The Goods Line Project: O novo centro urbano de Sydney

Em novembro deste ano, Sidney terá um novo centro urbano e um grande parque no setor sul da cidade: The Goods Line. Inspirado no projeto de reconversão urbana nova-iorquino High Line, o plano para a cidade australiana considera a transformação de um espaço de 500 metros de largura que há entre a Praça de Trens e o Porto Darling em um novo polo cultural que já conta com algumas das instituições culturais e educativas mais importantes da cidade, como a Prefeitura de Sidney, o Museu Powerhouse e a Universidade de Tecnologia de Sidney, entre outras.

O projeto considera a reutilização do espaço por onde passava um trem de carga industrial até 1854, ano em que as vias foram bloqueadas e as que, até antes do anúncio deste projeto não se considerava dar nenhum uso em particular. Desta forma, se busca revitalizar o lugar para que seja um novo polo cultural da cidade onde se realizem diversos eventos e as pessoas possam acessar facilmente através de ciclovias e passeios de pedestres.

A seguir, mais imagens e informação do projeto.

 The Goods Line Project: O novo centro urbano de Sydney - Mais Imagens+ 10

Os trabalhos serão feitos em etapas que dividirão o projeto em duas zonas, norte e sul. No mês passado já começaram os trabalhos nos primeiros 250 metros do novo parque no setor norte que vai desde o Museu Powerhouse, até a passagem subterrânea do Último Trilho. Espera-se que esta fase seja concluída em setembro deste ano.

Courtesy of ASPECT Studio e Chrofi

Uma vez terminada esta etapa,  serão iniciados os trabalhos na zona sul, que transformará os 250 metros restantes entre o Último Trilho e a Praça de Trens em um espaço de recreação com jardins comunitários. 

Courtesy of ASPECT Studio e Chrofi

O desenho do projeto foi encarregado pela Autoridade Portuária de Sidney às firmas de arquitetura da paisagem ASPECT Studios e Choi Ropiha Fighera, que buscaram manter o estilo do corredor de trens e o reinterpretaram em um estilo que permita receber eventos culturais. Por este motivo, optaram por plataformas elevadas ao longo do corredor entre os edifícios culturais construídos ao longo do eixo.

Courtesy of ASPECT Studio e Chrofi

Via Plataforma Urbana. Tradução Leonardo Márquez, ArchDaily Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. " The Goods Line Project: O novo centro urbano de Sydney" 16 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601847/the-goods-line-project-o-novo-centro-urbano-de-sydney> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.