e Bélgica.

House in Boliqueime. Imagem Cortesia de bak gordon arquitectos FUTURE: Teatro Romano. Imagem Cortesia de bak gordon arquitectos Casa na Costa do Castelo. Imagem Cortesia de bak gordon arquitectos School Romanshorn. Imagem Cortesia de bak gordon arquitectos + 24

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

NASA cria biblioteca online gratuita com milhares de fotografias e vídeos do espaço

19:00 - 21 Junho, 2019
NASA cria biblioteca online gratuita com milhares de fotografias e vídeos do espaço , © NASA
© NASA

Arquitetos podem buscar inspiração em qualquer coisa ao seu redor: formas, volumes, arte, música, natureza ... Mas algumas fontes de inspiração são simplesmente fora deste mundo. Literalmente.

A NASA criou uma biblioteca online com 140.000 fotos, vídeos e áudios em alta resolução, todos gratuitos e disponíveis para download. Veja, a seguir, uma seleção de imagens que pode servir de inspiração - ou, simplesmente, matar a curiosidade.

© NASA © NASA © NASA © NASA + 29

21 dicas para uma vida bem sucedida na arquitetura

15:00 - 21 Junho, 2019
21 dicas para uma vida bem sucedida na arquitetura, The Offices of BIG. Image © © BIG-Bjarke Ingels Group
The Offices of BIG. Image © © BIG-Bjarke Ingels Group

Originalmente publicado em Entrepreneur Architect, Kevin J Singh, Professor Associado da Louisiana Tech, nos mostra neste artigo 21 pontos sobre como ter uma vida bem sucedida e feliz como arquiteto. A lista dá algumas diretrizes que certamente ajudarão estudantes e jovens arquitetos, mas que podem também ser úteis a profissionais não tão jovens que necessitam repensar o que lhes é mais importante na vida profissional.

O que vem a seguir é uma compilação da palestra que proferi em meu último dia de aula. Em vez de recapitular o conteúdo ou aplicar uma prova final, compartilhei com meus alunos uma apresentação intitulada You Finish School and Start to Practice. Nela apresento uma série de declarações seguidas por breves explicações.

Projetar visando a boa qualidade do ar pode determinar o resultado de uma reunião

17:30 - 20 Junho, 2019
Projetar visando a boa qualidade do ar pode determinar o resultado de uma reunião, © Max Lee. Imagem Rain of Light / Yuan Architects
© Max Lee. Imagem Rain of Light / Yuan Architects

Os seres humanos podem sobreviver 30 dias sem comer, 3 dias sem beber, mas apenas 3 minutos sem respirar. Naturalmente, a nossa necessidade de ar é constante, dependemos dele em todos os momentos, tanto em ambientes internos como externos, embora muitas vezes este seja menos limpo do que o esperado. Odores desagradáveis nos alertam para um ar ruim, mas muitas substâncias irritantes e gases insalubres não são facilmente detectáveis pelo cheiro embora ainda afetem nossa saúde. Os cheiros são o sinal mais óbvio, pois são conscientemente percebidos pelo cérebro e pelo sistema nervoso, permitindo-nos fazer julgamentos sobre o nosso ambiente.

Saiba mais sobre as origens da má qualidade do ar interior, a importância de abordá-la dentro do ambiente construído e como projetar almejando conforto e uma boa qualidade do ar interior.

© Vivek Muthuramalingam. Imagem Biome Environmental Solutions © Javier Callejas. Imagem Alberto Campo Baeza © Ishita Sitwala. Imagem Design Work Group  © Nelson Kon. Imagem Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados. + 17

Arquicast #74: Série “A cidade no Brasil”

15:00 - 20 Junho, 2019
Arquicast #74: Série “A cidade no Brasil”, modificada. Image © Sérgio Souza - Unsplash
modificada. Image © Sérgio Souza - Unsplash

O cast da quinzena aborda a série do SESCTV chamada “A cidade no Brasil”, inspirada na publicação de mesmo nome do antropólogo, historiador, poeta e ensaísta Antônio Risério. Quem dirige a série e é uma das nossas convidadas para o cast é a socióloga e cineasta Isa Grinspum Ferraz, que tem entre seus trabalhos a série documental “O povo brasileiro”, baseada na obra de Darcy Ribeiro, e o documentário “Marighella”, de 2012. Completando o time de convidados, o arquiteto e urbanista Álvaro Gianninni traz sua visão de expectador entusiasmado com com a proposta do canal.

