Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo?

Moradias podem ser entendidas como a forma mais significativa e primária de arquitetura, já que a casa está intimamente relacionada à ideia de abrigo, uma das necessidades básicas da humanidade. Nas palavras do arquiteto Mario Botta, “Enquanto houver um homem que precisa de uma casa, a arquitetura ainda existirá.” No entanto, apesar de sua ubiquidade, ou talvez por causa dela, é difícil encontrar uma definição exata de uma casa. Ao longo da história, diferentes funções e espaços foram adicionados e subtraídos desta unidade, refletindo diretamente o caráter da sociedade que a produziu.

A lista de expectativas que uma casa deve cumprir é longa e está sempre em evolução: fornecer espaços íntimos e seguros onde se possa recarregar energia, mas, ao mesmo tempo, permitir interação, acolhendo amigos e familiares; é o local de lazer e relaxamento, mas também o local da maioria dos trabalhos de cuidado, além de fornecer um pequeno escritório para o início de empreendimentos. Essa tendência de exigir que uma unidade residencial cumpra múltiplos papéis foi aumentada a níveis sem precedentes durante a pandemia. Preocupações com a saúde levaram ao fechamento da maioria dos espaços de trabalho, o segundo lugar onde as pessoas passam a maior parte do tempo, e de cafés, restaurantes, cinemas e shopping centers, os “terceiros lugares”. De repente, a casa teve que se tornar um espaço multiuso.

Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 2 de 11Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 3 de 11Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 4 de 11Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 5 de 11Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Mais Imagens+ 6

Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 2 de 11
Romulo Neighborhood Coffee Shop / Tomas Mielnikowicz + Lucia Vallve Arquitectos. Imagem © Hernán Taboada

O termo “terceiro lugar” foi cunhado pelo sociólogo Ray Oldenburg nos anos 80. Em seu livro, “The Great Good Place”, ele fala sobre os espaços públicos onde as pessoas podem se reunir e deixar de lado as preocupações de casa e trabalho, seus primeiros e segundos lugares, a fim de simplesmente desfrutar da companhia de outras. Estes podem ser cafés, academias, livrarias, bares, bistrôs, igrejas, salões de beleza e muitos outros. São espaços onde a interação não estruturada pode acontecer, com encontros casuais e conexões inesperadas. Embora facilmente negligenciados, estes representam um elemento essencial na vida de qualquer comunidade e sua infraestrutura social.

No início de 2020, as medidas de distanciamento social impuseram o fechamento da maioria desses espaços, forçando quase todo mundo a se recolher em seu primeiro lugar, a casa. Privadas de espaços que permitam interações espontâneas, muitas pessoas se sentiram solitárias e isoladas. Algumas das atividades socialmente envolventes encontraram uma nova expressão on-line, um novo tipo de “terceiro lugar virtual”. Reuniões no Zoom, conferências on-line, plataformas de jogos e redes sociais substituíram interações físicas e encontros casuais. Embora isso tenha amenizado algumas das deficiências trazidas pelas restrições, essas plataformas só podem fornecer um tipo muito estruturado e predeterminado de comunicação.

Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 6 de 11
Nojiri-ko Nature Platforms / SUGAWARADAISUKE Architects. Imagem © Jérémie Souteyrat

Em termos de espaço físico, no entanto, a casa continuou sendo o repositório de todas essas atividades, borrando as linhas entre os diferentes capítulos da vida. A vida profissional viu uma mudança semelhante: o trabalho continuou durante os estágios iniciais da pandemia, mas o prédio do escritório foi substituído por salas de estar, salas de jantar e quartos. A casa se tornou multifuncional, atendendo a todas as necessidades, mesmo que com capacidade limitada.

A situação apresenta algumas semelhanças com o complexo papel das casas antes da Revolução Industrial e do surgimento do sistema de fábricas. Na época, uma família compartilhava sua moradia com serviçais, aprendizes e parentes distantes, todos dormindo, trabalhando e comendo nos mesmos cômodos. O sistema de fábricas industrial impôs pela primeira vez uma clara separação entre casa e trabalho. Princípios higienistas da era vitoriana ditaram separações adicionais, dividindo a casa em áreas para família e servos. Gradualmente, a casa passou a ser compreendida como o lugar da família nuclear, privado, restrito e separado do exterior. Embora o princípio se aplicasse principalmente a casas de alta renda, revistas populares europeias e americanas do século 19 e início do século 20 circularam o conceito de casa como "lugar de paz", como expresso pelo filósofo vitoriano John Ruskin em 1864.

Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 5 de 11
Casa Palma Hideaway / Mariana de Delás. Imagem © José Hevia

Ao longo da história, o tamanho e a organização das casas têm se adaptado lentamente às mudanças e movimentos sociais mais abrangentes. Nos últimos anos, o tamanho de unidades residenciais recém-construídas tem diminuído na Europa e nos Estados Unidos. A mudança pode ser atribuída ao aumento do custo de vida, à queda nas taxas de propriedade e à crise habitacional global. No entanto, a demanda por funcionalidade não seguiu a mesma tendência, como demonstrado pelo crescente interesse em sistemas de mobiliário flexíveis para casas pequenas e espaços reduzidos.

Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 3 de 11
Apartamento Spectral / BETILLON / DORVAL‐BORY. Imagem © BETILLON / DORVAL‐BORY

A crise da pandemia, no entanto, introduziu uma mudança abrupta e temporária. Sem tempo para se adaptar, as casas tiveram que multiplicar os papéis que poderiam desempenhar. Desde então, relatórios imobiliários também mostram um interesse crescente em um "espaço tudo", um espaço facilmente adaptável capaz de mudar entre papéis, como um escritório em casa, um estúdio de arte, um espaço de jantar ou entretenimento ou quase qualquer outra coisa.

Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 4 de 11
Edifício La Borda / Lacol. Imagem © Lluc Miralles

Embora distante do padrão, vários projetos de coabitação demonstram uma alternativa para esse cenário: em vez de depender cada vez mais do espaço pessoal, expandir para o espaço circundante imediato. Um exemplo disso é o projeto La Borda, um prédio de coabitação em Barcelona projetado pelo grupo Lacol. O esquema de habitação cooperativa foi inaugurado menos de um ano antes da Espanha impor restrições e bloqueios rigorosos. O projeto incluía vários espaços compartilhados, incluindo uma cozinha e área de jantar, um espaço de lavanderia compartilhado, uma área multiuso, além de quartos de hóspedes e terraços. Um relatório do The Guardian revela como os inquilinos se adaptaram às rígidas restrições no início de 2020: uma vez que se certificaram de que nenhum dos ocupantes tinha Covid, os espaços sombreados foram abertos para uso. As instalações fornecidas pelo desenvolvimento se tornaram um substituto natural para "terceiros lugares" externos, incentivando as pessoas a interagir de maneira não estruturada, reduzindo assim o sentimento de isolamento e solidão sentido por muitos residentes de esquemas habitacionais convencionais. Agora, depois que todas as restrições foram levantadas, dois terços dos moradores se reúne uma vez por semana para um jantar compartilhado na sala de jantar comum.

Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 8 de 11
Edifício La Borda / Lacol. Imagem © Lluc Miralles

Foi um privilégio viver aqui durante o Covid. Mostrou que esses espaços permitem o tipo de interação que não seria possível em um bloco de apartamentos convencional. Por exemplo, os quartos de hóspedes não podiam ser usados porque ninguém estava viajando, então eles se tornaram espaços de trabalho. - Arquiteta Cristina Gamboa para The Guardian

Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 10 de 11
Marmalade Lane Cohousing Development / Mole Architects. Imagem © David Butler

À medida que o mundo muda de maneiras inesperadas, é uma tendência natural tentar fortalecer o papel das habitações privadas, já que muitas vezes parecem ser os locais mais seguros e íntimos disponíveis. No entanto, a dependência de uma comunidade pode ser igualmente, ou até mais, resiliente. Terceiros lugares atendem à necessidade humana de encontrar conforto, segurança e força no relacionamento com os outros. Diversificar os tipos de espaços que frequentamos diariamente garante uma diversidade de encontros e a troca de ideias, trazendo uma sensação de comunidade, coesão e um estilo de vida mais equilibrado para todos os residentes.

Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo? - Imagem 7 de 11
Storyline Cafe / Junsekino Architect and Design. Imagem © Spaceshift Studio

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: A Casa Contemporânea.

Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily.

Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Casas multifuncionais: que papel a residência está assumindo?" [All Purpose Homes: Are Residential Spaces Taking Over the Role of First, Second, and 'Third Places'?] 11 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999575/casas-multifuncionais-que-papel-a-residencia-esta-assumindo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.