Na Suécia, dez "superbancos" radicais são revelados como incubadoras comunitárias

O maior banco do mundo está na Suécia. Com quase 72 metros de comprimento, o mobiliário urbano chamado de Långa Soffan (“que significa grande sofá”) e foi instalado pelos cidadãos de Oskarshamn em 1867 numa tentativa de negligenciar seu porto que não tinha nada de espetacular, banhado pelo Mar Báltico. No entanto, a função original deste banco não era para sentar e passar o tempo ou apreciar as vistas; em épocas passadas, era ritmicamente ocupado pelas mulheres dos marujos que esperavam a volta de seus maridos de suas viagens em alto mar. Permitia que as pessoas se reunissem sob um sentimento comum de melancolia e de esperança em frente à infinita tela azul do oceano.

Um banco, em outras palavras, é uma importante declaração cívica. Como instrumentos de mobiliário, proporcionam uma razão para parar e se demorar - ocupar um banco em um espaço público é também uma recitação social. Sentar no meio do banco significa que se quer ficar sozinho. Sentar em uma das extremidades já é um convite para que outros te façam companhia - pense, por exemplo, nas cenas de bancos de parque em Forrest Gump ou Gênio Indomável. O banco é ao mesmo tempo onipresente e muitas vezes descartado como uma forma negligenciada de mobiliário, normalmente concebido para ser uma variação sobre o mesmo tema: quatro pranchas de madeira parafusadas a um quadro de apoio descaradamente eficiente.

Em um subúrbio satélite de Estocolmo, uma inovadora iniciativa há dois anos está tentando mudar o status quo através de um projeto de propostas de desenho inteligentes. O Kalejdohill project — localizado em Järfälla, sob a direção criativa de Andreas Angelidakis e desenvolvido numa parceria público privada com 3 empreendedoras suecas (HSB, Norra, e Stor-Stockholm)—inauguraram uma série de concursos internacionais abertos e intervenções locais dentro e no entorno do Parque Kvarnbacken, um pequeno pedaço de verde rodeado de residências e comércio. Outrora negligenciado, agora se encontra no coração de uma conurbação urbana em rápido crescimento com cerca de 600 a 800 unidades habitacionais no entorno imediato.

Plan of SUPERBENCHES in Kvarnbacken Park. Image Courtesy of Kalejdohill

Como o último de uma série de projetos supra-espaciais para assumir Kvarnbacken, incluindo “Desire Lines” and “Lights” - "SUPERBENCHES" reuniu uma coleção de designers de renome mundial no espírito de experimentação. O projeto e a construção de dez bancos de parques, concebidos por dez escritórios de design, foram supervisionados pelo diretor criativo e escritor estadunidense Felix Burrichter. Para Burrichter, este projeto é principalmente uma "incubadora comunitária" para "um novo e diverso bairro", que ainda não foi construído.

Ali Bar Chair / Max Lamb. Image © Jezzica Sunmo

A resposta mais imediata entre os residentes tem sido animadora. Seguindo a construção do "Procrastinated Entrance Gate" de Manuel García Sarafian no fim de 2016, estão até então acostumados a lidar com teimosia em questões relacionadas à intervenções em seu parque local. Uma vez que o "SUPERBENCHES" foi revelado ao público recentemente, um grande número de pessoas prestigiou apresentações de bandas de fanfarra e rap sueco. Experimentaram os novos bancos, comeram comidas das barraquinhas e trocaram experiências. Nesta parte de Jäfärlla, o velho ditado de que o investimento na vizinhança incentiva o orgulho cívico é viável e próspero.

Os "SUPERBENCHES" em si - cada um, segundo Burrichter, propõem "uma tipologia diferente de banco" - são radicalmente diferente de seus vizinhos, e sua introdução na comunidade não é o final da história. Cada um deles estará exposto por um ano, os moradores são convidados a democraticamente determinar a composição à longo prazo de seu parque, e suas escolhas favoritas permanecerão como instalações permanentes enquanto os menos favoritos, ou menos utilizados, serão eliminados. Competição acirrada e um período prolongado de testes é certamente uma das maneiras para incentivar a participação da comunidade. Enquanto cada indicação deveria sugerir que seus membros colocassem suas opiniões, estes são nossos cinco favoritos.