Projetos de escolas e creches para diferentes climas

11:00 - 20 Junho, 2019
Projetos de escolas e creches para diferentes climas, Creche HN / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro. Image © Toshinari Soga (studio BAUHAUS)
Creche HN / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro. Image © Toshinari Soga (studio BAUHAUS)

Crianças europeias passam aproximadamente 200 dias por ano nas suas escolas primárias. Ainda que grande parte do mundo não tenha toda essa carga letiva, depois da própria casa, geralmente o local em que as crianças e adolescentes passam mais tempos são nas instituições educacionais. Podem ser locais de aprendizado, brincadeiras e convívio. E, por mais triste que possa ser, também podem ser os locais seguros, de oportunidades e mesmo de alimentação para crianças que vivem em ambientes de abandono, fome e violência. Através de uma pesquisa ampla no Reino Unido, concluiu-se que as diferenças nas características físicas das salas de aula explicavam 16% da variação no progresso da aprendizagem ao longo de um ano. Ou seja, quanto mais bem projetada a sala de aula, mais bem as crianças se dão academicamente. Ainda segundo o estudo, os fatores que mais influenciam são a luz solar, a qualidade do ar interno, o ambiente acústico, a temperatura, o projeto da própria sala de aula e a estimulação dentro dela.

6 Megaprojetos que estão transformando a mobilidade urbana em nossas cidades

07:00 - 20 Junho, 2019
6 Megaprojetos que estão transformando a mobilidade urbana em nossas cidades,  A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau inclui um porto de controle numa ilha artificial, concebido pelo ECADI. Imagem © Feng Shao
A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau inclui um porto de controle numa ilha artificial, concebido pelo ECADI. Imagem © Feng Shao

Falar hoje em dia de infraestruturas significa falar de geopolítica e conectividade como fator chave da competitividade global, e por conectividade não se deve entender apenas as infraestruturas físicas, ainda que sejam ruas para veículos sem condutor, ou túneis para o hyperloop.

Aerial Futures explora o futuro da mobilidade urbana aérea

21:00 - 18 Junho, 2019

Os avanços na tecnologia mudaram a forma como as pessoas trabalham e se deslocam em cidades congestionadas. Como o espaço livre nessas áreas urbanas tornou-se escasso, as pessoas mudaram sua perspectiva e agora olham para o céu buscando novos meios de mobilidade, transportando seus produtos através de drones ou "táxis" aéreos.

O MoMA e a América Latina: construindo olhares, tecendo relações

15:00 - 18 Junho, 2019
O MoMA e a América Latina: construindo olhares, tecendo relações, ‘Latin American Architecture since 1945, catálogo da exposição de mesmo nome, escrito por Henry-Russell Hitchcock.. Image © John Hartmann
‘Latin American Architecture since 1945, catálogo da exposição de mesmo nome, escrito por Henry-Russell Hitchcock.. Image © John Hartmann

Em 1955, o Museu de Arte Moderna de Nova York organiza seu primeiro levantamento de arquitetura latino-americana: a exposição Latin American Architecture since 1945. Sob a curadoria do historiador e teórico da arquitetura moderna Henry-Russell Hitchcock, a exposição e o catálogo que a acompanha agenciam um discurso específico sobre a arquitetura latino-americana produzida entre 1945 e 1955, sob a rubrica de dois conceitos unificadores: o do modernismo e o da América Latina[1].

Arquitetura Dançante: 11 Baladas e Discotecas

09:00 - 18 Junho, 2019
Arquitetura Dançante: 11 Baladas e Discotecas, © Fran Parente
© Fran Parente

Como um escape à deixar de lado as preocupações cotidianas, baladas e casas noturnas são por vezes o local a expressão corporal e libertação do estresse interior. Pensadas às atividades dançantes e buscando criar atmosferas ousadas, arquitetos de todo o mundo tem cada vez mais sido convidados a projetar estes espaços, com propostas inovadoras, desde a escolha de materiais a projetos luminotécnicos irreverentes.

Fotografias de Mayank Thammalla transformam os canais de Veneza em pinturas arquitetônicas

15:00 - 17 Junho, 2019
Fotografias de Mayank Thammalla transformam os canais de Veneza em pinturas arquitetônicas, © Mayank Thammalla
© Mayank Thammalla

Nada é comum na cidade de Veneza. Seja a arquitetura de cores vivas que nos leva de volta ao seu período gótico e bizantino, ou o fato de que a cidade foi construída sobre a água, Veneza é um destino intrigante para o mundo todo.

A cada visita a Veneza, o arquiteto e fotógrafo londrino Mayank Thammalla descobria novas perspectivas cenográficas da cidade, muitas vezes escondidas sob sua arquitetura. Em sua recente série fotográfica Echoes of Venice, Thammalla usou os canais como sua tela de pintura, retratando a erosão das estruturas arquitetônicas da cidade a partir de reflexos nas ondulações da água.

Dicionário Iphan do Patrimônio Cultural: o que é "lugar"

07:00 - 15 Junho, 2019
Dicionário Iphan do Patrimônio Cultural: o que é "lugar", Olinda, Pernambuco. Image © Barry Jackson, via Flickr; licença CC BY-NC-ND 2.0
Olinda, Pernambuco. Image © Barry Jackson, via Flickr; licença CC BY-NC-ND 2.0

Lugares são espaços físicos imbuídos de significação cultural, aos quais são atribuídos valores. No Brasil, o termo se integrou definitivamente ao vocabulário patrimonial em 2000, a partir do Decreto nº 3.551 – no qual foram instituídos os quatro Livros de Registro, dentre eles, o dos Lugares – e da aplicação do Inventário Nacional de Referências Culturais. Nesse quadro, Lugar é, portanto, uma categoria de classificação de bens culturais.

