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Architecture News

De locais abandonados a parques urbanos: 3 projetos nos EUA

Tomando como exemplo o High Line, em Nova Iorque, diversas cidades têm desenvolvido projetos para criar novos espaços públicos em lugares em desuso. Alguns destes casos são: “The Goods Line Project”, em Sidney, e a transformação de um bairro central de Moscou a partir da recuperação de uma fábrica.

Nos Estados Unidos, três novas iniciativas, em Chicago, Los Angeles e novamente em Nova Iorque, buscam regenerar regiões abandonadas e que tem em comum o desejo de criar novos parques urbanos. Enquanto que, em alguns dos casos, os projetos surgiram a partir de autoridades, em outros tem sido impulsionados por organizações de cidadãos, o que, por si só já é uma grande demonstração de que iniciativas cidadãs podem chegar longe e melhorar efetivamente as cidades.

Veja, a seguir, as descrições, imagens e vídeos dos projetos. 

Editorial: ArchDaily Brasil: 3 anos

Hoje completamos 3 anos de ArchDaily Brasil, e para nós é um orgulho ser uma das páginas de arquitetura em língua portuguesa de maior influencia na atualidade.

Diariamente nossa equipe de arquitetos, (sim, somos colegas!), e colaboradores, trabalham arduamente e com muita disposição para cumprir com nossa missão de entregar a melhor e a mais completa informação sobre a arquitetura mundial para nossos estimados leitores. E acreditem, o fazemos com o maior prazer.

São aproximadamente dez publicações diárias entre: projetos, notícias, concursos, artigos, clássicos e eventos. Mensalmente, são quase 5 milhões de páginas vistas e mais de 600 mil visitas, números impressionantes considerando o pouco tempo que estamos no ar em português.

Estamos sempre implementando novidades como o mais recente: Meu ArchDaily, a biblioteca personalizada que cada usuário pode criar com todas suas publicações preferidas. E realizamos todos os meses novas parcerias com eventos que consideramos importantes, editoriais, blogs ou entidades. Não paramos. E vamos crescer cada vez mais.

É uma imensa honra e uma tremenda responsabilidade o nosso trabalho, mas é sempre compensado pelo carinho e pelos elogios que recebemos de nossos leitores e isso é extremamente gratificante. O único que podemos dizer hoje é: Muito obrigado! 

Somos muitos e estamos em diferentes países, trabalhando em conjunto com nossas páginas irmãs: ArchDaily, Plataforma Arquitectura e Plataforma Urbana. E sim, nos divertimos muito, porque somos apaixonados pelo que fazemos! Recebemos com freqüência correios perguntando quem somos, onde estamos e o que faz cada um de nós, e hoje para celebrar nosso terceiro aniversário, decidimos não somente apresentar nossa equipe de editores, mas entrevistá-los, veja a seguir:

Fundação Rockefeller dá início ao seu "100 Resilient Cities Challenge"

A Fundação Rockefeller deu início ao seu 2014 100 Resilient Cities Challenge, que visa ajudar a "desenvolver resiliência para os desafios sociais, econômicos e físicos que as cidades enfrentam no mundo cada vez mais urbanizado." Cada uma das 100 cidades selecionadas receberá fundos para contratar um Diretor de Resiliência e assistência no desenvolvimento e implementação de uma estratégia de resiliência.

“Não podemos prever as próximas perturbações ou catástrofes. Mas podemos controlar como respondemos a esses desafios. Podemos nos adaptar aos choques e tensões de nosso mundo e transformá-las em oportunidades de crescimento", lê-se na página do 100 Resilient Cities. O Desafio pretende ajudar as cidades a se prepararem melhor para esses eventos adversos, podendo servir sua população nos momentos bons e ruins.

Saiba mais sobre o desafio, a seguir.

Seleção Editorial: Nossos projetos preferidos

Hoje em comemoração do Dia da Independência, nós do ArchDaily Brasil, convidamos os editores de nossas páginas ArchDaily e Plataforma Arquitectura a participar da difícil tarefa de selecionar os seus projetos brasileiros preferidos. Confira a seguir,  o que consideramos, - entre tantos -, o melhor da produção nacional.

A roda d’água que promete descontaminar o rio da cidade de Baltimore até 2020

O antigo porto Inner Harbor é um dos principais destinos turísticos da cidade de Baltimore, EUA. Construído há mais de 200 anos, hoje este espaço é considerado um exemplo de renovação urbana, transformando-se num novo lugar de passeio e estar para os cidadãos, sem deixar de lado seu passado industrial.

