Paulo Mendes da Rocha, o arquiteto brasileiro mais premiado da história, acrescenta hoje mais uma medalha à sua coleção, a Medalha de Mérito Cultural, uma condecoração civil portuguesa que se destina a distinguir indivíduos ou grupos, nacionais ou estrangeiros, pela sua dedicação ao longo do tempo a atividades de ação ou divulgação cultural.
Uma celebração simultânea de sua iconicidade cultural e destilação de seus variados contextos, Beautified China é um ensaio fotográfico por Kris Provoost (integrante da dupla de vlogging por trás de #donotsettle) que acompanha a evolução dos marcos arquitetônicos chineses nos últimos sete anos. Começando sua investigação com a 2010 World Expo em Xangai, Provoost considera uma década de arquitetura proposta para China pelos maiores nomes da profissão, muitos dos quais foram construídos agora com uma reputação monumental em cidades em ascensão.
“Muitos dos ‘starchitects’ tiveram sua chance de construir ou de realizar seus sonhos mais selvagens," explica Provoost. “Alguns dos quais se tornaram verdadeiros marcos: a sede da CCTV por Rem Koolhaas e Ole Scheeren ou o Ninho de Pássaro/Estádio Nacional por Herzog e de Meuron por exemplo. Outros transformaram subúrbios em novas centralidades ou estabeleceram uma nova cidade por conta própria."
A peça central da exposição do Conselho Malaio de Madeira na Conferência da AIA deste ano em Orlando, na Flórida, foi um pavilhão com quatro paredes totalmente desmontável, construído inteiramente de madeira Meranti. Projetada por Eleena Jamil Architect, a estrutura totalmente modular mostrou a força e a adaptabilidade desta madeira sustentável do Sudeste Asiático.
O arquiteto e designer brasileiro Guto Requena recebeu o Prix Versailles por seu Pavilhão Dançante, desenvolvido para as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016. O projeto foi premiado em duas importantes categorias: a MUNDIAL, categoria máxima, e também na categoria Américas. A cerimônia aconteceu na sede da UNESCO, em Paris, em 12 de maio.
Localizado no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, o Pavilhão Dançante foi criado como um espaço para festas, danças, djs e apresentações. A interatividade do pavilhão se dava através de sua pele interativa, em que sensores espalhados na pista de dança captavam a música e a agitação das pessoas dançando, controlando motores para movimentar espelhos na fachada do edifício.
A construção do projeto Vessel, uma escultura de escadarias de 15 pavimentos de altura concebida pelo Heatherwick Studio que servirá como a peça central do novo empreendimento Hudson Yards em Nova Iorque, foi oficialmente inaugurada. Para construir a estrutura, 75 unidades individuais estão sendo pré-fabricadas pela Cimolai S.p.A. em Monfalcone, Itália, e depois enviadas para Nova Iorque, onde serão montadas no local. As 10 primeiras destas unidades já concluíram sua viagem transatlântica de 15 dias, com as restantes programadas para chegar ao longo do ano.
O mundo todo já está ciente da inclinação dos arquitetos chineses de replicar suas obras favoritas de arquitetura, dos icônicos projetos de Zaha Hadid a vilas históricas. A questão é, certamente, mais complexa do que muitas vezes é retratada - mas mesmo após debater o fenômeno a partir da perspectiva das normas culturais chinesas, da lei de direitos autorais, e mesmo questionar se estas cópias podem realmente ser boas para a arquitetura, a China continuará criando mais e mais cópias. Algumas são desconcertantes, algumas formalmente impressionantes, outras são até mesmo bonitas. De modo geral, todas elas são, de alguma forma, divertidas. Veja, a seguir, as seis mais estranhas.
David, que dentre seus prêmios conta também com a Medalha Alvar Aalto 2012, se une aos japoneses do Tezuka Architects (Takahura Tezuka e Yui Tezuka), ao indiano Sonam Wangchuk, ao atelier britânico Assemble e aos canadenses Brian MacKay-Lyons e Talbot Sweetapple (MacKay-Lyons Sweetapple Architects) como vencedores da edição de 2017 do Global Award for Sustainable Architecture.