Resgate de espaços residuais na fronteira do México: o Laboratório de Ação de Vizinhança

07:00 - 14 Junho, 2019
© Nómada Laboratorio Urbano
© Nómada Laboratorio Urbano

© Nómada Laboratorio Urbano © Nómada Laboratorio Urbano © Nómada Laboratorio Urbano © Nómada Laboratorio Urbano + 16

Cidade Juárez é uma cidade industrial localizada na fronteira norte do México com os Estados Unidos, mais especificamente com a cidade de El Paso, Texas. Ao longo dos anos, Juárez foi economicamente dominada pela indústria "maquiladora" e já foi considerada uma das cidades mais violentas do mundo graças à onda de delitos que se estendeu de 2008 a 2012. Como consequência dessas condições, no ano de 2014 um grupo de amigos da cidade, inquietos pela vontade estabelecer um processo de resiliência e recuperação local, se uniu para dialogar e trazer ideias para recuperar ruas, praças e parques através de projetos sócio-culturais e intervenções urbanas no espaço público, tendo como resultado o projeto Nómada Laboratorio Urbano.

Junho no ArchDaily: Viagem

18:00 - 13 Junho, 2019
Junho no ArchDaily: Viagem, Cortesia de ArchDaily
Cortesia de ArchDaily

Como arquitetos, estamos em uma infinita jornada de descobertas, abertos a novas experiências que alimentam nossa criatividade. Nós exploramos nosso entorno e além, viajamos para expandir nossas visões e abrir nossa mente, sendo frequentemente expostos ao inesperado. Todas essas experiências são armazenadas em nosso disco rígido mental até que chegue o momento da inspiração, desenhando conexões não-lineares aleatórias entre elas e nos colocando em um estado de pensamento divergente, de onde surgem novas ideias.

O futuro das Habitações Sociais pode ser a impressão em 3D?

12:00 - 13 Junho, 2019
O futuro das Habitações Sociais pode ser a impressão em 3D?, Cortesia de ICON e New Story
Cortesia de ICON e New Story

É tudo muito recente: faz menos de um ano que uma família francesa se tornou a primeira do mundo a morar em um casa impressa em 3D - aliás, há menos de 20 anos, casas impressas em 3D eram um sonho longínquo. Mas essa nova tecnologia vem sendo desenvolvida rapidamente e desponta como uma possível contribuição à crise habitacional em todo o mundo.

Cortesia de ICON e New Story © AI-SpaceFactory Cortesia de ICON e New Story Cortesia de ICON e New Story + 8

Loucuras e monumentos

07:30 - 13 Junho, 2019
Loucuras e monumentos, GWANGJURIVER READING ROOM. Image © Kyungsub Shin
GWANGJURIVER READING ROOM. Image © Kyungsub Shin

O meu compromisso com os pavilhões - com a ideia de fazer loucuras construtivas - está ligado à necessidade de desenvolver protótipos e realizar pesquisas de construção longe da prática normal da arquitectura. Sem estar sujeito ao briefing de um cliente, os pavilhões dão-me a oportunidade de desenvolver e testar diferentes metodologias, algo que sempre me interessou no ensino. São investigações sobre vários tipos de contexto, lidando com cenários urbanos e paisagens - são sobre como fazer algo no espaço por si só, quando a ideia base vem de uma leitura do lugar. Os pavilhões afinam o meu envolvimento com uma situação específica, permitindo-me ver o que é essencial em termos de uma ação ou construção. Não tive a ideia de trabalhar em série, mas à medida que diferentes oportunidades surgiam, o processo de projetá-las tornava-se mais orgânico, a linguagem parecia fazer sentido e, como uma coisa reforçava outra, assumiam uma vida própria.

Dicionário ilustrado ajuda a compreender a terminologia da arquitetura

07:00 - 13 Junho, 2019
Dicionário ilustrado ajuda a compreender a terminologia da arquitetura, Cerâmica. Image © Alessandro Luporino
Cerâmica. Image © Alessandro Luporino

O desenho, enquanto ferramenta arquitetônica, não serve apenas como meio de comunicação; através dele também podemos obter uma compreensão mais profunda de nossa disciplina. Nesse sentido, Alessandro Luporino criou o Dicionário Ilustrado de Arquitetura, uma série de ilustrações evocativas que serve de acompanhamento para o famoso livro Dicionário Enciclopédico de Arquitetura, de Nikolaus Pevsner, John Fleming e Hugh Honor.

Espaço interno. Image © Alessandro Luporino Cerâmica. Image © Alessandro Luporino Templo grego arcaico sem colunas. Image © Alessandro Luporino "Montanha cortada": cobertura composta. Image © Alessandro Luporino + 43

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.