No entanto, um dos problemas que a cidade encontrou no lugar é a contaminação do rio Patapsco que desemboca no porto. Para solucionar a questão, há alguns meses foi instalada uma roda d’água que recolhe os dejetos e que funciona através da energia mecânica do rio e de energia solar.

Saiba mais sobre essa estratégia de descontaminação, a seguir.

Arquitetos chilenos e japoneses trabalham em conjunto para a próxima etapa de Ochoalcubo

Recentemente, na inauguração da Semana da Madeira, foram iniciadas as etapas 3 e 4 do projeto Ochoalcubo, com uma conferência entre dois grandes exponentes da arquitetura internacional; o japonês Ryue Nishizawa (SANAA), Pritzker 2010, e o chileno Alejandro Aravena, jurado do Prêmio Pritzker. Alguém poderia se perguntar, além da profissão e do prêmio Pritzker, quais são os aspectos que unem esses dois arquitetos para que estejam envolvidos no mesmo projeto? Para a equipe do Ochoalcubo, a resposta está no "cinturão de fogo". A região terrestre onde têm ocorrido os maiores terremotos do mundo, que assolou o Chile em 2010 e, um ano depois, fez estremecer o Japão. Com esse ponto de convergência e a exitosa participação do arquiteto japonês Toyo Ito na primeira etapa do projeto, oito arquitetos chilenos e oito arquitetos japoneses estão hoje trabalhando no projeto de 16 residências que dialogarão entre si nas montanhas da região central do Chile.

Conheça a história desse laboratório de arquitetura chamado Ochoalcubo e as propostas que mudarão a cara do setor de Los Vilos com desenhos de Kazuyo Sejima, Ryue Nishizawa, Sou Fujimoto, Kengo Kuma, Alejandro Aravena e Cristián Undurraga, entre outros grandes nomes da arquitetura.

Arquitetos chilenos e japoneses trabalham em conjunto para a próxima etapa de Ochoalcubo - Image 1 of 4Arquitetos chilenos e japoneses trabalham em conjunto para a próxima etapa de Ochoalcubo - Image 2 of 4Arquitetos chilenos e japoneses trabalham em conjunto para a próxima etapa de Ochoalcubo - Image 3 of 4Arquitetos chilenos e japoneses trabalham em conjunto para a próxima etapa de Ochoalcubo - Image 4 of 4Arquitetos chilenos e japoneses trabalham em conjunto para a próxima etapa de Ochoalcubo - Mais Imagens+ 125

O maior estacionamento de bicicletas da América Latina fica no Brasil: “Ascobike”

Em Mauá, cidade localizada a 27 km ao sudoeste de São Paulo, era comum observar centenas de bicicletas estacionadas em qualquer ponto da estação de trens que conecta ambas as cidades, consequência de uma lei municipal que proíbe estacionar as bicicletas nos postes das ruas. Se um guarda encontra uma bicicleta amarrada ou presa num poste, ele tem permissão para apreendê-la e levá-la à um pátio municipal de veículos apreendidos. Por isto, todos os ciclistas deixavam suas bicicletas na estação, considerada um lugar seguro, com gente circulando até tarde da noite.

Ainda sim, esse improvisado estacionamento de bicicletas dentro da estação dificultava a circulação dos passageiros, sobretudo nos horários mais movimentados. Com isso, Adilson Alcântara, funcionário da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e trabalhador da estação Mauá, pensou numa solução para que os ciclistas pudessem deixar suas bicicletas num lugar mais cômodo e seguro, sem afetar os demais passageiros.

Afinal, o que será do Minhocão?

Este artigo, escrito por Julio Lamas, foi originalmente publicado na página Planeta Sustentável em agosto deste ano com o título “Afinal, o que será do Minhocão?".

Se você conhece São Paulo e já teve a oportunidade de passar pelo Elevado Costa e Silva, o infame Minhocão, certamente compreende que não se trata apenas de uma obra mal planejada, produto de um urbanismo ultrapassado que não deu atenção para a escala humana do cotidiano, para quem vive de fato nos bairros e caminha nas calçadas fora de um veículo motorizado particular. É também uma cicatriz que enfeia e marginaliza a face central da cidade.

Fazendo a ligação entre a Praça Roosevelt e a Avenida Francisco Matarazzo, o elevado se estende por 3,4 quilômetros pelos quais passam 70 mil carros de segunda à sábado, das seis e meia da manhã até nove e meia da noite, segundo a CET. Desde 1990, seu funcionamento é limitado por conta do barulho. Mas este é apenas um dos problemas causados pelo Minhocão para quem vive em seu entorno. Construído em cerca de 14 meses, por 43 anos seu legado está associado com a degradação visual, a poluição e um déficit de qualidade de vida cujo custo só pode ser medido subjetivamente.