Spring Break / Soft Baroque

Spring Break / Soft Baroque. Image © Jezzica Sunmo

Soft Baroque (Saša Štucin & Nicholas Gardner) se inspiraram em "um vídeo do YouTube de um homem acima do peso em uma camiseta em tie-dye pulando pra frente e pra trás em uma gangorra sobre molas em um playground infantil" para criar este banco de dois lugares sobre molas (em inglês, spring).

O que é um "SUPERBENCH"? Será que atende a funções modernas (estações de recarga USB e servidores em nuvens), estética contemporânea ou fomentam um diálogo conceitual? Não. Ser 'super' é ser ideologicamente puro, mas de certo modo irracional com um elemento de fantasia.

Core / Philippe Malouin

Core / Philippe Malouin. Image © Jezzica Sunmo

Malouin se inspirou na "topografia local, utilizando agregados naturais para criar um local de encontro externo que oferece uma pausa da correria do dia a dia."

Não existe uma marca para se projetar, apenas as pessoas que interagiriam com a peça, e o parque vizinho, que estamos tentando dar vida. Os arredores foram levados em consideração para que a obra se destacasse de maneira escultural e funcionasse bem com o seu entorno. 

Cushy / Hägglund & Gripner

Cushy / Hägglund & Gripner. Image © Jezzica Sunmo

Hägglund & Gripner (Märta Hägglund & Sanna Gripner) projetaram uma sala de estar externa, "traduzindo a estética e conforto do lar em um elemento de sentar externo." Sua obra consiste de dois sofás e uma poltrona composta de malha metálica.

[Nossa obra] é baseada nas formas arredondadas e fofas de almofadas para que pareça confortável e aconchegante. Com este projeto, esperamos que as pessoas de Järfälla experimentem uma atmosfera calorosa no parque.

Banco Primordial / Luca Cipelletti

Primordial Bench / Luca Cipelletti. Image © Jezzica Sunmo

Este é um trabalho conceitual feito do chamado "Shit Bricks" - um composto processado e inodoro feito de argila e esterco de vaca." Formados com um formato em L, são uma reminiscência de uma ruína arqueológica em que apenas uma esquina de uma estrutura antiga permanece."

Como um símbolo de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, introduz uma nova relação entre objeto e usuário. É inevitável que provoque uma reação.

Banco de Alumínio – Concrete Pétanque Terrain / Jonathan Olivares

Aluminum Bench – Concrete Pétanque Terrain / Jonathan Olivares. Image © Jezzica Sunmo

Esta é uma variação do projeto de 'bancos de alumínio' de Olivares, um desenho com inspirações industriais baseado em um aplicativo de desenho configurado pelo usuário que desenvolveu para o fabricante de metal e de vidro Zahner."

Um banco de alumínio curvo foi posicionado adjacente a duas quadras de petanca (esporte semelhante à bocha) que foram reformadas em concreto. 

O projeto Kalejdohill é um convite para habitar a área de Kvarnbacken em Järfälla, Estocolmo, antes da construção de unidades habitacionais. Kalejdohill consiste em um conjunto diverso de 'atividades de construtoras de sociedade' que variam das iniciativas de participação cidadã às exposições pop-up, conferências, pesquisa e produção de conhecimento.

Concursos internacionais de desenho anteriores como parte do projeto Kalejdohill incluíram: Portão Login (que selecionou propostas para um novo portão de entrada) atraiu 330 inscritos, e o vencedor foi construído no parque; Inhabitant Zero (que selecionou cinco artistas para habitar uma pequena casa amarela na borda do parque e levar a cabo pesquisas de residência artística); e Projete Uma História que convidou propostas especulativas que utilizassem“story designing” para criação de espaços.

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Na Suécia, dez "superbancos" radicais são revelados como incubadoras comunitárias" [In the Swedish City of Järfälla, Ten Radical "Superbenches" Are Unveiled as Community Incubators] 16 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871127/na-suecia-dez-superbancos-radicais-sao-revelados-como-incubadoras-comunitarias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.