O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Documentos históricos de Brasília são restaurados para exposição inédita

Documentos históricos de Brasília são restaurados para exposição inédita

Documentos históricos de Brasília são restaurados para exposição inédita
Documentos históricos de Brasília são restaurados para exposição inédita, Vista aérea de Brasília. Image © Joana França
Vista aérea de Brasília. Image © Joana França

Arquivos e documentos históricos sobre a capital federal foram restaurados para a exposição inédita Brasílis à Brasília: Uma história contada pelos documentos de arquivo, inaugurada no dia 11 deste mês no Palácio do Planalto.

Realizada em celebração aos 30 anos do ano em que Brasília foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a mostra reúne documentos e fotografias que marcaram eventos históricos da formação do país, desde o Brasil Colônia, no século XVI, até sua independência e transferência da capital para o planalto central em 1950.

Entre os documentos restaurados para a exibição, estão o memorial descritivo do Plano Piloto, plantas da cidade desenhadas por Lucio Costa, plantas da Capela do Palácio da Alvorada, de Niemeyer, além do primeiro mapa do Distrito Federal, datado de 1894, e do documento que sancionou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão, de 1888.

Dividida em três eixos temáticos, a exposição estabelece uma narrativa linear da história do país. Na ala "Formação da Nação", vemos cartas sobre expedições científicas e missões religiosas; "Em busca de liberdade" apresenta documentos de movimentos separatistas, abolicionistas e republicanos; e em "Brasil moderno" estão os registros de invenções industriais, planos de urbanização e industrialização de JK e os arquivos da construção de Brasília.

A exposição permanece aberta ao público até o dia 31 de maio e conta com o apoio do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, da Biblioteca do Palácio do Planalto e do Arquivo Público do Distrito Federal, que cederam os documentos e itens exibidos. 

Fonte: G1

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Documentos históricos de Brasília são restaurados para exposição inédita" 16 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871360/documentos-historicos-de-brasilia-sao-restaurados-para-exposicao-inedita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.