Mobilidade urbana como um direito fundamental: A nova lei da Cidade do México

No mês passado, a capital mexicana aprovou a Lei de Mobilidade (LM) que, além de suplantar responsabilidades entre instituições e promover alterações técnicas, deu um passo em direção a um novo foco da normativa urbana.

Desta forma, passou-se de uma normativa que estava centrada no transporte e estradas para uma lei que se sustenta na mobilidade e que a reconhece como um direito fundamental dos cidadãos.

Conheça as medidas na continuação.

Excavating the Sky: A paisagem síria contemporânea na exposição Monditalia

Dos dias 12 a 15 de agosto, arquitetos, cineastas e ativistas da Síria e do mundo árabe se reuniram no Arsenale, na Bienal de Veneza 2014, para o evento “excavating the sky” que foca na Síria e na produção de sua paisagem contemporânea, de antes da Primeira Guerra Mundial até os dias de hoje. O evento acontece no contexto da exposição Monditalia e um dos seus elementos principais é um "pavilhão deslocado" na Síria - um poço recentemente escavado que proporciona água para uma comunidade de 15 mil pessoas.

"Como vocês sabem, a Síria está atualmente passando por uma profunda, e frequentemente violenta, transformação, muito da qual é difícil compreender completamente. Acredito que a arquitetura desempenha sim um papel nesse conflito, e que arquitetos, com suas ferramentas disciplinares, devem agir de modo mais significativo e criativo nessas lutas no/por espaço", disse Khaled Malas, arquiteto sírio e organizador de "excavating the sky". "O 'pavilhão deslocado', em forma de um poço de água, é uma incorporação ativa dessas lutas e nossa participação responsável enquanto uma disciplina entre aqueles que têm sofrido há anos com a negligência e a guerra."

Para representar o "pavilhão deslocado" na Monditalia, um banner com um desenho do poço foi estendido no Arsenale.

Continue lendo para saber mais sobre os outros elementos do evento e o significado por trás de seu título.

Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical

Andrés Jaque e seu escritório Office for Political Innovation receberam o Leão de Prata na categoria Melhor Projeto de Pesquisa na Bienal de Veneza deste ano pelo trabalho SALES ODDITY. Milano 2 e a Política de Urbanismo Direct-to-Home TV.

Numa recente edição do suplemento Babelia do jornal espanhol El País, o arquiteto escreve sobre a pesquisa, postulando que a origem do poder de Silvio Berlusconi - polêmico magnata italiano e ex Primeiro Ministro a Itália - foi forjada em seus projetos de urbanização nos anos setenta, formulando um "urbanismo radical, projetado para isolar a população em setores homogêneos e para eliminar a política das relações entre consumo e produção."

A seguir, saiba mais sobre SALES ODDITY, pesquisa premiada na Bienal de Veneza.

Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical - Image 1 of 4Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical - Image 2 of 4Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical - Image 3 of 4Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical - Image 4 of 4Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical - Mais Imagens+ 3

Falta apenas um mês para o World Architecture Festival!

Faltando apenas um mês para o World Architecture Festival (WAF) 2014 começar em Singapura, a organização do evento divulgou novas notícias sobre o programa do festival, que incluirá uma palestra de Ole Scheeren, do Buro Ole Scheeren. Com "Arquitetos e a Cidade" como tema central da edição deste ano, a palestra de Scheeren abordará a relação entre arquitetos, arquitetura e urbanismo.

Entre os outros palestrantes estão Rocco Yim, do escritório Rocco Design Associates, que falará de seu envolvimento com o Distrito Cultural West Kowloon, maior projeto artístico e cultural já desenvolvido em Hong Kong, e Richard Rogers, que comentará sobre sua vida como uma das figuras mais influentes no mundo da arquitetura. Moshe Safdie encerrará o festival falando de sua extensa carreira e dos momentos fundamentais que moldaram sua trajetória.

Continue lendo para saber mais sobre os três dias de programação do WAF deste ano.

“Tracks”: Grafites que transformam trilhos de trem em galerias de arte

Nos últimos anos, vimos como certos bairros tem sido transformados através de grafites e intervenções feitas por artistas urbanos, que vêm encontrando cada vez mais lugares onde podem transmitir suas mensagens. Essas intervenção, por vezes, fazem com que os cidadãos se identifiquem com seu entorno, o considerem mais acolhedor e, inclusive, mais bonito.

Essas mostras de arte transformam em galerias lugares que comumente não estamos acostumados a enxergar. Um exemplo disso é o último trabalho do artista português Artur Bordalo, conhecido como Aka Bordalo II, que desde o início desse ano se dedicou a intervir os trilhos dos trens de Portugal com a série de grafites “Tracks”.

