O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical

Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical

Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical
Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical, ALES ODDITY. Milano 2 e a Política de Urbanismo Direct-to-Home TV. Cortesia de Andrés Jaque / Office for Political Innovation
ALES ODDITY. Milano 2 e a Política de Urbanismo Direct-to-Home TV. Cortesia de Andrés Jaque / Office for Political Innovation

Andrés Jaque e seu escritório Office for Political Innovation receberam o Leão de Prata na categoria Melhor Projeto de Pesquisa na Bienal de Veneza deste ano pelo trabalho SALES ODDITY. Milano 2 e a Política de Urbanismo Direct-to-Home TV.

Numa recente edição do suplemento Babelia do jornal espanhol El País, o arquiteto escreve sobre a pesquisa, postulando que a origem do poder de Silvio Berlusconi  - polêmico magnata italiano e ex Primeiro Ministro a Itália - foi forjada em seus projetos de urbanização nos anos setenta, formulando um "urbanismo radical, projetado para isolar a população em setores homogêneos e para eliminar a política das relações entre consumo e produção."

A seguir, saiba mais sobre SALES ODDITY, pesquisa premiada na Bienal de Veneza.

Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical ALES ODDITY. Milano 2 e a Política de Urbanismo Direct-to-Home TV na Bienal de Veneza 2014. Imagem © Miguel de Guzmán Silvio Berlusconi, magnata italiano, proprietário da equipe AC Milan e ex Primeiro Ministro em três ocasiões. Imagem © segnale orario (Flickr) ALES ODDITY. Milano 2 e a Política de Urbanismo Direct-to-Home TV. Cortesia de Andrés Jaque / Office for Political Innovation + 8

Andrés Jaque comenta em 'Berlusconi teleurbanista', artigo publicado em Babelia, que a televisão pública italiana "unificou os usos linguísticos, os horários das refeições e as horas de sono na Itália, para criar uma massa de trabalhadores padronizada, que fabricasse e consumisse os produtos genéricos da indústria nacional. A televisão, as moradias populares e o desenho dos espaços industriais foram parte de um mesmo projeto de montagem social."

A crise desse modelo no final dos anos 60 na Itália coincide com o anúncio da companhia Edilnord - que promoveu Silvio Berlusconi - da construção de  Milano 2, "a cidade dos número um": "uma urbanização de 712.000 metros quadrados no município de Segrate, a dez minutos de Milão, onde o financiamento, industrialização e urbanização das zonas rurais haviam chegado, porém, não para solucionar os problemas dos trabalhadores, mas para escapar deles", segundo Jaque. 

ALES ODDITY. Milano 2 e a Política de Urbanismo Direct-to-Home TV na Bienal de Veneza 2014. Imagem © Miguel de Guzmán
ALES ODDITY. Milano 2 e a Política de Urbanismo Direct-to-Home TV na Bienal de Veneza 2014. Imagem © Miguel de Guzmán

Contrastando as estratégias das televisoras italianas, o arquiteto espanhol afirma que "se a RAI educava e agrupava, Mediaset - a companhia de Berlusconi - atraía e isolava em setores com programas especializados [...] As estratégias que haviam funcionado comercialmente no desenho de Milano 2, e que fazem parte da rede de projetos que destruiu a possibilidade de uma Europa igualitária, foram aplicadas com as mesmas intenções no projeto das mídias."

Premiada com o Leão de Prata como melhor pesquisa, o júri da Bienal comentou sobre SALES ODDITY:

"O projeto apresenta criticamente um aspecto fundamental das sociedades modernas: como o poder dos meios de comunicação ocupa outros espaços sociais, tanto físcia como politicamente [...] Embora se baseie em um caso italiano, esse tema está presente em muitos contextos internacionais atuais dominados por culturas tecnológicas e neoliberais."

Sobre este autor
Nicolás Valencia
Autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Andrés Jaque e o reconhecimento de um (tele)urbanismo radical" [Andrés Jaque y el reconocimiento de un (tele)urbanismo radical] 05 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626842/andres-jaque-e-o-reconhecimento-de-um-tele-urbanismo-radical> ISSN 0719-8906