Sliperiet, Umeå Arts Campus desenvolveu um novo tipo de impressora 3D que apresenta maior flexibilidade de impressão a um custo menor. Chamada de Hangprinter, o sistema é suspenso por uma série de linhas de pesca finas, não requerendo de um quadro ou trilhos, mas podendo ser anexado a qualquer superfície estável como, por exemplo, um teto.
Parte da iniciativa de inovação + Project, a Hangprinter está em processo de construir uma "Torre de Babel", um projeto que atualmente mede quase três metros e meio de altura, tornando-se o objeto mais alto que o sistema fez , "que é muito mais alto do que o escopo de qualquer impressora de grande formato comercialmente disponível".
Inventado por Torbjørn Ludvigsen, que iniciou o projeto enquanto estudante na Universidade de Umeå, o projeto da Hangprinter foi originalmente formulado para reduzir custos. "O quadro ou caixa era quase metade do custo final da impressora 3D, e eu pensei que eu poderia fazer sem ele", disse Ludvigsen. Hangprinter pode ser montado por cerca de 200 Euros.
MVRDV iniciou a construção do armazém de arte Boijmans Van Beuningen no Museumpark de Roterdã, no coração do campus cultural da cidade. O projeto de 15.000 metros quadrados abrigará uma nova coleção estimada de mais de 70.000 objetos de design e arte, somando um novo marco cultural no setor ao lado do Kunsthal, o Het Nieuwe Instituut, o Museu Chabot e a Casa Sonneveld.
O edifício reunirá equipamentos de restauro, salas de exposição, oficinas, um bar, um restaurante, um terraço público e um átrio que permitirá aos visitantes verem 90% da coleção da instituição.
Masdar Institure. Image Cortesia de Foster + Partners
A Norman Foster Foundation anunciou planos para a inauguração de sua nova sede em Madri em junho deste ano, cuja abertura será marcada pela primeira sessão do fórum global Future is Now, que abordará as futuras preocupações sociais, econômicas e projetuais que a arquitetura enfrentará. Na sobreposição dos campos da arte, tecnologia e design, a Fundação facilita a heterogeneidade de reflexão e discurso na arquitetura e design. A abertura de sua nova sede é um passo importante para "estabelecer um arquivo de nível mundial e inaugurar um programa internacional de pesquisa, educação e projetos interdisciplinares".
De acordo com a Fundação, "a decisão de estabelecer-se como uma entidade independente, separada do escritório de arquitetura Foster + Partners, surgiu da necessidade de um espaço físico permanente que pudesse abrigar o Arquivo e o centro de estudos, receber estudantes e graduados, e apresentar programas e projetos."
https://www.archdaily.com.br/br/871093/norman-foster-foundation-abrira-em-junho-sua-sede-em-madriOsman Bari
O maior banco do mundo está na Suécia. Com quase 72 metros de comprimento, o mobiliário urbano chamado de Långa Soffan (“que significa grande sofá”) e foi instalado pelos cidadãos de Oskarshamn em 1867 numa tentativa de negligenciar seu porto que não tinha nada de espetacular, banhado pelo Mar Báltico. No entanto, a função original deste banco não era para sentar e passar o tempo ou apreciar as vistas; em épocas passadas, era ritmicamente ocupado pelas mulheres dos marujos que esperavam a volta de seus maridos de suas viagens em alto mar. Permitia que as pessoas se reunissem sob um sentimento comum de melancolia e de esperança em frente à infinita tela azul do oceano.
Realizada em celebração aos 30 anos do ano em que Brasília foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a mostra reúne documentos e fotografias que marcaram eventos históricos da formação do país, desde o Brasil Colônia, no século XVI, até sua independência e transferência da capital para o planalto central em 1950.