Confira as mensagens de cada grafite a seguir.

“Tracks”: Grafites que transformam trilhos de trem em galerias de arte - Image 1 of 4“Tracks”: Grafites que transformam trilhos de trem em galerias de arte - Image 2 of 4“Tracks”: Grafites que transformam trilhos de trem em galerias de arte - Image 3 of 4“Tracks”: Grafites que transformam trilhos de trem em galerias de arte - Image 4 of 4“Tracks”: Grafites que transformam trilhos de trem em galerias de arte - Mais Imagens+ 4

Assim será o novo aeroporto da Cidade do México, projetado por Norman Foster e Fernando Romero

Durante o evento especial para a apresentação das futuras obras da atual administração nacional do México foram comunicados alguns detalhes do novo aeroporto internacional da Cidade do México.

O Governo Federal do México lançou o concurso internacional por convite para o desenvolvimento da maior infraestrutura aeroportuária da América Latina, o novo aeroporto internacional da Cidade do México. O concurso contou com a participação de duplas formadas por escritórios mexicanos e grandes firmas internacionais.

A parceria entre Norman Foster, FR-EE Fernando Romero EntrepisE e NACO -Netherlands Airport Consultants - foi a vencedora do concurso internacional.

Mais informações sobre o projeto resultado da parceria Foster + Romero, a seguir.

Parceria entre Foster e Romero vence concurso para a ampliação do aeroporto da Cidade do México

Foi anunciado ontem, pela Reuters, o projeto vencedor para a ampliação do aeroporto da Cidade do México. Os autores dessa nova obra de infraestrutura são o arquiteto britânico, laureado do Pritzker, Norman Foster e o arquiteto mexicano Fernando Romero, do escritório FR-EE.

O novo aeroporto não apenas resolverá o problema de saturação do atual terminal como também "desenvolverá econômica e socialmente uma das regiões mais densamente povoadas do país e com grande nível de marginalização." Será um ativador social com conclusão prevista para o final de 2018.

Mais informações a seguir.

Luz, Câmera,... Espaço: o papel dos vídeos na arquitetura

Tema de muitas discussões e estudos, a relação entre a arquitetura e o cinema é há muito tempo um terreno fértil para especulações e experimentações. Esse post tem como objetivo exercitar essa temática, apontar as interseções entre os dois campos e lançar luz sobre a produção contemporânea de vídeos de arquitetura, ilustrada por cinco exemplos destes.

Desde sua invenção, o cinema tem mantido uma relação muito próxima com a arquitetura e com a cidade. Tanto é que o primeiro filme que se tem conhecimento, L’arrivée d’un train en gare à La Ciotat, produzido pelos irmãos Lumière em 1985, mostra exatamente o que sugere seu título – a chegada de um trem a uma estação. Alguns símbolos da modernidade estavam presentes: a estação, as massas e a cidade.

Arquitetos japoneses e chilenos colaboram para projetar as casas do Ochoalcubo

Ochoalcubo é um projeto pioneiro no Chile que busca unir influentes arquitetos e escritórios chilenos e japoneses. A iniciativa colaborativa foi iniciada por Eduardo Godoy, um empresário que começou a trabalhar no Chile nos anos 80 e que sempre apoiou a inovação no design e arquitetura do país. Para um país que conta com mais de quarenta escolas de arquitetura, o número crescente de profissionais parece ter um impacto relativamente pequeno nas cidades chilenas. Cansado das "mesmice" que se constrói nos subúrbios, Godoy implementou o projeto Ochoalcubo visando proporcionar oportunidades para jovens profissionais, além de fomentar um novo tipo de apreciação da própria profissão.

Veja, a seguir, imagens de todas as dezesseis propostas das etapas 3 e 4 do Ochoalcubo, incluindo os projetos do SANAA, Sou Fujimoto, Kengo Kuma, Alejandro Aravena e Atelier Bow Wow.

Episódio 3 da série Rebel Architecture da Al Jazeera: “The Architecture of Violence”

O terceiro episódio da nová série da rede Al Jazeera, “Rebel Architecture”, apresenta uma jornada através dos assentamentos e estradas da Cisjordânia com o arquiteto, acadêmico e escritor israelense Eyal Weizman. Em um episódio de 25 minutos, Weizman mostra o papel central da arquitetura na ocupação israelense da Palestina e fala sobre seu mais recente projeto, Forensic Architecture, que usa os danos causados às edificações como evidências de crimes de guerra.

Assista ao episódio completo acima e leia sua sinopse a seguir.