A série MIRAGE é composta de puxadores, de concreto e ganchos de roupas, todos os quais visam criar um caráter através da luz e sombra. Algumas das peças, com um padrão de ziguezague, são destinadas a reduzir o peso do material de concreto, tornando-o leve e delicado, enquanto outras peças são destinadas a expressar uma sensação de solidez.
Francesco Galli. Image Cortesia de La Biennale di Venezia
A artista mineira Cinthia Marcelle propôs a instalação “Chão de caça” [Hunting Ground] no Pavilhão Brasileiro, com a curadoria de Jochen Volz, recebeu a menção honrosa durante a Bienal de Arte de Veneza 2017, inaugurada em 13 de maio. A instalação é composta por um piso inclinado feito de grades de ventilação soldadas que ocupa todo o interior das duas galerias do pavilhão brasileiro. Entre os pequenos vãos das grades, seixos rolados dos arredores do local da exposição foram inseridos. Entrelaçados com a grade e os seixos, estão elementos escultóricos adicionais, uma série de pinturas e um filme tocando ininterruptamente. O desenho, as resoluções técnicas e a estrutura do piso, assim como o processo de desenvolvimento da obra através de modelos eletrônicos e protótipos, foi realizado em parceira com os arquitetos Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero do escritório paulista Vão, com quem a artista vêm trabalhando há alguns anos.
Criada em 1987 pelos arquitetos Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, em atividade paralela e complementar ao escritório Brasil Arquitetura, a Marcenaria Baraúna é hoje uma das iniciativas mais longevas e representativas do Brasil na criação e produção de móveis de design autoral. Ao contar detalhes dessa trajetória e reunir textos críticos sobre a mesma, o livro Móvel como arquitetura, escrito em comemoração aos 30 anos de atividades da marcenaria, contextualiza e dá ao leitor a dimensão de sua relevância na teia contemporânea do design brasileiro.
O escritório ELEMENTAL, liderado pelo Pritzker, Alejandro Aravena, foi escolhido como vencedor do concurso para o projeto Art Mill em Doha, no Catar. Superando outros sete finalistas internacionais, entre os quais o Atelier Bow-Wow e o Renzo Piano Building Workshop, o escritório chileno foi elogiado pelo júri por desenvolver "uma arte serena, na qual a estrutura é a arquitetura." Assim que for concluído, o projeto conectará outros dois importantes equipamentos culturais: o Museu de Arte Islâmica, projetado por I.M. Pei, e o Museu Nacional do Catar de Jean Nouvel.
https://www.archdaily.com.br/br/871333/elemental-vence-concurso-para-projetar-um-dos-maiores-centros-culturais-do-qatarAD Editorial Team
Após longos oito anos de concepção e obras, o aguardado projeto de requalificação da Times Square, liderado pelo escritório Snøhetta, foi inaugurado. A proposta transformou uma das áreas mais congestionadas de Nova Iorque em uma grande praça pública de mais de 9 mil metros quadrados, aberta a pedestres e ciclistas.
"Concebido como um projeto cujo sucesso seria medido não só por sua nova estética, mas também pelos benefícios físicos, psicológicos e econômicos de longo prazo na comunidade, a reinvenção de Times Square é um modelo de como o desenho de nossas paisagens urbanas pode melhorar a saúde e o bem-estar de seus usuários ao mesmo tempo que oferece u importante palco para o encontro da comunidade", disse Craig Dykers, Arquiteto e Sócio Fundador do Snøhetta.
Veja, a seguir, algumas imagens de antes e depois do projeto, além de fotografias da inauguração.
WXY architecture + urban design revelaram seu projeto The Peninsula, um empreendimento de uso misto para a cidade de Nova Iorque que visa "criar uma comunidade instantânea com empregos, treinamento, educação e centenas de apartamentos acessíveis".
Criado em conjunto com a Body Lawson Associates (BLA) para a New York City Economic Development Corporation (NYCEDC) e o Department of Housing and Preservation Development (HPD), o projeto contará com comércios, indústrias leves e habitações sociais (na totalidade), na região de Hunts Point do Bronx.